domingo, 25 de novembro de 2012

Portugal hoje foi um Oásis



Um dos critérios de avaliação do meu blog passava por organizar um evento de partilha de ideias e de saberes, que de algum modo, juntasse pessoas num só local com um denominador comum: mudar o mundo! 

Já andava a pensar em que formato a coisa tinha de se dar: se deveria ser um seminário, uma festa, um jantar informal, um workshop ou um evento de cariz mais formal.

Contudo, há uns tempos quando fui voluntária de um projecto intitulado "Oásis" (ver mais em http://elosbrasil.org/metodologias/oasis/) fiquei com muita vontade de poder por em prática ou pelo menos juntar o melhor de dois mundos: uma metodologia algo formal, feita de forma informal, em tempo record. E quando falamos em tempo record é mesmo em 2 dias no máximo, com um intervalo de 1 semana de preparação. Como conheci a pessoa que trouxe o Oásis para Portugal, ou seja a primeira Oasiana em território luso, pensei que seria muito interessante juntar o útil ao agradável e organizar este evento Believe desta forma.

Por outro lado, na sequência da conferência que fui palestrante à coisa de um mês, intitulada Cidadania 2.0. e ao conhecer o projecto fantástico de um amiga, intitulado "Movimento Alegria" (ver mais em http://movimentodiadaalegria.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/pages/Dia-da-Alegria/123807137772760) pensámos que seria muito bom se nos juntássemos também em prole de um dia, que pudesse de alguma forma ajudar todos os projectos ao mesmo tempo. Assim, surgiu o Believe Oásis cheio de Alegria!

Foi um dia bem passado! No espaço que escolhemos para o efeito, mE108, na Rua das Janelas Verdes, tivemos durante o dia mais de 40 pessoas, a por lá passar. Algumas ficaram todo o dia, entre as 9h e as 22h da noite, outras foram só por alguns períodos. Mas o que interessa é que todos estiveram muito motivados em querer mudar o mundo! Tivemos até uma pessoa que tal não foi a sua vontade de mudança, que veio de propósito de Coimbra para o evento. (ver mais em https://www.facebook.com/groups/181374272003044/?fref=ts e em https://www.facebook.com/events/405749669498464/?ref=14)

Durante o dia fizemos imensos exercícios que passaram por: olhar, afecto, sonho e cuidado. Tivemos como princípios: Procurar a abundância; Ouvir os corações;  Honrar os talentos; Fazer o impossível acontecer juntando os recursos disponíveis; Potencializar, integrar, conectar; Pedir ajuda, aceder à sua rede, cooperar; Sonhar grande e junto! Tornar visível;  Acreditar, ir até o fim, fazer acontecer; Ser espectacular; Divertir-se e celebrar!


O principal desafio do Jogo Oásis consistiu em empreender uma acção transformadora, envolvendo um número crescente de pessoas e promovendo a participação de cada uma, com o seu melhor, para a construção do sonho colectivo. 

E foi isso que fizemos:
- conhece-mo-nos em conjunto
- sorrimos, dançamos e brincamos em conjunto
- planeámos em conjunto
- sonhámos em conjunto

E eu pus-me a pensar como tudo seria mais fácil, se em todos os grupos do nosso país e do nosso mundo, esta energia e esta alegria de mudar e de fazer diferente, existisse... Uiiiiiiiiiiiii que grande mundo que já tínhamos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.