domingo, 30 de setembro de 2012

Eu aqui sou uma Shakti

Foto by Cláudia Rodrigues
O meu primeiro dia oficial na comunidade Natha foi dada a algum descanso. Sair do rebuliço da cidade (a minha casa) para o "zen da cidade" (a comunidade Natha) tem sempre o seu quê de tempo de integração! Hoje não colaborei em muitas coisas cá da casa, uma vez que ao domingo a rotina é bem mais calma do que o resto da semana. A minha única actividade rendeu-se a colaborar na confecção do jantar. Vegetariano, claro está! O dia passou-se bem. Estava a precisar deste tempo para mim, para reflectir e ligar-me com o meu "eu" que sem dúvida, anda atribulado desde sempre, mas mais ainda com a minha vida de trocas.

É muito bom ter um tempo para nós. Muitas vezes dizemos que não temos tempo, que há muita coisa para fazer e para tratar e que o tempo não dá para tudo. O que é certo é que das 24h que o dia tem, nem sempre as usamos de forma conveniente e por isso, da forma mais organizada possível. Desde que comecei o projecto, ando a dizer que quero organizar o meu dia, meditar/reflectir todos os dias durante um tempinho, fazer as 3 refeições de forma equilibrada e passear com a minha cadela pelo menos 1 hora. O que é certo é que ainda não consegui cumprir estas minhas metas, porque logo que acordo, ligo o computador e pronto, fico agarrada à tecnologia durante o dia todo! Enfim... se por um lado, a tecnologia nos veio ajudar a minimizar as distâncias e o tempo, por outro, rouba-nos o tempo todo. 

Aqui hoje, tive muito tempo. Tempo para meditar, para dormir uma sesta, para pensar na vidinha e fazer as actividades calmamente, da forma mais tranquila possível.

Uma coisa que me explicaram, mal eu cheguei, é a diferenciação entre as Shakti's e os Vira's. Ora eu explico! Eu faço parte das Shakti's, ou seja, a energia feminina que representa a força divina, o agente de criação e de mudança. Os Vira´s são a energia masculina, ou seja, o Eros. (Ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/Shakti) "E no que é que isto se traduz?" perguntam vocês. "Em tudo." respondo eu. Ora sendo eu, um elemento Shakti, há determinadas tarefas que não faço, sobretudo, tarefas que estão ligadas a carregar com pesos. Shakti que é Shakti só carrega no máximo 1 kilo! :) 

Sei que ainda vou perceber mais sobre esta diferenciação, mas o que é facto é que, desde que cheguei sinto-me tratada como se vivesse no tempo dos reis, onde as mulheres são tratadas como  verdadeiras princesas. (E é isso que somos... estamos é esquecidas, né?) Pois é, as coisas que se foram perdendo, hém? Lembro-me que quando era miúda, tive um namorado que era francês e que cada vez que eu entrava em algum sítio, ele me abria a porta. No caso do carro, era uma coisa que me fazia um bocado de confusão, porque eu tinha de esperar que ele saísse do carro, desse a volta e me abrisse a porta para eu sair. Era "a modos que" uma coisa que me fazia sentir um bocado "impotente" (se é que posso usar esta palavra), porque não podia de forma, rápida e autónoma sair do carro simplesmente sem precisar de ninguém. Compreendo que as boas maneiras, sobretudo, a etiqueta masculina têm alguma razão de ser... e talvez um dia eu saberei e perceberei mais disso, o que é certo é que nos dias de hoje, estamos tão mal habituadas a sermos bem tratadas, que até estranhamos, né? E não digo apenas quando o tratamento é da parte masculina, mas no geral. Quem é que não pensa duas vezes que há ali qualquer coisa estranha, quando é tratada de forma respeitadora e digna, ou com muita simpatia e carinho?! Quem é que não pensa: "Epah, mas o que é que ele/ela quer em troca? Aqui há gato... se há." O ser humano começou a habituar-se a ser tratado de forma tão fria, insensível e distante, que sempre que é tratado como "pessoa", desconfia. É ou não é!?

Bem... como o meu projecto se chama Believe... e como Believe quer dizer Acreditar, que é, nem mais nem menos do que Crer e por si só, Confiar, eu por mim, aqui fico a confiar e a aceitar, ser tratada cada vez mais como uma Shakti, que está neste momento a dar os primeiros passos na sua aceitação de "energia feminina divina". :)

...

A foto deste post não é actual... aliás, já se passou mais de 2 anos desde que a tirei... mas andei a vasculhar no baú e pensei que se neste momento o meu aspecto tivesse de estar de acordo com a palavra Shakti (que acho tão bonita), talvez esta fosse a foto que se adequa-se mais ao termo. Dela (da foto) só não conseguia andar maquilhada assim, porque desde que me desabituei à maquilhagem, cada vez que me pinto, fico com os olhos a coçar e a bela da pinturinha não se aguenta sequer meio dia. Mas pronto, pelo menos, embeleza o post de hoje, tal como esta música que aqui vos deixo: http://www.youtube.com/watch?v=7hr1U6EfuPk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.