domingo, 4 de novembro de 2012

Limpar a alma

Na sequência do seminário da Cidadania 2.0 que aqui já vos contei, foi marcado um evento para se ir limpar a praia, que neste caso foi a praia de Carcavelos.

A ideia de limpar a praia foi abraçada, pelo meu projecto Believe e por um novo projecto, intitulado "Movimento Alegria" que tenciona levar a Alegria como fio condutor e motivador, um pouco por todo o Portugal. Em breve, escreverei mais sobre este projecto aqui no meu blog. Mas o que vos quero contar, é que este evento e ideia de limpar a praia, foi proposto por uma pessoa que conhecemos no tal seminário e que tem um projecto que se chama "Ajude a limpar a praia" (ver mais em  www.facebook.com/ajudealimparapraia).

Não éramos muitos, até porque o tempo não estava muito famoso... mas os que éramos (8 pessoas no total) fizémos muito bem o nosso trabalhinho que foi o de recolher o maior lixo da praia de Carcavelos. Até parecia que não havia assim lixo por ali além, mas o que é facto é que no final da nossa actividade, conseguimos angariar 8 ou 9 sacos de lixo, daqueles muito grandinhos, cheios de coisas que sinceramente não se conseguiam confundir com a areia, pedrinhas ou algas da praia.

Ficámos com uma sensação de dever cumprido, apesar de que não é nada bonito, ficarmos contentes por termos "razão" de que realmente há muito lixo para apanhar. E não só nas praias... no mato, nas ruas... em todo lado! Lembram-se por exemplo, daquele evento que se fez há uns tempos de "Limpar Portugal"?! (ver mais http://www.amoportugal.org/) Foi sem dúvida inspirador, ver todo o país a organizar equipas, um pouco por todo o lado a limpar as matas portuguesas num só dia!

Contudo, apesar destas iniciativas serem sempre de louvar, mesmo que sejam esporádicas e com poucas pessoas... ponho-me a pensar se será este o caminho... E quando digo caminho... é se é este o caminho de se fazerem eventos para limpar algo, que supostamente não deveria haver para limpar!... Fico também a pensar em coisas mais "radicais" como, por exemplo, porquê fazer eventos e actividades para ensinarmos a fazer reciclagem e a dividir o lixo, quando o que deveríamos, era ter a noção de que não deveríamos fazer mais lixo, para que não fosse nem dividido nem deixado de ser dividido, ou seja, pura e simplesmente não existir!... Para mim, julgo que o que é mais importante hoje em dia, é esclarecer e sensibilizar para a não utilização de plástico ou papel desnecessário, em vez de ensinar que o verde é vidrão, amarelo, "plasticão" e azul, papelão!... Sim, eu sei que pode parecer radical... mas é no que penso o tempo todo!!!!

Já não é tempo de ficarmos felizes e nos sentirmos muito cívicos e ecológicos, porque diferenciamos o lixo... Mas devíamos ficar felizes, cívicos e ecológicos, porque pura e simplesmente não fazermos lixo deste tipo e onde a nossa vida se baseia totalmente na reutilizagem de material. Pois... também sei que pode parecer uma quimera ou uma utopia... e eu própria não faço isto ainda... mas que é sem dúvida o meu sonho e que isto sim, me deixaria muito realizada... tenho a dizer-vos que sim!!!

No entanto, adorei o dia a limpar a praia, apesar dos choviscos e do frio... compensado pelos amigos, pelo belo sol que apareceu no finalzinho do dia, do "chá do amor" que se bebeu e do coração que se fez na areia (e que podem ver na foto) onde se cantou o fantástico e alegre, Fado da Alegria!!!!

Ai fadista!!!!!!!!!... http://www.youtube.com/watch?v=XQrq7nLPHEw


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.