sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Com o pilão na mão e o Fojo no coração


Hoje o dia foi longoooooooooo! Da parte da manhã, estivemos a acabar o caminho em pedra pequenina e branca, que eu já tinha falado há uns tempos, como denominado: “O caminho da paz”. A tarefa prendeu-se com fazer uns socalcos na encosta, para que em tempos de chuva, a pedra não fosse escorregando por aí a fora. Depois dos socalcos feitos, foi colocada a tal pedrinha nos mesmos, sendo que depois foi colocada essa mesma pedrinha em toda a encosta, de forma similar. Esta pedrinha, chama-se “Tubnan”, ou seja, esta palavra toda xpto, quer dizer todos os restos de pedrinhas e pózinho, que sobram quando se corta a pedra. No fim de todas as pedrinhas estarem distríbuidas é hora de pisar com o pilão para que as pedras fiquem todas juntinhas e presas ao chão. E pronto, lá me pûs eu com o pilão na mão, rampa acima, rampa abaixo para que as pedrinhas ficassem todas juntinhas e bem presas ao chão. Uma verdadeira odisseia, que só assim foi, porque estava uma calorada! ;)

Da parte da tarde, o trabalho foi colocar as juntas de cimento/areia/água entre as peças de tijoleira da cozinha, que ontem se começou a finalizar. Ora bem! Depois de fazer a massa para as juntas, foi colocá-la nos risquinhos, raspar e depois limpar. Como estava à sombrinha e sentadinha numa almofada no chão, foi um trabalho bem bom!!! Para não falar que fiquei toda branquinha e com cimento no cabelo. Quando fui tomar banho, ainda desconfiei da qualidade do shampôo que tinha feito na comunidade 5, com o belo do azeite, e pensei que talvez tivesse de pedir shampôo emprestado a alguém para tirar a massa cinzenta do meu cabelo. Mas não foi preciso! Não imaginam, como foi fantasticamente rápido retirar o cimento da cabeça, com o belo do shampôo de azeite. Bem bom!

O dia foi longo... Acabámos o trabalho lá para as 21h30 e o jantar foi decidido por unânimidade que seria pizza em forno de lenha. Assim, o pessoal começou a fazer a pizza a essa hora e foi pela noite toda. Acabámos de jantar já passava da meia-noite. As pizzas sobretudo vegetarianas, estavam fantásticas: com courgetes, beringelas, ananás, pimento, cebola, caril, pimenta, natas....... mas também chouriço e atum! ...fantásticas mesmo! Para sobremesa, pizza com chocolate, natas, banana, passas e canela... Hummmm... sem comentários! 

A noite foi longa... muito mesmo! As pizzas no forno de lenha, a companhia calorosa de todos, o fogo da lareira, o céu estrelado fantástico, a música tocada na viola, as conversas, os risos, as gargalhadas, as conversas disto e daquilo e por fim, o abraço à Fojo! Verdadeiramente imperdível! Foi um dia memorável, acreditam? A hora do recolhimento foi mesmo muito tardio, por isso, ficou combinado que o dia de folga fosse no dia seguinte, sábado e não, domingo, como é usual! Muito bommmmmmmmm! O Fojo no coração!... para sempre!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.