sábado, 18 de fevereiro de 2012

O meu nome é...

ANDRESA!

Não sou Andrezuska, nem Andreia, nem Andrea, nem Ana Teresa, nem Andruzka, nem Andressa, nem Andreza... sou ANDRESA! Simples?!

Bem... penso que a partir de agora já vou começar a viver descansada quanto ao meu nome, pois desde que me conheço, esta minha troca de nome é uma constante na minha vida! Ehehehe... Deve ser das trocas!!! :)

Eu sei que é um nome diferente, eu própria só conheço pessoalmente uma Andresa e só a conheci há coisa de meio ano... mas que as há, há! Sei que é um nome invulgar, mas como eu costumo dizer, depois de se aprender nunca mais se esquece!

"E porque é que tenho este nome?" - perguntam vocês. "E perguntam muito bem." - digo eu. Ora os meus pais, antes de eu nascer queriam que eu me chamasse Anaflor, mas tudo pegado. Anaflor porque eu nasceria na Primavera e seria um nome começado com a letra A. Por isso, desde a data que eles decidiram que eu seria Anaflor até ao dia em que se dirigiram ao Governo Civil, o meu nome foi esse. Depois desse dia, deixou de ser esse. Ora bem, eu explico.

Ao chegarem ao Governo Civil, para me inscreverem como mais uma habitante portuguesa com o nome de Anaflor, o funcionário do Governo Civil disse que Anaflor (tudo pegado) não era nome de gente e que não estava no livro dos nomes autorizados em Portugal, que só poderia ser, se fosse em separado, ou seja, Ana Flor. Como os meus pais não queriam essa separação, foram ao livro dos nomes autorizados em Portugal, procuraram pela letra A e escolheram este meu nome: A N D R E S A!

Ora esta coisa da letra A, nada mais é, porque os meus pais diziam que quando eu fosse às orais na faculdade com a letra A, seria logo das primeiras a ser chamada, para ficar despachada!!! Eeheheh... vejam lá, ainda eu não tinha nascido já eles pensavam que eu ia para a faculdade e a orais... isto é que eles eram uns visionários. :) Não se enganaram por muito... À faculdade fui e a uma oral também (nem que mais não fosse para cumprir esta preocuparação deles)!

Isto tudo só para dizer que histórias sobre e com o meu nome tenho mais de mil... por ex. quando eu no telefone digo que sou Andresa Salgueiro e do outro lado me perguntam: "Teresa Salgueiro, a cantora dos Madredeus?"... ou "An... quê?"... bem, o meu nome dá pano para mangas... nem vos digo nem vos conto!

Importa apenas e só referir, que durante toda a minha vida andei muito curiosa com o significado do meu nome, isto porque não encontrava em nenhum livro o significado do mesmo... só com o aparecimento da internet é que por fim, apareceu num site bastante detalhado (http://www.significado.origem.nom.br/), onde encontrei o meu significado: CORAGEM! ;)

2 comentários:

  1. Eu tive uma tetra-avó chamada Andresa! E acho que tu abarcas muito mais do que aquilo que o teu nome representa. Mais do que coragem tu és um exemplo de furacão! Dos que abala sim, mas dos bons! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua tetra-avó devia ser boa pessoa!
      Quanto ao furacão (dos bons)... olha: tem dias!
      Grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.