segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aparigraha e Saucha

Posso dizer que hoje, o acontecimento mais marcante da minha estadia por esta comunidade foi a minha participação na aula de Yoga, na sala lilás! A aula que participei foi de Hatha Yoga, que ao pesquisar no google me diz que a palavra HATHA significa ""ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objectivo final dessa prática." (Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hata-ioga)

Da minha experiência durante esta minha primeira aula de Hatha Yoga, posso dizer que, comparativamente com outras aulas de Yoga que já tive noutros sítios, esta foi realmente muito interessante! Além de ter uma parte prática e depois uma parte teórica, onde são explicadas ao pormenor diversas técnicas e alguns conceitos de yoga, teve um pormenor muito interessante que fez sem dúvida, ter sensações completamente diferentes das outras vezes que pratiquei yoga, apenas e só por nos ter sido explicado o FOCO! Ora bem, o foco é aquilo que durante a prática de uma posição nos devemos manter ligados, para que dessa forma, possamos sentir as diversas sensações ou experiências que aquela postura trabalha. E por isso, esta foi a minha primeira aula, onde realmente pude perceber os chakras que estavam a ser trabalhados. 

Ora, uma pessoa já sabe que os chakras existem, que são pontos de energia e tal... e se toda a gente fala neles é porque devem mesmo existir apesar de nunca os vermos. Agora imaginem, que através de uma prática de yoga, com o dito foco, conseguem mesmo senti-los?! Fantástico, né? Bem... para quem não sabe o que são os chakras aqui vai uma breve explicação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

E tenho-vos a dizer, que com algumas posturas durante esta aula de 1 hora e meia, senti alguns dos meus chakras a ficarem mesmo activados, por isso, se é que eu tivesse dúvidas, a verdade é que eles existem mesmo! :) 

Além desta parte da aula ser interessante, a segunda parte, apesar de ser a parte teórica, ainda mais interessante foi e parecia mesmo que tinha sido preparada para mim. Falou-se nada mais nada menos do que: Aparigraha e Saucha! Claro que estão mesmo a ver o que é, né? Simples... ora pensem lá um bocadinho!!!... Eu dou um tempinho................................... Já está?.......................

E agora?..................... eheheehe... 

Ah, ok! Boa, adivinharam! Pois é, Aparigraha (que nem sei muito bem pronunciar) quer dizer "não amontoar/ não acumular / não ter possessividade / ter modéstia" sendo que Saucha quer dizer "limpeza e purificação".

E que têm estes nomes, aparentemente "esquisitos" a ver comigo e com a minha bela vidinha!?! Neste momento? TUDO! Eu explico! Aparigraha é nada mais nada menos do que percebermos que não somos dependentes das coisas/pessoas/situações. Por exemplo, só devemos ter um objecto se lhe dermos uso, se for útil para alguma coisa, por isso, não devemos ter objectos só para acumular ou pensar que um dia vamos precisar deles, por isso, é melhor eles estarem lá por casa a amontoar ou pura e simplesmente para dizermos que os temos. Assim, desta forma, se um dia perdermos uma determinada coisa, não nos vamos sentir descontentes pela falta ou perda dessa mesma coisa. Achei muito interessante algumas frases, do documento que nos foi facultado sobre este assunto, que passo a transcrever: "Muitos daqueles que começam a praticar yoga descobrem que o quer que realmente precisem é-lhes dado exactamente quando precisam." "O ser humano tem tendência para acumular infinitamente bens materiais..." "O homem mais rico é aquele que é pobre em desejos." "A chave é ter controlo sobre os objectos e não os permitir controlarem-nos pelo desejo que nos despertem."

... fiquei a pensar nisto! Fiquei a pensar como esta aula teórica tinha sido feita mesmo à minha medida. Eu, que cada vez mais aceito Aparigraha na minha vida, quando me liberto de objectos à minha volta. Percebi contudo, que Aparigraha não é só libertar-me de objectos, mas também de pessoas e situações... e aí... oh aí, preciso de muita prática de yoga! :)

http://www.youtube.com/watch?v=HfPaAD6Incs


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.