sábado, 15 de setembro de 2012

Manifesto-me diariamente alternativamente

Voltei à minha verdadeira missão... ao meu verdadeiro trabalho diário... aquilo que acho porque nasci: INSPIRAR! E não é inspirar e expirar... nem respirar... (se bem que isso é muito importante e tenho de voltar a aprender!) Inspirar... motivar... energizar pessoas! Oh... o bem que sabe... o bem que me faz à alma... como me alimenta... como me dá força para seguir em frente! 

Gostei muito da minha palestra na Terra Alternativa de Lisboa (ver em  http://terraalternativa.com/ta2012/) a convite da revista Progredir (ver mais em http://www.revistaprogredir.com/). Já me estava a desabituar de falar em público, depois desta minha ida a tantas comunidades seguidas... Mas voltar a inspirar... ver olhos a brilhar, lágrimas a se soltar e abraços verdadeiramente genuínos a serem trocados, é o que me dá força para continuar... e sempre belivar! (Se nunca foram a uma palestra minha e não vos apetece rir ou chorar, é melhor nunca comparecerem... eheheh...)

E foi muito bom... cada vez mais penso, que viveria com a simples troca por comida, apenas e só para inspirar pessoas e dar abraços... eheheh... rica vida, hém? Brincadeiras à parte, o dia de hoje foi mesmo muito bom, lá na Feira Alternativa, onde reencontrei imensa gente... onde conversei, abracei, sorri... hummm... que bom! E sem gastar um tostão! Ora, apanhei boleia para lá e para cá, o meu bilhete foi grátis, porque fui palestrante e levei a minha comidinha toda! 

Claro que precisava de um microondas para aquecer a minha bela lasanha vegetariana (que fiz ontem) e corri tudo... nem um microondas! Passei por uma banca e disseram-me: "A luz faltou. Estamos à espera dela." E eu pensei: "Pronto, nem microondas, nem luz... lasanha fria, está-se mesmo a ver." E voltei a pensar: "Nada disso, vou à banca dos painéis solares e dos fornos solares, pedir para aquecer a bela da comida." E assim foi. A minha bela lasanha entrou num forno solar, que podem ver nessa foto e que a meu ver faz lembrar um scanner daqueles muitoooooooooo antigos... e pronto, depois de 15 minutos, a minha lasanha estava magnificamente quente. (Ver mais em http://www.ccbs.pt/index.php/links/122 ou https://www.facebook.com/pages/CCBS-Energia/223994027629016) Adorei esta nova forma alternativa de aquecer a comidinha... :)

E pronto, a minha forma de hoje me manifestar, foi na feira alternativa, de forma muito isolada, mas sentida! Não fui à manifestação, apesar de ter tido orgulho do nosso povo estar todo junto, hoje, por uma causa. Como já aqui disse várias vezes, nunca fui a uma manifestação ou fiz greve, e hoje também não participei, apesar de ter alguma curiosidade na manifestação de hoje! 

O povo, quer mudar, o povo quer juntar-se, o povo quer opções... o povo quer... e o que é que cada um de nós, do povo, faz?... Hoje vai à manifestação! E nos outros dias?!?!... Manifesta-se como? Continua a seguir em frente com palas nos olhos? A fazer a sua vidinha e a queixar-se de tudo e mais alguma coisa?! Bem... não estou do lado de ninguém... acho mesmo que a mudança pode começar assim... mas a verdadeira mudança tem de começar em cada um de nós! Em não consumir tanto, em partilhar mais, em confiar mais, em ser mais humilde, em respeitar a Natureza, em ser menos dependente de um Estado e mais independente de si próprio! Pura e simplesmente: pensar com a sua cabeça e sentir com o seu coração! 

Eu vou continuando a manifestar-me... todos os dias me manifesto, quando deixei de fazer compras numa loja chinesa, ou quando deixei de comprar ou consumir alimentos vindos de outro país,  ou quando deixei de usar um perfume caríssimo francês... ou quando, num futuro, deixar de consumir gasóleo de vez... e quando deixar de comer carne, e quando deixar de beber leite... e quando começar a ter o meu terreno, que até pode ser o pedaço de terra abandonada que está na minha praceta há anos... eu posso fazer muito para me manifestar... tanto... E parece que ainda não faço nada... grande caminhada que aí vem... 

Não estou a dizer que não concordo com a manifestação de hoje... nada disso! Estou a dizer que não nos devemos apenas manifestar num só dia, que devemos manifestar-mo-nos diariamente, quando vimos uma injustiça, quando vimos alguém a deitar um papel para o chão, quando percebemos que estamos a ser usados no trabalho, quando vimos alguém a não ajudar o seu semelhante, quando vimos uma mãe a gritar sem razão suficiente para o seu filho, quando vimos um animal faminto na rua... há tanta coisa a fazer! Tudo isso... e... também ir a manifestações! Tudo vale a pena! Tudo é importante... mudar por fora, mas começando com a mudança de dentro... senão, tudo pode estar bonitinho por fora, mas nós nem vamos perceber, porque dentro de nós, estamos um caos!... 

"Sê a mudança que queres ver no mundo... faz desobediência pacífica..." Disse o Gandhi... (vão acabar de ler este comentário e "matar-me", né? eheheheh... ) http://www.youtube.com/watch?v=RdB-Ix-EaaM

4 comentários:

  1. Não sou dona da verdade, mas diria que estás concretamente certa.
    A frase do Gandhi, tb, outra verdade.
    Nada cai do céu e chegamos a esta situação porque nos fizeram acreditar que podíamos nos desresponsabilizar pelo caminho conjunto e acreditamos porque deu muito jeito. Não há mais desculpas.
    A mudança começa no nosso dia a dia.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... acho que estamos como estamos, porque começámos a exigir mais do outro do que nos responsabilizarmos a nós próprios... mas pronto, cada um sabe de si!
      Grata pelo comentário!
      <3

      Eliminar
  2. Olá Andresa.

    Então o almoçinho estava quentinho. Pois é. Graças ao sol, que quando nasce é para todos. O forno solar é uma boa solução para aproveitar a energia grátis que vem do sol. Quando não há sol, faz-se uma fogueirinha.
    A produção de energia elétrica também se faz a partir do sol com painéis fotovoltaicos. Seria bom combinar contigo algo que envolvesse a energia solar fotovoltaica, pois acreditamos na independência energética, e isso é possível e muito mais acessível do que há um ou dois anos atrás. Pensa nisso e depois diz-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comida estava óptima!!!

      Sim... logo que eu pense mais aprofundamente o que vou fazer no futuro, entro em contacto contigo, sim?

      O sol é de todos... a terra é de todos... a água é de todos... a comida é de todos... uiiiiiiiiii... onde isto nos levaria!!! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.