domingo, 16 de setembro de 2012

Como se troca uma comunidade numa semana?

A minha troca de hoje, foi participar num evento, elaborando pinturas em murais, à troca de um almoço e um lanche!

Pois é, fiz pinturas e mais pinturas que nunca mais acabavam... mas como eu adoro pintar, foi um dia muito bem passado! Mas mais do que pintar, o que gostei mais, foi mesmo o objectivo deste evento.

Imaginem só, realizar um sonho de uma comunidade (que neste caso era decorar o espaço, arranjar os jardins, fazer jogos de rua para as crianças) durante 1 semana, rentabilizando recursos da sociedade, com trabalho voluntário e comunitário, estando a jogar! Não acham o máximo?! 

A ideia surgiu no Brasil, com uma metodologia social do Instituto Elos, com o nome de Oásis (ver mais em http://elosbrasil.org/metodologias/oasis/) em que durante 1 semana, os intervenientes sociais, têm uma formação onde aprendem como dinamizar uma comunidade em torno de um sonho, realizável em 2 dias! Isto tudo foi possível através de um projecto de voluntariado, também muito giro denominado Transformers (ver mais em http://www.dellchallenge.org/projects/transformers-project), com a parceria da Fundação EDP.

O sonho foi realizado no Casal da Boba, no concelho da Amadora! E agora imaginem, eu só fui no segundo dia (e último) da actividade e eu só via pessoas e pessoas a chegar da comunidade envolvente, todos a colaborar, a pintar, a serrar, a plantar, a limpar... Éramos mais de 100, certamente! O almoço foi feito por uma das moradoras do bairro, com alimentos comprados através de um dinheiro que os dinamizadores angariaram em rifas vendidas na comunidade! Os materiais que se tiveram de arranjar, foram pedidos em lojas, tais como os pneus, as tintas, as paletes, as plantas, as árvores... ou seja, tudo totalmente gratuito angariado na sociedade! E no fim, ficou tudo lindo!!!!!!!!!!! Colorido... cheio de jogos para as crianças, como a macaca e o 35 e também pneus para as crianças brincarem, mesas para pic-nic e para jogar às cartas, bancos coloridos, sementeira, árvores, tudo limpinho, caixotes do lixo novos... e no fim, muita música e diversão!

Foi lindo de ver... foi mesmo! Eu estava cansada, fiquei a ver o final de fora... tudo em roda, a baterem palmas uns aos outros, a abraçarem-se, a sorrirem... tudo tinha sido conseguido apenas  numa semana, com a ajuda de todos!... Fiquei a olhar... a pensar, como quando queremos fazer algo, fazemos mesmo... quando acreditamos nas coisas, elas acontecem... quando podemos solicitar os recursos da sociedade e não gastar dinheiro, tudo é fácil... quando todos ajudam, tudo é simples... como a felicidade, os sorrisos, os abraços são comuns a toda a gente... independentemente de onde morem! Adorei! 

Deixo-vos o vídeo de um projecto Oásis feito no Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=YEKudKsQW3A&fb_source=message

E deixo-vos a música, que todos dançaram no final do dia: http://www.youtube.com/watch?v=CkmIbjJr1n0

2 comentários:

  1. Que giro Andresa Obrigada :) ! Gostava só de deixar uma nota, porque o Transformers foi só uma pequena gota. A fundação Benfica, a AJPAS, o Reiki, a Escola de Judo Nuno Delgado, a Junior Achievement, a Pressley Ridge...e de certeza que me estou a esquecer de várias.. todas juntas com a comunidade da Boba é que possibilitaram este Oasis no bairro, através da Fundação EDP e Instituto Elos. O Transformers não foi mais do que uma pequena gota no meio de todas essas associações e projectos...! :)
    Um grupo de pessoas fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês!
      Pois... afinal eram mesmo muitos projectos... mas como gosto muito do vosso projecto, apeteceu-me falar dele, boa?
      Foi um dia bem passado, mas estou toda vermelhinha na cara e toda partida no corpinho todo... eheheh...
      Mas tudo vale, quando se colore vidas!
      Beso *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.