sábado, 19 de maio de 2012

Liberdade ou Libertinagem

Foto by weheartit
Liberdade: s. f.
1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.

2. Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.

3. Ousadia.

4. Franqueza.
5Demasiada familiaridade.


Libertinagem: s. f.
1. Devassidão.

2. Crápula.


Fui ao dicionário verificar qual era a diferença entre Liberdade e Libertinagem... isto porque, no grupo do Troco 1 hora, sempre afirmei que era um grupo com Liberdade. Uma liberdade  sem regras estipuladas a não ser: respeito a nós próprios, respeito pelo outro, respeito pelos objectivos do grupo (apenas e só trocas). Mas parece-me que muitas pessoas têm dúvidas no que é a Liberdade e o que quer dizer Liberdade. Liberdade, como diz no dicionário, quer dizer, direito de proceder conforme nos pareça, sem ir contra o direito dos outros, quer dizer ousadia, franqueza e familiaridade... E parece que para algumas pessoas, Liberdade é Libertinagem ou seja, devassidão e crápula, usando o poder que têm para ser livres indo contra o direito dos outros e por vezes contra si próprios. 


É triste! É muito triste verificarmos que num grupo de trocas tão simples onde ninguém supostamente fica a ganhar e onde todos podem ganhar, possa haver perfis falsos e duplos ou múltiplos, pessoas que usam calão para ofender o outro, ou pessoas que tentam vender às escondidas, bloqueiam os administradores do grupo para poderem fazer os negócios que quiserem, enfim... 31 por uma linha! Claro que não é a maioria do grupo, mas num grupo com mais de 13000 pessoas é natural que haja sempre pessoas que não sabem usar a Liberdade que têm e a confundam com Libertinagem.

Sinceramente, não estou preocupada se o grupo acaba ou não, ou se tem má ou boa fama... não estou mesmo. Eu criei-o e agora quem o utiliza sabe de si... e o grupo será aquilo que os membros forem... Se tiver de acabar, que acabe! Há imensos grupos de trocas, que servem apenas e só para trocas e que eliminam pessoas e comentários, detendo o poder nos seus administradores. O meu sonho não é esse. O meu sonho é cada pessoa possa ter tanta liberdade e responsabilidade que não haja necessidade de administradores, porque todos o somos. Como na nossa vida! Todos somos administradores de nós. Eu sou administradora de mim, eu respiro e não peço a ninguém o direito de respirar, certo? Então porque tenho de pedir outros direitos quando eu própria tenho a liberdade e a responsabilidade para ser o que devo ser e quero ser? Bem.......... seria uma conversa para um blog inteiro!!!

... O meu sonho de um mundo futuro e azul... é que não haja necessidade de haver administradores no mundo, ou seja, cada um seja administrador de si próprio, cada um seja responsável por si próprio e cada um use e abuse da sua liberdade, anulando sempre, a libertinagem... linha ténue, mas possível.

...

Devido a alguns elementos do Troco usarem a sua libertinagem e não a sua liberdade, neste momento há duas administradoras, eu e eu! Eu explico: há a Andrezuska Salgueirix e a Andresuska Salgueirix, que em falta da Andrezuska Salgueirix irá fazer o que ela faria, eliminar posts que estão simplesmente a exercer a libertinagem e não a liberdade! Continuo a dizer, no Troco 1 Hora não se elimina ninguém.... nem perfis falsos ou múltiplos ou isto ou aquilo... Que interessa isso? Um perfil pode ser eliminado e pode ser logo feito mais um, sem ninguém perceber que é a mesma pessoa! "Se isto vai continuar?" Continuará até onde tiver de continuar... e se acabar, acaba! O Believe não é o Troco 1 hora... as trocas não são só o Troco 1 hora. As trocas menos importantes são as trocas do Troco 1 hora, porque as verdadeiras trocas, essas são no dia-a-dia e não atrás de um écrãn.

Grata*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.