domingo, 24 de junho de 2012

Feira de Trocas Madeirense

Hoje para acabar a minha estadia na Madeira, em beleza, foi a feira de trocas "Believe in Dreams", no Mercado dos Lavradores, na Praça do Peixe. Espaço cedido pela Câmara Municipal do Funchal, é enorme e muito giro! Como é a parte da zona do peixe, já tinha as bancadas para o pessoal trocar. 

De manhã, a equipa da Madeira em Transição (que está nesta foto), que abraçou este projecto, e eu, andámos a limpar e a dar "cheiro" ao espaço para podermos receber as pessoas das trocas de braços abertos. Além das limpezas, ainda se ultimaram alguns pormenores, como finalizar uns cartazes da feira, com indicações para a mesma, bem como as suas regras de conduta, que são elas:
- procurar seguir os valores do Believe: confiança, altruísmo e partilha
- evitar situações de consumo desnecessário ou de aquisição de serviços/artigos que não são indispensáveis
- procurar trocar, não pelo valor monetário, mas acima de tudo pelo valor utilitário e de necessidade
- cada pessoa deve levar o seu lençol/manta para expor os seus artigos
- cada pessoa faz as suas negociações de trocas, sem dinheiro, sendo que os artigos que sobrar serão levados para casa
- no fim, todos ajudam a arrumar e a limpar o espaço

Houve também um mural para dar feedback, mas que teve espaço também para dizer que as pessoas que quisessem partilhassem o seu sonho, bem como, deixassem o seu contacto, caso quisessem colaborar na próxima feira Believe, ao nível da organização.

Foi uma feira animada... estiveram perto de 150 pessoas, houve yoga do riso, reflexologia, taças tibetanas, shiatsu, danças orientais, speedconneting e a associação presenteada com as entradas da feira, Associação Pata (ver mais http://www.pata.pt/) quis agradecer as entradas com uns fantásticos rissóis e bolinhos óptimos! Foi um dia bem passado!

Soube que a feira de Lisboa também foi giríssima, na Mata de Alvalade... um ambiente descontraído e com a natureza envolvente! Que bom!!!! Haja muitas e boas trocas!*

... Depois da feira, ainda tive forças para ir com um pessoal amigo, a outra praia, provar o verdadeiro bolo do caco (este sim, fenomenal) e a bela da poncha típica com mel e limão! Bem... até vi estrelinhas!!!! A sério! Eu que não gosto nada de bebidas alcoólicas fiquei mesmo a ver tudo à roda por breves minutinhos! ;)

E da Madeira me vou... com um sentimento de gratidão e muito feliz, porque sei que mais belivadores ficaram... porque mais gente vai trocar o que tem de melhor por o que precisa para ser feliz! :) Porque os tempos estão a mudar... e as pessoas também, e para melhor! *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.