segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Be kyosk teve a sua primeira feira de trocas

Excepcionalmente abriu-se a casa de trocas, Be kyosk de Torres Vedras, antes da casa estar reabilitada, porque se realizou a feira de trocas Believe, no feríado municipal de Torres Vedras, no dia 11 de Novembro. Não acham engraçado o sítio onde estar a casa de trocas, ter como feriado municipal o dia 11 do 11? :) Torres Vedras é muito belivadora. Ainda por cima, dia 11 de Novembro é o dia de São Martinho e também este santo é um santo muito belivador. Ora conta a história que: 
"Um dia um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De reprente, o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. 
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho." Viram como ele era belivador, que até partilhava a capa para abrigar o mendigo?
Bem, o que eu queria dizer é que se abriu a casa ao público, para se fazer a feira de trocas, pela primeira vez, mas também para receber uma jornalista que fez uma reportagem sobre as trocas em Portugal, que vai passar pelo mundo. Trocou-se de tudo um pouco: roupa, calçado, comida, velas, contactos, abraços, sorrisos... Belivando que tudo é possível!
A casa de trocas, Be kyosk em Torres Vedras, é um projecto piloto do Believe, mas que se associou a uma ideia de um amigo, o Bruno Maltez (ver mais em www.bmarca.pt/), que tinha um sonho de fazer um quiosque como se de um sistema se tratasse. Assim vai ser esta casa de Torres Vedras, onde é um verdadeiro sistema, com alojamento, cafetaria, loja de trocas, galeria, ofícina e espaço para eventos, mas com uma particularidade, que será tudo à troca!
Fantástico foi também a adesão da comunidade. Depois de aprovado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e de nos ter sido cedido um edifício da empresa Colchões Bom Repouso (ver mais em www.colchoesbomrepouso.pt/pt) várias entidades entraram para este projecto, numa perspectiva de um "projecto belivador que é de todos". Aqui estão todos eles nesta foto: o Académico de Torres Vedras (ver mais www.atv.pt/), a Estufa (ver mais em www.estufa.pt/), a Cooperativa Co-work de Torres Vedras (ver mais em www.cooperativa-cowork.com/), a Brechô (ver mais em www.facebook.com/BrechoStylingShop), o Gabinete de Psicologia (ver mais em https://www.facebook.com/psicologiainfantil.pt), o Atelier Xpression responsável pela reconstrução da casa (ver mais www.facebook.com/Xpression.architecture) e a Culinária Vitalizante e Criativa (ver mais em https://www.facebook.com/pages/Culin%C3%A1ria-Vitalizante-e-Educativa/121399811319600).
Neste momento, estamos a contactar com empresas, instituições e voluntários para recuperarmos a casa. Abrimos um concurso a artistas que queiram recuperar as divisões em troca de estadia na casa, ao nível de oficinas. Por isso, é ver tudo o que vai sendo colocado na página de facebook (ver mais em www.facebook.com/CasaTrocasTorresVedras) e no blog (ver mais em bekyosk.blogspot.pt/). Em breve haverá um site!

E hoje deixo um vídeo para ver e inspirar... porque afinal ainda há quem se importe: http://www.youtube.com/watch?v=rwhMIEyoFJk

2 comentários:

  1. Foi um grande prazer participar nesta Feira de Trocas com a minha Culinária Vitalizante e Educativa, que por sinal foi muito apreciada e elemento de muitas trocas. https://www.facebook.com/pages/Culin%C3%A1ria-Vitalizante-e-Educativa/121399811319600?fref=ts

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.