terça-feira, 9 de julho de 2013

... boleias e desentupimentos!

Há coisas que mudam profundamente desde que se começa a viver de trocas. Duas delas são: boleias e pequenos serviços domésticos.

Há coisa de 3 meses tive de ir ao Porto e como torci o pé lá, não podia trazer o carro, sendo eu a conduzir. Assim sendo, no facebook pedi alguém que tivesse carta de condução e que precisasse de boleia de Porto a Lisboa. Lá tive uma pessoa que se ofereceu e que até à data não conhecia de lado nenhum. Na altura, precisava de uns pequenos arranjos cá em casa, como mudar um candeeiro e tal e pedi a esta pessoa se não me poderia dar uma ajuda, em troca da boleia. Aceitou com agrado e fizémos a troca. :)

Passou-se mais de 3 meses e esta semana tive um entupimento na casa-de-banho, ao que parece, cabelos a mais na banheira o que faz com que o sifão da wc fique de vez enquando entupido. Isto já me havia acontecido há mais de 2 anos e na altura, rapariga consumista, prática e "atada" nesta coisa de trocas e afins, como eu era, chamei um canalizador e em menos de 15 minutos ele tratou do assunto, pela módica quantia de 150€! Ora toma!!! Esta é para aprenderes! 

Na altura percebi que era fácil resolver o problema, bastava desatarrachar o sifão, tirar os cabelos e passar com um cabo pelos buracos do esgoto para desentupir mais alguma coisa. E por isso, desta vez pensei que iria fazer o serviço sozinha! Contudo, esqueci-me que não tinha ferramentas para abrir o sifão e não tinha força suficiente para desatarrachar o dito sifão que tinha sido atarrachado por um homem com mais força do que eu. 

Assim sendo, lembrei-me de contactar a pessoa que anteriormente me tinha dado boleia e que me tinha safo da outra vez com os serviços caseiros. E assim foi, ele aprontou-se para me ajudar... trouxe a sua mala de ferramentas e a força de um homem e em menos de 15 minutos resolveu o problema. A mesma situação, a mesma solução, o mesmo tempo... mas uma diferente pessoa e uma diferente forma de pagar o trabalho! Viva as trocas! Poupei 150€ e em troca, dei alguns bens alimentares que tinha cá por casa e que eram excedentes para mim! Ambos ficámos muito contentes! :)

E foi aqui que eu pensei, em como andava a perder tanta coisa, quando não dava boleia a desconhecidos, quando não pedia ajuda a "desconhecidos" e quando me limitava a consumir e a pagar por tudo e por nada! 

Belivo numa vida assim... numa vida de entre-ajuda e apoio entre vizinhança... não só por poupar dinheiro, mas também por conseguirmos trocar os nossos dons e sermos úteis uns para os outros. É a parte mais fantástica da coisa!


Ora vejam, a plataforma que foi criada no Brasil com o nome Bliive (quase Believe, hém?) http://www.youtube.com/watch?v=iVY9ET6I-tw

6 comentários:

  1. Olá. e como é que se sente o pé, passado 3 meses? Isso das trocas, faz lembrar o antigamente em que existia mais solidariedade. Quanto ao canalizador, existem pessoas que exploram demasiado. Mesmo sendo a pagar, há dois anos, dei um contacto a um amigo lá de casa, que queria mudar as persianas de casa e o senhor colocou-lhe tudo novo, com material novo e não passou dos 300 euros e o meu amigo dizia que iria ser uns 600 euros. Na questão de serviços, por aqui existem pessoas honestas e outros que levam muito e não fazem nada de jeito. A pessoa a quem deste boleia, foi simpática. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... o meu pé não anda nada famoso... mas também não lhe dou sossego nenhum... eu é que tenho culpa! :(
      ... pois, mas há serviços muito caros e além do mais, como podemos dizer que determinado serviço é justo e bem ou mal pago...?!!? Depende sempre de um ponto de vista, né?
      Besitoo *

      Eliminar
  2. Gosto muito de ler estas pequenas dicas do dia a dia que nos deixam com um sorriso na cara :D

    ResponderEliminar
  3. eheh, gostei muito de ler o seu artigo! E a verdade é que sou canalizador, e não me dava jeito nenhum que as pessoas agora deixassem decontratar empresas para solucionarem os seus entupimentos :P

    parabéns pelo artigo, continue o bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, claro que não! Tal como todas as outras coisas que fiz à troca! ;) A verdade é que se mais gente vivesse de trocas, havia algumas profissões (a troco de dinheiro) que desapareceriam certamente! Por enquanto ainda temos de tudo um pouco! Bom trabalho! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.