terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

McDonald's: resiliência no TOP!

Eu e a minha cadela, antes do projecto começar! LoL
Muito se fala ultimamente em resiliência e a importância da mesma no nosso dia-a-dia... e blá blá blá... Ora bem: "resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, stress, etc. - sem entrar em surto psicológico".

Portanto, meus amigos, RESILIÊNCIA é o que neste momento se deveria estar a produzir em enormes quantidades e a vender nas farmácias e parafarmácias, para energizar o nosso estado de espírito, para os tempos que vivemos e para os que aí se avizinham como ainda mais agrestres... Com um bocadinho de resiliência, todos conseguimos lidar com os problemas da crise, com os obstáculos de não termos dinheiro ou a resistência à pressão do consumismo diário, para não dizer "horal" (quero eu dizer, de hora a hora... ehehehe)...

Hoje fui ao McDonald's! :) Há séculos não entrava, naquele que era, antes do projecto iniciar, o meu restaurante semanal (para não dizer, diário). Posso adiantar-vos que sou uma verdadeira mega fanática dos sundaes de morango, dos sundaes de caramelo com nozes caramelizadas, das tartes de maçã, dos waffers, dos wraps e demais novidades que para mim nunca são demais. Gosto e admito que gosto... e... muito!!!! Mas pronto, estou a fazer o meu desmame e estou à mais de 2 meses (sem comprar e) sem comer McDonalds.

Por isso, hoje fui ao McDonalds, "Para quê?" - perguntam vocês! "Para sofrer." - respondo eu! Bem, não foi literalmente para sofrer, a parte do sofrimento foi só aquela que tive 2 horas em reunião e não comi nada de nada.... e tive de me aguentar à bronca com o cheiro e com as imagens coloridas e verdadeiramente chamativas das novidades, que ao que parece é um hamburguer tipo donuts. Será?... Bem... ora bem, fui lá ter uma reunião, porque podem dizer o que quiserem, mas o Mc tem condições: é limpinho, moderno, tem net, ambiente "seleccionado", bem localizado e por isso, um excelente sítio para reuniões.

Mas perguntam vocês: "O que é que este texto todo tem a ver com a resiliência?"... "Pois tem tudo a ver." - respondo eu! O McDonalds é a coisa mais resiliente que conheço (além das árvores, dos bichos e de alguns seres humanos... claro)!

Ora vejamos:
- com a crise: inventam 1€ cada produto
- com desconfianças de higiene: abrem visitas ao público nas cozinhas e são "number one" em sistema de HACCP. Tudo ali de caras!
- usam como chamariz de negócio coisas relacionadas com as crianças: palhaço, brinquedos, muita cor...
- adaptabilidade ao país: por ex. quando estive em França, o Mc tinha "french fries" e na Tailândia havia hamburgueres de arroz
- dizem que a comida não é saudável: vendem sopinha, fruta laminada, cenoura ralada, saladas vegan's e gelatina. Coisa que dificilmente se encontra nos restaurantes tradicionais!
- políticas de gestão de empresa: melhor empregado do mês, fardas modernas e "jolies", pessoal jovem e bem disposto, rapidez no atendimento e inovações (adoro quando pagava o meu menu com a via verde).

Por isso e por muito mais: EU SOU FÃ DO MCDONALD'S! Epah... isto fica um bocado feio de se dizer aqui no contexto do meu projecto e tal, com a sustentabilidade, a ecologia e a vontade de ser vegan... mas é verdade... eu admiro o McDonalds e acho que qualquer dia ainda lá vou fazer umas horas à troca de um Wrap e de óleo usado para ver se tenho coragem de converter o meu carro a biodiesel, qui ça?!

Isto tudo para dizer, que devíamos por mais os nossos olhinhos no McDonalds e pensar o porquê de tanto sucesso... e como nos poderíamos posicionar na crise, tirando como lição, uma abordagem ao Mc!

Por outro lado, quero dizer-vos que foi muito agradável a reunião que lá tive. Falou-se de Fernando Pessoa, de Einstein, de flores, de seres humanos e de mudança de mundo de mãos dadas! Cheguei a casa e com a motivação que vinha, fiz uma pizza de vegetais e frango, tudo com ingredientes trocados! Que saudável, hém?

Mas à parte destas minhas "filosofices", se quiserem saber o que aconteceu a um senhor, que fez uma experiência a comer durante 1 mês e diariamente no McDonalds, vejam o filme: http://www.youtube.com/watch?v=vE5gBU31AU4&feature=related

Vale a pena ver, mas não tentem isto em casa... rsrsrsrs.... ;)

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito da tua ideia.
    Também eu sou fã do 11.
    O dia que começaste esta aventura fiz eu 41 anos, o que só por si me faz simpatizar mais com ela.
    Vou seguir-te no blogue, mas pedia-te que mudasses a cor do texto porque é quase imperceptível.
    Obrigada e força para continuares

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Grata!!!... Ok, vou mudar a cor... lolol...
    Besito e bons 11's! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.