quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Viver dependente é tramado!

Quando comecei esta história das trocas, do meu projecto de vida e afins, vi na altura e pela segunda vez, um filme intitulado "Mar Adentro" (que recomendo vivamente), que não tendo obviamente nada a ver com a minha vida, referiu uma frase que até hoje faz sentido no meu projecto dia-a-dia: "Quando estamos dependentes dos outros, perdemos a privacidade"! É um facto! Facto também é, que quando estamos dependentes dos outros, por vezes também estamos lixados! Eu explico...

Ontem uma amiga minha havia combinado comigo para hoje irmos almoçar juntas, porque ela fazia gosto em me oferecer um almoço, porque há muito tempo que não nos víamos... E lá combinámos! Como eu ia ficar o dia todo fora de casa, levei uma sopa e uma fruta para o meu jantar! Contudo, 1 hora antes da hora combinada para o almoço, a minha amiga manda uma mensagem a pedir muitas desculpas e tal, mas não podia almoçar comigo. Conclusão: fiquei sem almoço! Bem, não fiquei porque comi o que era para o jantar, fiquei sim sem jantar e só comi quando cheguei a casa, tarde e a más horas.

Não é que tenha sido problemático, não ter ficado com um almoço "melhor" do que o que tive, ou ter  jantado mais tarde, até porque estar umas horitas sem comer, não mata ninguém... a questão aqui que se coloca é: o compromisso, a responsabilidade e a dependência aos outros.

E aqui a minha "imaginação" voou mais alto, quando me pus a pensar, nos milhões de pessoas neste planeta a fora, que vivem dependentes de "nós", de donativos, da caridade, dos "restos" de alguém, da boa vontade... e muita vez, ficam também dependentes da falta, da irresponsabilidade e da falha ao compromisso! Meros sobreviventes, à espera...

Continuei a pensar... e pensei... pensei... em como é também da responsabilidade de cada um, fazer com que este planeta se mantenha com o compromisso de todos poderem nele viver e não sobreviver! Viver de forma sustentável e não dependente... viver de forma humana e não de forma "escravizada"...

E pronto, isto sou só eu a pensar...

2 comentários:

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.