sábado, 18 de fevereiro de 2012

Trocas humanas

Ora bem... importa esclarecer o público em geral, que a minha ideia ao criar o grupo do Troco 1 hora, nada mais era do que juntar um grupo de amigos (de realidade) que poderíam trocar o que tinham a mais, de produtos, serviços ou contactos, uns com os outros.

Nunca foi minha ideia, fazer deste grupo, um grupo publicitário, ou de ajuda solidária ou o apoio às pessoas com mais dificuldades económicas...

Eu explico...

Ora com a minha constipação e febre destes últimos dias, a minha ida ao facebook deixou de ser frequente para passar a ser ausente. Contudo, nada de preocupante. Na realidade, tinha comprimidos, comida e mimos por isso até aqui tudo ia bem. Eis senão quando, me começaram a chover telefonemas e mensagens a dizer que grupo estava a "arder"... patatipatatá... Ora o que é que eu pensei: "O grupo apanhou também uns vírus meus e está a modos que com febre." Fui ver o que se passava... e o que se passava!!??

Ora passava-se que o pessoal não sabe lidar com as diferenças dos outros... não sabe colocar os outros no seu lugar, não sabe ser assertivo, não sabe lidar com os outros com a distância suficientemente boa que se tem de lidar com os desconhecidos (sim, porque salvo raras excepções no grupo Troco 1 hora, como todos os grupos do facebook são desconhecidos que se tratam).

Se há pessoas que tentam vender em vez de trocar? Têm bom remédio, ponham-nas no lugar. Digam e repitam que o Troco 1 hora é um local de TROCAS onde o euro não entra...
Se a pessoa foi mal educada? Ponham-na no lugar. Não é remédio excluir ninguém... sim, porque isso nós já fazemos diariamente.. excluimos montes de gente por dá cá aquela palha e essas pessoas nunca aprendem, porque nunca se sentem incluídas... são sempre postas de parte: em bairros, ou em hospitais, ou em escolas que não "prestam"... Como querem educar o mundo assim, se excluimos em vez de incluir?? Hém?

Se há pessoas que fazem publicidade no grupo? Não alinhem... digam que o grupo não é para isso!

Este grupo foi criado sem regras. As regras são o que fazemos com elas... eu sou mais da opinião que todos fazemos as regras, por isso:

. Se acham que está na altura de acabar com os posts de publicidade de grandes empresas ou de empresas caseiras - toca a acabar com eles.
. Se acham que está na altura de acabar com os peditórios a famílias carenciadas, que não propõem troca - acabe-se também com eles.
. Se acham que não se deve dar segundas oportunidades a pessoas que já foram expulsas de outros grupos e por isso nunca aprenderam a viver em grupo - "expulsemo-las" também!

Este grupo é o que todos quisermos que seja...

O que este grupo não é:
. A ASAE: não se pode andar o dia inteiro a controlar posts... Temos mais o que fazer... Desculpem. Cada pessoa é responsável e sabe perfeitamente o que é certo e não é certo fazer. Se é um grupo sem dinheiro, porque propõem a venda? E se o pessoal vê, porque não diz nada... hêm?
. O Centro de Emprego: lá porque somos muitos neste grupo, não podemos encontrar a fórmula maravilhosa para baixar a percentagem do desemprego em Portugal...eu cá só tenho lugares voluntários como belivadores :)
. A Santa Casa da Misericórdia: eu sei que o pessoal ajuda, tem hortas, faz peditórios para dar apoio às pessoas... este grupo é cheio de boa vontade, eu sei... mas todos podemos trocar! Não temos de nos lamentar, nem nos "rebaixar" com as nossas vidas... se precisam de comida, peçam... mas proponham trocas. Passem a ferro, ajudem nas lides de casa, passeiem os cães, façam artesanato... todos temos dotes para ajudar o outro e trocar por aquilo que mais precisamos. Porque neste momento, toda a gente está a necessitar de algo...

Desculpem a sinceridade... tenho muito orgulho neste grupo... e ele está a ficar enorme.... e é normal que isto vá acontecendo! Depois cresceu muito rápido... o que de antes tinha 200 membros de amigos que se conheciam, hoje tem mais de 6000 perfeitos desconhecidos, mas solidários.

Este não é um grupo qualquer... não são só trocas... são trocas sim, mas de mentalidade... de educar um novo mundo, que é feito com e para todos!

Este é um grupo onde encontramos alguém que nos possa fazer uma sopa quando estamos doentes... ou que nos tire da depressão por não termos nada com que nos ocupar ou pensar.... é um grupo, que dá risadas e acredita que um mundo azul é possível... é um grupo, onde as trocas são transatlânticas, sinceras e responsáveis... não é um grupo de negocietas, de tentar ser o mais esperto ou fazer a troca mais desonesta só para que um se saía melhor que o outro...

Meus caros, mudar o mundo... demora... é díficil... mas eu não desisto... mas para isso, preciso mesmo de TODOS!

Belivamos todos?*
http://www.youtube.com/watch?v=d-diB65scQU&feature=results_main&playnext=1&list=PL53290F264EB08F9E

6 comentários:

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.