terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A minha casa é o teatro!

Comecei esta "coisa" das trocas e pensei que seria fácil (e é) e que não haveria nada que me impedisse de continuar (e não há), mas acho que me havia esquecido de uns pequenos pormenores que são as prendas de aniversário para os meus entes queridos... Bem, sobretudo as crianças! Então, esta semana o meu afilhado faz anos e pus-me a pensar como  poderia fazer trocas para lhe arranjar uma prendinha!

Em primeiro lugar, pensei em converter os pontos da BP em pontos da Toy'r'us, mas se querem saber, a troca dos pontos é "caríssima" e não chegaria para "comprar" nada de jeito! Então fiz um alerta no grupo Troco 1 hora e angariei: um jogo didáctico muito giro, uma t-shirt personalizada (http://www.facebook.com/pages/Polipoli-Lopilopi/280779165281783?sk=wall ou http://polipolilopilopi.blogspot.com/) que é super gira e bilhetes para o musical infantil "A cigarra e a formiga" na Academia de Santo Amaro (http://www.academiadesantoamaro.pt/)!

E é disso que venho hoje falar, da Academia de Santo Amaro (A.S.A.), uma colectividade de teatro em Alcântara onde fui actriz amadora durante 2 anos!

O lema da academia é que a A.S.A. é a nossa casa! E é mesmo... desde sempre tive um grande desejo de fazer teatro, ainda em miúda fiz algum teatro amador, com pequenas peças de teatro, em que os lucros revertiam para ajudar as famílias carenciadas de Castelo Branco (onde vivia). Depois na faculdade, ingressei no grupo de teatro da universidade, mas o sonho de fazer teatro a tempo inteiro, ficou sempre presente em mim. Então, à coisa de uns 3 ou 4 anos, soube deste grupo de teatro através do HI5 (ehhhhhhhh... o tempo que lá vai... eheheeh) e lá fui eu às audições, onde na altura fui substituir umas actrizes numa revista intitulada "Isto está caro Santo Amaro". Depois, continuei no musical "Em busca da revista perdida" e aí fiz uma data de papéis, desde empregada doméstica de cadáveres na guerra de D. Sebastião, até Marta - Ok Telecavaleiro, a Apresentadora da Toto-Revista e esporadicamente a Diva da Revista. Foram dois anos que me lavaram a alma, onde conheci pessoas fantásticas que vivem para o teatro... que o teatro é a própria vida! O giro daquele grupo, é que além de haver teatro e demais actividades colectivas, há o amor à camisola, há um restaurante/tasca que faz umas bifanas divinais, há o espírito de todos se ajudarem, há o melhor Santo António de Lisboa... e há muito, muito amor no ar!

Posso dizer-vos que há lá pessoas há mais de 50 anos a fazerem teatro, há familias inteiras a colaborar e sente-se a verdadeira comunidade lá presente, onde todos ajudam para o mesmo fim... Depois de ter feito teatro durante 2 anos, quase todas as 6as, sábados e alguns domingos, o meu coração ficou por lá preso e sempre que lá volto é com a lágrima no olho que abraço todo o pessoal, com muito carinho!

Três pessoas ficarão para sempre inesquecíveis para mim: o meu padrinho Zé Maria, o Flávio Gil e a Lídia... mas todos os outros estão no meu coração como o palco daquela A.S.A. que continua a ser a minha casa!

Vivó teatro! Vivam as artes! Vivá cultura! Porque sem dúvida é a arte a única coisa que não divide os seres humanos de nada nem de ninguém! :)

Grata!
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios" http://www.youtube.com/watch?v=-hLsQagIdFw&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.