quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O presente é hoje! E hoje fui à Casa Solidária!

Estive a pensar com os meus botões que a única forma de ter chegado onde cheguei hoje, foi apenas e só devido às pessoas que se foram cruzado no meu caminho e que se tornaram minhas amigas. 
Primeiro comecei a fazer trocas com pessoas mais perto de mim, não necessariamente as que estavam mais perto-perto, as pessoas minhas melhores amigas. Mas aqueles amigos que nem sempre tinha ao lado. Ao longo do tempo, comecei a trocar com os amigos dos meus amigos. Depois com conhecidos... depois com desconhecidos e finalmente com o mundo todo! :)
É aqui que se vê que a solução para um mundo mais humano e feliz tem de passar necessariamente por uma vivência de comunidade, onde todos estão mais perto e são mais conhecidos. 
A Violeta (que está na foto) é uma delas. É daquelas pessoas que não era minha amiga-amiga de perto-perto, mas era amiga. Foi minha antiga coordenadora da Terra dos Sonhos (ver mais em http://www.terradossonhos.org/) e foi aí que tudo começou. Um dia em Outubro de 2011 disse-lhe que também eu tinha um sonho, que também eu queria que o mundo fosse diferente, um mundo onde todos fossemos mais felizes e humanos e assim, muito por alto, contei-lhe o meu projecto. A Violeta foi daquelas pessoas que sempre estiveram a torcer, a ajudar, sempre com tudo o que podia. Desde pôr-me em contacto com imensa gente, emprestar-me uma sala para uma reunião, ouvir as minhas milhentas ideias e dar-me a sua opinião... e imaginem até me ajudou a espalhar magia por Lisboa! Os pózinhos de perlim pim pim! A Violeta é assim: fantástica!!! E belivadora, claro!
Na sequência do seu antigo trabalho da Terra dos Sonhos, a Violeta continua a fazer sonhar e por isso, este ano, é a mentora de um projecto, muito giro: a Casa Solidária, no Centro Comercial Colombo (ver mais em https://www.facebook.com/pages/Inspirar-qualquer-pessoa-em-qualquer-lugar/301702376559352?fref=ts). Esta casa é uma loja (mesmo em frente à árvore de Natal), que está vazia (foi inspirado neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=FE5G5uOk8B4), ou seja, é uma loja onde os "clientes" podem deixar roupa usada mas em bom estado para que seja entregue a 3 instituições (ZoomTalentos: http://www.zoomtalentos.com/ / C.A.S.A.: http://casa-apoioaosemabrigo.org/ / Casa dos Gaiatos: http://casadogaiato.no.sapo.pt/). Na mesma loja, quem quer poderá embrulhar os seus presentes de Natal, porque são feitos como forma de agradecimento pela ajuda da entrega da roupa. Eu diria que é uma troca, não acham??? :D Entretanto, a loja também tem uma outra função, numa zona mais reservada, o chamado Inspiradex, que tem um palco onde vão ser feitas diversas palestras inspiradoras e claro que eu vou lá palestrar e inspirar! :) 
São estes e outros projectos que aos poucos começam a aparecer... movimentos que há uns anos nos pareciam impossíveis, tais como, uma loja do Colombo ser disponibilizada para este fim... mas o que é facto, é que as pessoas, em situação de crise, percebem que têm de partilhar cada vez mais com o que têm... 
São trocas, são partilhas... claro que neste caso é dar a quem mais necessita... Mas o meu sonho é que um dia não haja "quem mais necessita" e que a riqueza seja de tal forma distribuída que nos ajudaremos uns aos outros, porque essa sim, é a forma mais sustentável de vida!

Bem, eu por mim, decidi colaborar, "mascarei-me" de presente... porque o importante não é o passado nem o futuro, é mesmo o presente, porque o hoje é uma prenda! E que rica prenda me saí! :D



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.