domingo, 19 de fevereiro de 2012

O sentido da vida

Com esta coisa da gripe, da febre e da tosse... uma pessoa fica assim a modos que parada, lenta e ao ralanti no que toca ao dia-a-dia. Já faz uma semana que esta coisa da "doença" se apoderou de mim... e por muito que já esteja (muito) melhor, a verdade é que ainda há pouca vontade de "bulir" a 2000 km/hora como é o meu normal.

Bem, isto tudo para dizer, que quando fazemos uma pausa, mesmo que essa pausa nos seja pedida pelo nosso corpo ou pelo Universo ou pelo vírus da gripe, ou sabe-se-lá porquê, é natural que fiquemos a pensar na nossa vidinha. É sempre uma boa altura, quando estamos mais doentes ou debilitados para fazer um ponto de situação, recebermos mimos dos nossos entes queridos, ver um bom filme, ler um livro ou escrever no blog. Bem, eu optei por tudo, como não podia deixar de ser! Se posso ter tudo, porquê me contentar com menos?!!? Ehehehe...

E é do livro que peguei neste meu momento de pausa, que vos quero falar. "O sentido da vida" de Oscar Brenifier e Jacques Després da Editora Edicore, da colecção Filosofia para Crianças.

Apesar de parecer mais nova do que o que sou, ser sempre muito extrovertida e animada e ter muito orgulho em ser uma eterna criança, posso assegurar-vos que filmes de animação, jogos e contos infantis nunca foram o meu forte. Só de lembrar-me das vezes que as minhas melhores amigas trocavam piadas sobre os desenhos animados da nossa infância e eu ficava a olhar para elas, como se estivessem a falar de E.T.'s... dá-me´cá uma vontade de rir... que nem imaginam! Eu sou animada e extrovertida, mas desenhos animados e coisas do género não são realmente o meu forte. Excepto: livros infantis! Não todos... eu adoro mesmo, livros infantis que têm sempre um ponto de reflexão final!

E este que vos falo é um desses livros que simplesmente ADORO: "O sentido da vida"! Os desenhos são gírissimos como se de "fotos-imagens a 3D's" se tratassem e o contéudo é simplesmente genial. Ora aqui vai uma pequena partilha para vocês:
. "Algumas pessoas pensam que a vida tem mais sentido quando é muito preenchida, quando se possuem muitas coisas. Outras acham que a vida tem mais sentido quando não existe nada que nos sobrecarregue."
. "Algumas pessoas pensam que a vida é aceitarmos os sofrimentos que ela nos possa reservar e enfrentarmos as dificuldades. Outras acham que a vida é fugirmos dos problemas e procurarmos sempre viver sem preocupações."
. "Algumas pessoas pensam que a vida é termos um trabalho para ganhar a vida e encontrarmos o nosso lugar na sociedade. Outras acham que desperdiçamos a vida fazendo demasiados esforços, que perdemos o nosso tempo a trabalhar."
. "Algumas pessoas pensam que o sentida da vida é estarmos sempre a brincar, é divertirmo-nos com tudo. Outras acham que o sentido da vida é sabermos comprometer porque ela é um assunto sério."
. "Algumas pessoas acham que a vida é uma coisa preciosa, que devemos fazer tudo para a preservar. Outras pensam que a vida vale menos que os grandes ideias, como a liberdade ou a verdade."
. "Algumas pessoas pensam que o sentido da vida é procurarmos realizar o nosso sonho por mais louco que ele seja. Outras acham que o sentido da vida é sabermos aceitar a realidade como ela é, vivermos bem cada dia."

Algumas pessoas... outras pessoas... somos todos nós... com pensamentos diferentes... com olhares diferentes sobre o sentido da vida... porque no fim das contas... a vida é o que fazemos com ela!

http://www.youtube.com/watch?v=V5Ej_WQhKSI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.