terça-feira, 18 de setembro de 2012

Comunidade 10 - Chill Out Art House

Elaborado por Dave Meehan
Ora bem, cá estou eu na minha penúltima comunidade, ou seja, na décima. Cheguei ontem à noite, mas como já era tarde, começarei a contar a minha vidinha, a partir de hoje! 

Depois de nove comunidades ecológicas, saudáveis e geralmente no campo, achei que tinha de viver em comunidades mais citadinas e viradas para outros "afazeres". Assim sendo, comecei a pedir aos meus amigos, contactos de comunidades em plena cidade e viradas para questões mais artísticas e culturais e foi assim, que encontrei esta comunidade, que se chama Chill Out Art House (ver em https://www.facebook.com/pages/Chill-Out-Art-House/278349948903038 e também http://chilloutarthouse.blogspot.pt/).

A ideia desta casa, num apartamento situado em plena Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa é ser uma comunidade artística, aberta a todas as pessoas, no sentido de todos poderem contribuir com diversas áreas de arte: pintura, desenho, culinária, música, escrita, teatro, dança, canto, entre outras... mas com um pormenor muito interessante: o pagamento destas actividades deve ser sobretudo pago em troca de produtos ou serviços, que revertem para a própria casa. O dinheiro também se aceita, mas não é uma prioridade, aliás, a prioridade é que se pague com alimentos, com horas de trabalho em actividades, como por exemplo, uma limpeza à casa ou com a dádiva de algum equipamento que seja preciso, entre outros.

O meu pagamento para viver aqui durante uma semana, foi em forma de produtos e de serviços. A nível de produtos, trouxe alguma comida que tinha em casa (massa, fruta, grão, etc), folhas de papel branco, folhas de papel autocolante e o empréstimo do meu scanner, durante esta semana. Ao nível de serviços, vou tentar organizar a casa, de forma a que se organizem mais workshops, assegurando assim, a organização e limpeza dos espaços.

Hoje, arrumei a bela varanda com imensas flores, a sala e o hall. Amanhã vou continuar nestas actividades, isto porque, no domingo, estamos a organizar um dia inteiramente dedicado às actividades lectivas, com workshops vários durante o dia (tais como: cozinha vegetariana, escrita criativa, yoga, desenho nú, etc) e também almoço e jantar, todos à troca. Será um dia fantástico, porque também se vai inaugurar um espaço de galeria, que será destinado a todos os artistas que no futuro queiram trabalhar, expôr ou vender, por aqui.

Fiquei muito animada quando encontrei esta comunidade, porque realmente a troca aqui é uma das prioridades. Claro que há necessidade de donativos financeiros para pagamento das despesas mensais e da comida, mas além do pagamento fixo dos quartos, tudo o resto, tem como intenção a troca!

Por outro lado é muito animado viver aqui, porque esta comunidade tem um perfil no Couchsurfing (ver mais http://www.couchsurfing.org/). O Couchsurfing é um site, onde qualquer pessoa se pode inscrever e facilitar alojamento a outra qualquer pessoa de qualquer parte do mundo, apenas e só porque quer receber visitas! Pode-se também facilitar actividades, ou companhia para café ou visitas nalgum sítio da cidade... É ao gosto do freguês! Aqui, esta comunidade (ver mais em http://www.couchsurfing.org/people/davidmeehan/) recebe pessoas diferentes quase semanalmente, por isso, nunca se sabe quem é o próximo convidado e também nunca se sabe quem está em casa... Eu explico!

Feito Darsy
Hoje acordei (eu dormi num colchão insuflável na sala, porque os quartos estão todos ocupados) e achei que estava sozinha em casa, fui à casa-de-banho e dou de caras com um rapaz que se ia preparar para tomar banho... Ups... Depois ele saiu, achei que estava sozinha em casa. Apareceu outro rapaz a dizer que estava sem internet no quarto, porque eu sem querer devo ter desligado o fio... Ups... Ele saiu, voltei a achar que estava sozinha em casa! Depois de ir tomar o pequeno-almoço ao voltar para a sala, encontrei um senhor no computador!.... Ups... ele saiu mais tarde! "Finalmente sozinha em casa, pensei eu." Fui à cozinha fazer o almoço, dou de caras com uma rapariga que vive no quarto da cozinha e que eu nem sabia bem que existia!.. Ups... Ela saiu e eu fiquei sozinha em casa... finalmente... nas arrumações... Oh vida!... Ehehehe...

...

À noite tivémos uma festa de anos de um dos couchsurfers. Tivemos direito a um belo jantar vegetariano, vinho (se bem que eu não bebo), bolo de aniversário com velas, vianetta de morango e o aniversariante, teve como oferta, um ramo de cravos brancos e um postal assinado por todos, mas feito por um dos moradores da casa que faz desenho de animação. (Ver a foto acima). A noite acabou, com tudo a tocar viola à volta da mesa e a cantar, entre muitas músicas, esta: http://www.youtube.com/watch?v=6hzrDeceEKc

2 comentários:

  1. Muito engraçada a ideia. Lembrei-me de um filme francês (não me recordo o nome) onde um casal largou a sua vida "normal" para ir viver numa casa do género, não de "férias" mas viver assim em comunidade. Achei a ideia muito bizarra de início mas parecia ao mesmo tempo tudo tão mais mágico que nem sei explicar.
    A vida com tantas formas de arte à volta torna-se muito melhor:)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah... vou amar esse filme... vê se te lembras do nome que gostava de o ver, ok?
      Besito... e sim, aqui a vida é super artística e engraçada! Ahahah.. *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.