quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Don't compare your life with others, you have no idea what their journey is all about" (Randy Pausch)

"Não compares a tua vida à dos outros, não tens a mínima ideia de como é a viagem deles.", diz o título do meu post de hoje. E é mesmo verdade!

Tantas vezes nós olhamos para uma pessoa e queremos ter a vida dela, a forma dela ser, de pensar, de estar, de sentir, os bens dela, a família dela... mas não temos a mínima ideia de como ela é na realidade.

Uma vez, joguei um jogo em que me perguntaram quem eu queria ser e a única coisa que me lembrei de dizer na altura, foi: "não gostava de ser ninguém em especial, gostava de ser eu." E é verdade, não há nada que aspire mais do que ser eu... ser eu própria... e acreditem que ser eu própria dá uma trabalheira tamanha, que não imaginam. Sermos nós próprios é difícil como o caraças, complicado como tudo e uma responsabilidade imensa e enorme. Dizer-mos aos outros aquilo que realmente estamos a pensar, sem querermos ser simpáticos ou "fazer sala", mas sim, dizermos o que sentimos e quem nós somos, da forma mais assertiva, sincera e honesta do nosso mais ínfimo ser. 

É isto que desejo, cada vez mais! Ter a minha própria viagem, uma viagem onde me possa sentir bem, sem ter medo das alturas do avião da vida, dos enjoos do barco ou dos acidentes nas auto-estradas. Uma vida em que me sinta segura, confiante e autêntica do que sou eu... como ser humano que desejo ser cada vez mais. Não ter a vida de ninguém... ter a minha, aquela que está dentro de mim e que nem sempre consigo trazer cá para fora. Dizer o que não me agrada da forma mais assertiva possível, mostrar o que quero sem ter "medo" do que pensam ou deixam de pensar... rir quando apetece rir... chorar quando apetece chorar... ser eu quando se tem medo de se ser aceite ou não... ser apenas e só: ser eu!

E estou com esta conversa toda, porquê? Porque muitas vezes quando dou palestras ou falo com alguém sobre o meu projecto, as pessoas acham-me muito corajosa, aventureira, confiante, inspiradora e... às vezes nem sei bem porquê. Não sei se isto que sinto é (falsa ou verdadeira) humildade, se é não me dar valor ou se realmente é apenas e só, uma sensação de que a minha vida é isto e ponto final, não há nada de importante, de mais especial ou fantástico. É apenas e só a minha escolha de vida! Uma vida que pode não ser totalmente formal e "normal" mas que não tem nada de especial! Outro dia pus-me a pensar que talvez eu não ache a minha vida nada de "fantástico" ou anormal, porque a minha escolha foi tão de dentro... tão intensa e tão decidida, que não foi custosa... e por isso, nós achamos sempre que só o que é custoso é que realmente é importante ou vale a pena ou é especial... talvez seja por isso...

Contudo, apesar de tudo, do meu sorriso de sempre, do meu olhar sincero e de toda esta minha vida que cada vez mais tem sido fantástica com tantas trocas que tenho feito e tantas pessoas que tenho conhecido, a única coisa que vos posso dizer é o "Don't compare your life with me, you have no idea what my journey is all about"! Cada vida é uma vida e é incomparável!

"...se te atreveres a ser... Completamente tu" http://www.youtube.com/watch?v=wIdtzK_bclM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.