sexta-feira, 18 de maio de 2012

São Lázaro está vivo?

Hoje o dia foi grande......... reunião na Lx Factory por causa da feira de trocas de domingo que vai ser filmada para a TVE, trabalho do Believe, visita a São Lázaro e teatro na Academia de Santo Amaro, o musical "O fantasma da Revista" (ver mais em http://www.academiadesantoamaro.pt/site/  e faz favor de irem ver, que é de matar o côco a rir).

...

Mas o que hoje vos quero falar é mesmo sobre São Lázaro 94... e não, não é o São Lázaro da Bíblia, João 11 (que cómico 11... eheheh) mas sim, Rua de São Lázaro n.º 94. Neste prédio, após o desfile do 25 de Abril no Marquês do Pombal, um grupo de 50 pessoas ocupou-o, em solidariedade com o projecto ES.COL.A. (Ver mais em http://saolazaro94.blogspot.pt/) Soube deste acontecimento na Primavera Global e fiquei interessada em saber mais, nomeadamente as motivações e o porquê de ocupar um prédio... Bem, os lemas são mais que muitos "Temos uma ideia na cabeça. Despejem-na, se a conseguirem." ou "Se uma casa abandonada incomoda muita gente, 50000 casas abandonadas incomodam muito mais", etc etc... Bem, sem dúvida, há pouco a dizer sobre isto, certo?

Desde que comecei o projecto que a ideia de pedir uma casa à Câmara de Lisboa para a recuperar e fazer dela uma sede Believe e também uma Loja de Trocas é mais do que constante na minha vida... só ainda não me foquei nisso, porque neste momento, tenho muita coisa em que me focar. Mas acredito, que entregar casas abandonadas de Lisboa a grupos de pessoas com ideias e que as poderiam recuperar em prole de projectos, poderia ser um caminho para valorizar a nossa cidade, motivar os lisboetas e gerir motivação e proactividade! Claro que nunca me passaria pela cabeça ocupar um espaço, sem autorização de quem quer fosse, mas por outro lado, admiro quem o fez e por isso, quis ir ver com os meus próprios olhos o que por lá se passa e quem sabe, viver por lá, uma semana à troca, pois este prédio trata-se de uma verdadeira comunidade. :)

E ao pesquisar mais e conhecer o pessoal desta ideia, fiquei muito bem impressionada pela dedicação como assumem o espaço, como estão interessados em trabalhar com a comunidade envolvente, como as ideias jorram e fervilham na cabeça de todos, como todos se respeitam e vivem para o mesmo fim, como querem cuidar da casa da melhor forma, como querem fazer deste espaço, um espaço para todos. Fiquei também super surpreendida pela quantidade de iniciativas e eventos que têm tido, tudo na base do: "Queres fazer? Propõe e vem... tudo é aceite." E ainda por cima tudo grátis ou ao menor custo. Desde aulas de ioga, restaurante day, loja grátis, aulas de dança, concertos, filmes, etc etc... este espaço conta ser uma variedade aberta ao público e a quem queira por lá passar e colaborar, nem que seja com limpezas! Ficou prometido que para a semana, vou lá passar um dia a ajudar nas limpezas, nem que seja, o meu contributo pela audácia, ousadia e empenho demonstrado por este pessoal. 

Senti paz, muita paz... e união... e pro-actividade e iniciativa! Não senti raiva, não senti revolta... senti que realmente o pessoal está junto para um fim, para dinamizar um espaço e fazer alguma coisa por ele. Senti tudo isso, de coração!

Tenho pena, muita pena que as coisas ainda não aconteçam de forma aliada, que estas casas possam ser cedidas a projectos e de forma bem aceite quando há gente que quer cuidar delas, nem que seja por uns tempos. Acho que todos teríamos a ganhar. Imaginem... trocar restauro de casas por autorização de lá permanecer nelas, nem que fosse uns meses ou uns anos, a morar ou a dinamizar projectos. Acho que tínhamos muito a ganhar! Todos! Acredito que a Câmara neste momento não tenha tempo, nem dinheiro para investir na recuperação de tantas espaços que por aí andam e podiam à semelhança do que têm feito com os terrenos das hortas comunitárias, começar a ceder casas, em concurso de projectos ou leilão de ideias.

O caminho optado aqui, na casa de São Lázaro pode não ter sido o caminho ideal, o correcto, o certo, o aceitável, mas mesmo assim, tiro o chapéu a este pessoal que vai com a ideia de São Lázaro para a frente. "Levanta-te e ocupa!" dizia um cartaz... eu cá diria: "Levanta-te e ocupa-te, há muito para fazer pelo mundo."

Numa das paredes da sala onde estive, li: "1984 - George Orwell" que é desde sempre o meu livro preferido... Li-o no tempo da faculdade e impressionou-me imenso... nunca mais o esqueci. Aqui vos deixo o trailer do filme, que não bate de todo o livro, mas pronto, é o que se arranja no Youtube. Se puderem, leiam mesmo o livro, é mesmo muito interessante e sempre actual. http://www.youtube.com/watch?v=Z4rBDUJTnNU






8 comentários:

  1. AHORA SI,... TVE Y TUDO !!!...QUE LUXO, EN HORA BUENA, UNA OPORTUNIDAD DE PASSAR UNA BUENA IMAGEN RARA Y CREATIVA DE PORTUGAL, CON IDEAS FRESQUITAS, ADEMÁS CON UNA BELIVADORA TAN GUAPISSIMA, LLENA DE ENERGIA ALEGRE Y POSITIVA,

    LISTA PARA HABLAR PORTIGNOL ??? EEHEHEHEH AHORa ai está ... por favor no olvidar un post de ese evento en Lx factory HUMMM...

    buena suerte,saludos, beso


    * anonimo passível de ser believeMan um destes dias quem sabe, ehehehehehe...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conto tudinho no meu blog de amanhã... Quanto ao Portignol, não vai ser preciso, porque eu vou mesmo falar em Português, afinal o programa é filmado em Portugal e sobre Portugal com uma portuguesa!

      ;)

      Eliminar
    2. OK OK .. AGUARDEMOS ENTÃO O REPORT !!

      E QUANTO AO PORTIGNOL, TAMBEM ACHO MUITO BEM SER EM PORTUGUÊS, EEHEH..

      PARA O BROADCASTING LIVE DA TVE, ESTOU CERTO QUE VAI CORRER TUDO BEM !! NÃO SEI EM QUE PROGRAMA SERÁ INSERIDO MAS VOU TENTAR VER NA TVE..

      ATÉ AMANHÃ, SUERTE!

      CUMPRIMENTOS.

      * anonimo passível de ser believeMan um destes dias quem sabe, ehehehehehe...!

      Eliminar
    3. Eu depois aviso o programa e o dia!
      Grata*

      Eliminar
    4. OK ESTÁ COMBINADO ..

      * anonimo passível de ser believeMan um destes dias quem sabe, ehehehehehe...!

      Eliminar
  2. O que fazem lá dentro pode ser muito bom, não é isso que está em causa. Mas porque é que tem de ser ocupação?

    1. Já tentaram falar com a Câmara ou os responsáveis pelos imóveis? Que resposta tiveram?

    2. Se lhes pedirem qualquer coisa como 30€ por mês só para legalizar a coisa, será muito?

    3. E se vierem outros que pensam ter uma ideia ainda melhor, também os podem despejar e ocupar o espaço?

    4. Será só uma questão de propriedade e capitalismo ou também de respeito e ordem pública de um mundo civilizado?

    5. A iniciativa é boa porque meia dúzia de pessoas têm essa opinião ou fizeram uma petição ou outra qualquer sondagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarisse!
      Vou responder no que conseguir, porque da verdade não sei muito...
      1. Penso que a ideia é seguir mesmo a ideia de Ocupar... ou seja, demonstrar que há edifícios abandonados e que ninguém faz nada por eles... acho eu, que é essa a tónica! :(
      2. Acho que esta resposta tem a ver com a primeira pergunta... acho que este factor é mesmo como forma de protesto.
      3. A imagem que é dada das ocupações, penso eu, é que as ocupações não são para serem substituídas por ideias melhores, mas sim para serem integradas entre todos. Todas as ideias são bem vindas.
      4. Não faço ideia...
      5. Penso que a ideia surgir de forma a dar apoio à Es.col.a da Fontinha que foi retirada do espaço dela. Acho que foi por protesto! Acho eu...

      Como lhe disse só lá estive uma tarde, mas veja o blog deste projecto, lá tudo estará certamente melhor explicado e será mais fidedigno.

      Grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.