sábado, 24 de novembro de 2012

Que diaaaaaaaaaaaa...

Hoje foi a última feira de trocas Believe, intitulada Believe in Nature e foi verdadeiramente SURREAL!

Depois de 10 feiras absolutamente fantásticas (para não contar com as outras dezenas que decorreram no resto do país), tinha de haver uma feira que não "lembra o diabo" (forma de dizer, claro está!)

Eu já tinha faltado a feiras de trocas, algumas organizadas por mim e outras nem por isso por causa de ter ido para as comunidades. Mas faltar a uma feira de trocas quando estou em Lisboa e não consigo chegar por causa da meteoreologia, pareceu-me realmente "de doidos"! A feira em Lisboa realizou-se no Espaço Monsanto - Centro de Interpretação do Monsanto, inserido no Dia da Floresta Autóctone, a convite da associação "Plantar uma árvore" (ver mais em https://www.facebook.com/PlantarUmaArvore?fref=ts)

Tudo seria perfeito se o dia estivesse de comum acordo com a nossa ideia de fazer uma feira de trocas. Bem, o dia estava de acordo, eu é que parece que não estava de acordo com o dia. Eu sei lá! Depois de 11 dias completamente estafantes na loja de trocas, com tanta troca e baldroca e mais arrumações e eu sei lá, saí da loja directamente para casa. A minha casa parecia que tinha tido um vendaval, furação e tremor de terra, tudo ao mesmo tempo. A tralha era tanta, a confusão e a desarrumação, que passei a manhã de sábado em limpezas e mais limpezas. Depois fiquei à espera do meu carro, que como está emprestado à troca, é partilhado com a minha amiga. Como o tempo estava terrível, de tanta chuva que caía do céu, ela atrasou-se. E eu atrasei-me! E ainda fui buscar o Mariuz (o tal rapaz polaco que veio conhecer o projecto e as feiras de trocas) e pronto, com tanta chuva, atrasá-mo-nos imenso!

Mas tanto tanto... que chegámos ao espaço da feira e já só estavam o responsável pelo "Plantar 1 árvore" e um amigo meu que dinamiza um site fantástico chamado Vida Grátis (ver mais em https://www.facebook.com/vidagratis?fref=ts), também o Vida Solidária (ver mais em https://www.facebook.com/umavidasolidaria?fref=ts) e o Vida Verde (ver mais em https://www.facebook.com/umavidaverde?fref=ts). Já viram isto!? O pessoal troca cada vez mais rápido e como estava um grande dia de chuva, não houve muito momento de feira. Foi uma coisa rapidinha, assim de 2 a 3 horas, só para trocar os pendentes e dar um "alô" aos amigos. 

É isto que me faz pensar e cada vez mais, que as feiras têm de se começar a juntar com outras feiras de outras zonas, com outras pessoas e de outros estilos. Porque se começamos a fazer feiras sempre com as mesmas pessoas, as pessoas não têm necessidade de ir à feira, porque a bem dizer já conhecem os trocadores e como já são amigos, para fazer trocas, vão tomar um café e fazem as trocas dia-a-dia. Também é isto que acredito! Não só nas feiras de trocas, mas mais do que isto, que as feiras de trocas, sejam apenas um indício para as pessoas se conhecerem e trocarem entre si, sem precisarem de irem a feiras ou a lojas. Ou seja, a troca directa, como antigamente!

E parece que é o que está a acontecer. As pessoas neste momento já vão à feira pura e simplesmente porque já sabem a quem entregar x ou y troca e para verem sorrisos conhecidos. Já toda a gente sabe quem tem o azeite caseiro, ou quem arranja roupa ou faz trabalhos manuais. E isso é bom, muito bom, porque se vai criando uma pequena comunidade e é isso que acredito. É neste futuro que acredito!

Por todo o lado, o pessoal começa a trocar cada vez mais e as feiras vão sendo cada vez mais divertidas ou mesmo melhor organizadas, como podem ver, o caso da feira da Madeira que está um mimo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uDTYCBGwF2s Contudo, ajuda bastante haver na frente um grupo que organize as feiras, como neste caso, é organizado pelo Madeira em Transição. Faz logo toda a diferença!

Quando acabar o projecto, não penso em organizar mais feiras de trocas. Penso antes em dar ferramentas às pessoas para organizarem as suas feiras de trocas e nomeadamente de publicitar como tenho vindo a organizar estas feiras de trocas, disponibilizando o meu "guia de apoio às feiras de trocas" (ver mais em http://www.slideshare.net/andrezuskasalgueirix/como-se-fazem-feiras-de-trocas-believe). Acredito muito mais na organização dos cidadãos porque acreditam e precisam de uma determinada actividade do que na organização de um projecto, de um governo ou de uma instituição e sem dúvida, acho que já fiz a minha parte, no que toca a esta matéria!

Deixo-vos o lindo vídeo promocional do "Plantar 1 árvore" http://www.youtube.com/watch?v=ong1Lr1qwVc

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.