quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ter para ser...

Tenho a certeza que os desenhos animados da minha infância estariam diferentes se hoje os fossemos re-desenhar. Todos crescem e nem sempre da forma que estaríamos à espera! Por isso, nunca devemos esperar nada... eheheh... 

Passados alguns anos, as prioridades mudam e sem dúvida a Alice do País das Maravilhas (por exemplo) acharia que um país das maravilhas seria um país consumista, cheio de materialismo e de muitas e variadas coisas para "encher" o ego! Bem... claro que isto seria só uma vertente da coisa!!! Ehehehe...

Aproveitei só este desenho e esta deixa, para falar de uma "conclusão" que tenho vindo a pensar estes últimos dias: as prioridades do ser humano passaram do "ser" para o "ter". Não sei contudo, se algum dia a prioridade foi o "ser", acho que antigamente era o "estar". Estar com a família, amigos, com a natureza... etc etc... mas depois não sei qual foi a volta que isto deu, nem onde nem como, começou a virar-se tudo para um "ter" desmedidamente grande! A quantidade de centros comerciais que abriram nos últimos tempos, por exemplo, é uma coisa descomunal. A publicidade e o marketing, sem dúvida foram duas áreas que cresceram tão exponencialmente que já não nos veríamos sem elas, nos dias de hoje. E porquê!? Porque temos sempre de ter algo para comprar e algo para vender. 

Os meus pais sempre me ensinaram uma velha máxima que é: "Gasta somente o que tens" e foi algo que nem sempre foi muito bem aprendido, mas cada vez mais, o é. Os meus (ex) sogros por exemplo, nunca compraram nada a crédito ou a prestações. Até mesmo a casa deles, preferiram sempre alugar porque diziam que se não tinham dinheiro para a comprar toda de uma só vez, também não se queriam estar a endividar, porque não sabiam o dia de amanhã! E é muito bem pensado, sim senhores!

De créditos e prestações, só tive 2 na minha vida, chamadas de: casa e carro. A primeira casa que comprei, teve de ser com prestação ao banco, claro está e quando foi para vendê-la perdi imenso dinheiro, porque não valorizou. A segunda compra com prestações foi o meu carro. Aliás, já tive 3 carros a prestações, mas os dois primeiros fiz permutas e a coisa funcionou... Agora este é que me está a tirar do sério... Onde é que eu tinha a cabeça para fazer uma compra a 9 anos!?!!? Bem... a cabeça estava em cima do corpo e na altura, o corpo dizia-me que ia estar a vidinha toda a trabalhar no escritório, porque estava efectiva e com um bom salário ao final do mês... O que o meu corpo não sabia, é que a dado momento da minha vida, o meu coração começaria a falar mais alto.

Mas pronto... isto tudo para vos dizer... que o problema dos dias de hoje são nada mais nada menos do que os créditos. O desejo de ter algo e não ter ali o dinheiro para o comprar. Quer seja, uma casa, um carro, viagens, férias, uma jóia, roupa ou um electrodoméstico. E aí, toca a ir aos créditos, aos cartões fabulosos com plafonds e coisas que tal... é uma vida muito facilitada esta dos créditos, sim senhor! O que não pensamos é que é um ciclo vicioso, que nos mete numa rodinha de hamster sem saída, porque depois queremos sempre mais e mais... e mais... e outra vez mais! Porque se comprámos aquela roupinha tão lindinha, outra vai sair em breve numa outra lojinha perto de si. E pronto, aí andamos na tal rodinha de hamster.

Se fosse hoje, mudava algumas coisas na minha vida para não ter encargos e ser mais livre! Uma era não ter carro com prestações e às tantas nem ter carro mesmo... outra era não ter animais em casa, cada vez mais penso em como isto de ter animais de estimação é anti-natural. E por fim, a outra é não ter casa própria que tem sempre de se pagar condomínios, EMI e as ditas prestações. Outro dia ouvi falar que o nosso país é dos que tem as casas mais caras da Europa e onde as pessoas fazem questão de ter casa própria. Eu já fui também assim... é uma coisa que nos está enraízada, como se esta coisa do apego nos seja algo necessário à sobrevivência! Bem... eu estou praqui a "cantar de galo", mas o que é certo é que tenho casa própria de família e isso é realmente um dom... Contudo, tenho conhecido cada vez mais ideias super interessantes para que as pessoas sejam o mais partilhadas possíveis e se ajudem cada vez mais... porque ser rico, não é só ter bens... é ser rico também por dentro.


Vamos mudar a letra da música!?!?! I'm a true girl :) Eheheheh... http://www.youtube.com/watch?v=FbJa10fzNOM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.