segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Andresa sem medo!

Imagem alterada a partir do logotipo do João Sem Medo... lolol... 

Ora bem, hoje o dia voltou a ser repleto de reuniões e conversas, para cada vez mais, passar a palavra do belivanço, por todo o mundo! 

Hoje fui falar durante a hora de almoço no Restaurante "Quarto com vista" (ver mais em http://www.lxfactory.com/PT/residentes/restauracao/cafetaria-coworklisboa-quarto-com-vista/) em convite da empresa social "João Sem Medo" (ver mais em http://www.joaosemmedo.org/), uma empresa de empreendedores para empreendedores, com a filosofia de  Muhammad Yunus, que ganhou o prémio Nobel da Paz. (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Muhammad_Yunus)

A "João Sem Medo" pode ser considerada uma comunidade... Uma comunidade de vários empreendedores que querem trabalhar em comunidade com outros empreendedores, num mundo melhor! É engraçado ver, como todos trabalham em conjunto, mas com um grande leque de vertentes profissionais, que se conjugam nas necessidades e desejos dos vários elementos. Por outro lado, têm uma grande verdade interna, que diz, que qualquer pessoa pode ser um bom empreendedor, independentemente de quem seja! Nada está determinado no futuro, por isso, podemos sempre ter uma ideia e arriscar... não ter medo dessa ideia, não ter medo de tentar, não ter medo de viver! Porque no fim de contas, "As ideias falham, as pessoas não!"

Sempre que eu falo sobre o meu projecto a uma pessoa, ela diz-me: "É preciso ter coragem." E eu fico sempre a pensar naquilo: "Bem, realmente, o significado do meu nome é Coragem... mas acho que não tenho assim tanta coragem... acho que não tenho é medo." É que é um pouco diferente, não ter medo ou ter coragem... e se for só isso, não ter medo já é muito bom!

Uma vez ouvi também uma frase que dizia: "O medo é o que nos faz viver." E eu fiquei a pensar naquilo... É o que nos faz viver!?!?!? Ok, como forma de precaução do perigo, dos limites, da realidade... ok... tudo bem, mas não será que é o que nos faz deixar de sonhar? Cada vez mais, dou por mim, a ter menos medo das coisas. Muita gente diz que eu arrisco muito quando dou boleia a desconhecidos, quando viajo sozinha pelas nacionais às tantas da madrugada, quando durmo em sítios que não conheço, quando troco sem saber quem são as pessoas... eu não sei se é arriscar, se é falta de medo, ou se é confiar! Mas se é confiar, eu confio, e cada vez mais! O confiar está intimamente ligado ao acreditar... e quando se acredita... confia-se... e quando se confia... acredita-se!

Eu acredito que é possível arriscar... não ter medo... confiar... Mas tenho medos também... alguns, cada vez menos... mas alguns! Não sou a "Andresa Sem Medo", mas posso intitular-me a "Andresa com sonhos"...numa Floresta Azul com os nãosonhesquelogomorresdetristeza! (Eu não li a história do João Sem Medo, mas fui ler a sinopse para escrever o post de hoje... a ver se arranjo o livro à troca ou emprestado... não posso perder a história! http://cozinha-das-letras.blogspot.pt/2011/03/as-aventuras-de-joao-sem-medo-de-jose.html)

Aqui fica um cheirinho... http://www.youtube.com/watch?v=k8h7XDteml8

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.