sábado, 23 de junho de 2012

Estive a assar sardinhas...

Mais uma vez, um dia em cheio... Ora aqui vai:

10h - Reunião com o director de hotel do Four Views (ver mais em http://www.four-views-baia.com/pt/index.html) porque hoje é noite de São João e aqui na Madeira nesta noite fazem-se uns festejos do São João super engraçados, na praia, intitulados "Ceia de São João". O pessoal leva comida para a praia, partilha a comida e depois à meia noite dá o mergulho de São João. Eu andei a ver se conseguia ir a alguma ceia destas, com alguma família de cá do Funchal, mas o que me arranjaram, foi ir trabalhar para um hotel, onde se festeja o São João com a ceia típica. Claro que alinhei e por isso, lá fui reunir-me com o director do hotel, para combinar a troca: ajudar na ceia de São João, em troca de provar as belas iguarias madeirenses e ver o fogo de artifício, do Festival do Atlântico (http://www.festivalatlantico.com/) à noite.
11h30 - Visita ao Mercado dos Lavradores, onde vai ser a feira de trocas de amanhã. Fui falar com alguns comerciantes sobre as trocas e conhecer o espaço. E foi engraçado, porque alguns tinham-me visto na televisão e como comerciantes, não gostam muito da ideia das trocas, né?! Assim, não consegui fazer grandes trocas, mas provei a banana da Madeira, a delícia das mulheres, a pitanga, o maracujá banana e mais alguns frutos que agora não me lembro do nome. Porque a Madeira tem frutos até mais não.
13h - O almoço foi um pic nic na praia, com uma das pessoas que organizaram a Feira de Trocas, do movimento em transição e onde se tirei a foto deste post. Bem, estive uns 30 minutos à beira mar a comer as belas iguarias que ela me levou e apanhei logo um escaldãozito no nariz e na testa... Assim, já posso dizer que fui à praia na Madeira. :) A vista para a praia é linda em todos os sítios da Madeira, aliás de quase todos os sítios da Madeira se vê o mar... e isso é mesmo bom! :) Acho que só há um sítio, o Curral das Freiras, onde o mar não se avista!
17h - Fui dar uma palestra na Fnac do Funchal... Ainda se juntou um grupinho de umas 50 ou 60 pessoas e foi muito bom... o ambiente e as pessoas foi mesmo azul à Believe.
19h30 - Lá fui eu fazer a troca com o hotel. Assei sardinhas no fogareiro à beira de piscina onde o jantar foi servido, arranjei pão de alho e lavei a loiça! Tenho muita admiração por quem trabalha na hotelaria, sempre tive. Porque cansados, de pé, com rapidez e prontidão suficiente, têm de ser sempre simpáticos e profissionais, trabalhar em dias de folgas se for preciso, aos fins-de-semana e feríados, por turnos, tirando geralmente férias em alturas que não há férias, apenas e só porque trabalham para servir quem está de lazer. Enfim... 
22h30 - Lá vi o fogo de artifício de um varandim do hotel, onde não havia clientes, degustando a ceia de São João com os pratos típicos da madeira, tais como: maçaroca de milho cozidas, batata doce, semilha (que é a "nossa" batata normal), pescada panada, atum de escabeche, bacalhau de cebolada, atum ao sal, milho frito, salada de polvo, castanhas com laranja, etc etc... era tanta comida, mas tanta... que foi mais uma vez, que me pus a pensar com os meus botões, como há tanta comida nuns sítios e tão pouca noutros... :(
O fogo de artifício foi lindo... de todas as cores e feitios, no fundo do céu e do mar, parecia magia saltitante... Ao som de música cronometrada parecia magia pelos céus... muito lindo! Fiquei a imaginar como será na passagem de ano, quando toda a ilha se enche de artifício por todos os lados e todos os cantos... deve ser de cortar a respiração!

... Apetecia-me colocar a música a combinar com o título do post, mas parece mal, né?!?!?! Eheheh... por isso, aqui vai outra musiquinha a combinar com o post: Passagem de ano de 2012: http://www.youtube.com/watch?v=J3N9RRegPUw

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.