domingo, 26 de agosto de 2012

“Há pessoas que amam o poder e outras, que têm o poder de amar.”


Pois é, já saí da 8.ª comunidade onde o Reggae era a alma "da coisa", e por isso, de tão bom que foi, fiquei muito curiosa e pedi para me emprestarem algumas revistas sobre o Rastafari ou seja, o Rastafarianismo.

Aqui vai, para vossa e minha informação:

“Ras Tafari (que significa Principe da Paz) foi um Imperador, de seu nome, Haile Selassie I da Etiópia que deu origem ao Movimento Rastafari. Ou seja, os Rastas, seguidores de Rastafari, visam construir um mundo de verdadeira irmandade, entre humanos de todas as raças, cores ou credos e também de harmonia com os animais e plantas, que são semelhantes, uma vez que todos estão ligados por um elo comum: a Natureza. Rastafari não é uma religião, mas sim uma ideologia, ou cultura espiritual, uma cultura de vida e de espírito e não uma disciplina regrada acerca de como devemos compreender o mundo e nos relacionarmos com ele. É apenas um regresso às nossas origens, ao modo de vida dos nossos antepassados, que levavam uma vida com harmonia e cooperação com a Natureza. Um verdadeiro rasta, pratica o bem, uma vida justa e de compaixão por todos os seres e uma luta pela justiça social e igualdade.” (Retirei este texto da revista n.º 6 “Ras Reggae – Raízes e Cultura”, uma revista editada em Portugal no final dos anos noventa)

Um dos seguidores mais conhecidos do Rastafarianismo foi Bob Marley, que através da sua música partilhava os princípios de ser Rastafari. Muitas são as frases que se conhecem de Bob Marley, sendo dele a frase de título do post de hoje.

Acho que sempre tive um fundinho de rastafari no fundo, no fundo... sou capaz até de dizer, como um amigo meu: “Eu sou assim por fora, mas sou Reggae no coração.” E é isso... Se ser-se rasta é acreditar num mundo de paz e amor, que todos somos iguais, acreditando na justiça num mundo melhor, sim, eu sou rasta por dentro, por fora e por todo o lado. Pelo menos uma vez na minha vida, fui ainda mais rasta. J No meu segundo casamento, as músicas que acompanharam o brinde e o partir do bolo foram Bob Marley... J E ele dizia: “Is this love”!

http://www.youtube.com/watch?v=UyyAf45bCRE

P.S. A primeira foto deste post foi tirada num dos sinais a caminho da 8a comunidade e a segunda foto é um artigo da revista que atrás mencionei, de onde tirei esta fotografia.

2 comentários:

  1. “Aquele que sabe o que é o suficiente, terá sempre o suficiente”

    “A vida é uma jornada, rumo ao melhor de nós mesmos”

    “Há mundos dentro do mundo, porém, só se mostram a quem dedicar-se a vê-los. E o que vemos, não é o que enxergamos, mas o que percebemos”

    Olá, como gosto destas frases, resolvi partilhá-las contigo.

    E eu acredito que a maioria de nós tema mais poder de amar do que amam o poder. É necessário e urgente que a educação das crianças, dê uma grande volta. De "pequenino é que se acarinha o pepino" eheheh

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que frases lindas e verdadeiras...
      E sim, o novo mundo começa nas crianças, aliás, elas sabem tudo... nós é que as (des)educamos... :(
      Abraço*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.