quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aqui os ralos nunca estão entupidos


O dia hoje no Fojo passou por uma das tarefas principais, que foi acabar a casa da cozinha/sala colocando assim, a tijoleira no chão e as janelas. Não pensem com isso, que ficou tudo feito e que colocar a tijoleira no chão e pôr as janelas é tão rápido como se escreve. Nada disso. Além de se ter de deslocar a tijoleira de um sítio para o outro, o que demorou mais de 1 hora, uma vez que cada peça de tijoleira devia ter mais do que 5 kilos, tivemos de lavar cada peça de tijoleira porque já estava com alguns fungos de estar ao relento alguns dias e só depois colocá-la no chão. Claro que o chão não foi todo colocado num dia, mas sim uma das laterais da cozinha. Mas ficou bem lindo! Quanto às janelas, preparou-se apenas o espaço, ainda não existem vidros no espaço, mas estarão para breve, assim creio!

Durante estas tarefas, fomos presentiados pelo dono aqui do espaço, com um maravilhoso pão comprado aqui na zona, com um ainda mais maravilhoso azeite, aqui da zona também, que segundo a minha singela opinião e a de uma voluntária, sabe a azeite de ovo estrelado! Uma verdadeira delícia, que foi colocada na nossa boca, enquanto estavamos com as mãozitas cheias de terra, cimento e outras coisas que tais. 

Durante o dia há uma rotina própria que hoje vos conto, sendo ela:
6h30 – Acordar
7h – Dar de comer aos animais (galinhas, patos e cães) + fazer o pequeno-almoço + apanhar os verdes para as refeições
7h30 – Tomar o pequeno-almoço
8h30 – Lavar a loiça do pequeno-almoço + tempo livre
9h – Trabalho da manhã
11h30 – Fazer almoço
13h – Almoçar
14h – Tempo livre da tarde + lavar a loiça do almoço
16h/16h30 –Trabalho da tarde
18h30 – Fazer o jantar + dar de comer aos animais + fazer as regas das hortas e das árvores + tomar banho
20h – Jantar
21h – Lavar loiça do jantar e recolher

Geralmente nunca nos deitamos antes das 22h, porque ficamos sempre a conversar, aqui ou ali ou a falar sobre os grilos que estão a cantar. Desculpem, não são grilos, mas sim ralos. Os grilos fazem gri-gri, mas os ralos, que são os animais cantarolantes aqui do Fojo fazem Griiiiiiiiiii, logo são ralos, é assim o nome científico!

Hoje, o nosso período de descanso, que geralmente, pelo menos comigo é passado a dormitar na minha tenda ou a ler mais um capítulo do “Dormir nú é ecológico”, foi diferente. Tivemos uma aula de como fazer dentífrico com produtos naturais, ensinado por uma das voluntárias. Então experimentámos dois tipos: um amarelo e um esverdeado. Sendo que o amarelo foi colorido com açafrão e o esverdeado, com poejo. Disse, quem o “provou” que o de poejo estava saboroso, não fossem as folhinhas que iam ficando nos buraquinhos dos dentes, seria perfeito. Quanto ao de açafrão... bem, os dentes da pessoa que o experimentou, ficaram assim a modos que... digamos, amarelos! Ahahah... e como não queremos dentes amarelos, não sei qual será o destino desse dentífrico! 

Hoje também tive uma primeira vez: fiz comida vegetariana para 10 pessoas. E como para mim, o mais simples, fácil e saboroso é massa, assim fiz uma “massa com cenas”, como diria a rapariga onde vivi na anterior comunidade. Ou seja, traduzindo: cenas, são todos os legumes que aparecem pela frente quando se está a fazer a dita iguaria.

E pronto, hoje o dia foi assim... Foi também presentiado por uma ida à Biblioteca mais próxima daqui, que fica a 8 kms, uma vez que como já vos disse aqui não há electricidade. Usam-se painéis solares, forno a lenha ou as mangueiras que vão aquecendo a água do banho e algumas luzes na cozinha/sala ligadas a um gerador. De resto nada mais. Nada de frigoríficos, microondas, secadores de cabelo ou máquinas de lavar roupa ou loiça. Aliás, a roupa aqui é lavada num tanque a 1 km de distância! “Fínissimo”,diria eu!

http://www.youtube.com/watch?v=Liz6e4JYP6w

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.