segunda-feira, 17 de junho de 2013

Feliz de quem é ignorante!

Sei que ainda quase nada sei... e nem sei se o que sei, sei! Contudo, depois de começar o meu projecto de trocas, deparei-me com uma data de informação que nem sabia que existia.

Habituada a "comer" e "assimilar" tudo o que há de mais comercial, a ver tv, a ouvir noticiários e a acreditar na publicidade que nos é deparada dia-a-dia em frente aos olhos, pouco tempo havia (e também pouca crítica) para pôr em questão tudo isso.

Ver tv para mim já é algo de outra geração, pois há mais de 5 anos que não a vejo... Comprar revistas, há mais de 2 anos... Ver noticiários ou ver notícias, quase há meio século... Enfim... sobra-me as crenças que tenho cá dentro, as aprendizagens que fiz ao longo do tempo, os livros que li, as coisas que me diziam... e agora, as coisas que me dizem... o que se vê no facebook e ainda a publicidade espalhada por aí.

Tudo isto para vos dizer, que era bem mais feliz, quando achava que tinha dentro de mim todo o conhecimento (diga-se o conhecimento comercial do comum mortal) em que acreditava que ia morrer, cheiinha de doenças sem pensar muito no amanhã!

Pois é... hoje, com mais informação... e tanta informação de tantos os lados, estou prestes a explodir, porque tudo o que achava como certo e lógico e normal... é tudo posto em questão!

A ver...
Produtos de higiene, nomeadamente anti-transpirantes e não sei mais quê, que têm alumínio e provocam cancro
Pasta de dentes com flúor que fazem muito mal aos dentes... 
Pão feito com banha de porco...
Toda a comida que leva açúcar, sendo o açúcar não considerado um alimento, que vicia e que precisa de outros alimentos para ser digerido e ainda há quem diga que faz larvas no estomâgo
Carne e peixe que fazem mal, porque demoram 2 dias a ser digeridos pelo estomâgo e logo, apodrecem dentro de nós
Comida congelada, enlatada, processada cheia de químicos para conservação
Água da torneira que também tem flúor e outras águas que também têm agentes químicos que não nos faz bem
Leite e derivados cheios de antibióticos, tendo até sido retirados da roda dos alimentos, pela faculdade de Havard
Produtos derivados da soja já não são uma boa escolha, porque a soja já está geneticamente modificada
Alimentos tropicais, algas, sementes e bagas que vêm de outros países, também não são boa escolha, porque são colhidos com muita antecedência e como não são produtos locais não são indicados para o nosso organismo. Devemos consumir produtos locais
Protectores solares que provocam cancro de pele
Vacinas que em vez de prevenirem doenças, são feitas para proporcionarem doenças
Verduras, frutas e outros que tais com sementes patenteadas e que precisam de produtos químicos para se desenvolverem melhor
Alimentos com glúten que fazem uma cola nas paredes do intestino
Pensos higiénicos e tampões que têm químicos e provocam cancro
Perfumes, fragâncias e cheiros para pessoas e para o lar, que provocam doenças
Aviões que deitam químicos para empestarem o ar
Wireless que faz mal ao cérebro

Eu sei láaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

A lista das coisas que tenho ouvido é interminável... e eu estou pelos cabelos! Percebi que ao fim de 37 anos, tudo o que consumia era pura e simplesmente errado e feito para morrer antes do tempo, sofrendo muito!

Solução?!? Deixar de comer, deixar de beber, deixar de respirar... deixar de viver!!!
Bem, claro que estou a exagerar... mas vocês não acreditam, como tudo isto me tem posto a cabeça cheia... 

Para se ter uma vida saudável começando pela alimentação, só se formos vegan e crudívoros... e se plantarmos os nossos alimentos em terra saudável, com água de nascente e num local com muito ar puro... e mesmo assim não sei! Acho que o melhor é mesmo nos tornarmos avatares e nos alimentarmos de energia! LoooL *

Olhem, eu estou a modos que sem saber muito bem o que fazer à vidinha de tanta coisa que ouço... Estou em burnout total!!!

12 comentários:

  1. Saudações!
    Já me dei conta disso tudo, e a conclusão a que cheguei é a mesma a que chegou Sidarta: o equilíbrio.
    Como diz o povo: "No meio é que está a virtude"!
    A realidade em que vivemos é feita de opostos, seja no que for. O nosso ego tem tendência a puxar para os extremos, como um pêndulo, por isso é importante a meditação. No estado meditativo, o "pêndulo" pára e fica no meio, até o largarmos de novo... Com a prática regular da meditação esse processo torna-se automático e aceite pelo ego.
    Sim, é bom comermos saudavelmente e tudo o mais, mas não vamos ficar preocupados com toda essa informação, porque o que conta mesmo, é andarmos pelos intervalos da chuva e manter o pêndulo parado, sempre que seja possível. Podemos sair da estrada por alguma distracção, mas podemos sempre retomar a direcção certa a qualquer momento.
    Resumindo e concluindo, o importante é mantermos a nossa vibração ou frequência num nível alto, o resto são cantigas:)

    ResponderEliminar
  2. ... gostei especialmente de: "andarmos pelos intervalos da chuva e manter o pêndulo parado, sempre que seja possível." :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Andressa
    Realmente o Paulo tem razão. Mas olha que eu também certas coisas também não sabia, mas acho que às vezes a ignorância é uma benção, porque senão parece que damos em doidos, falo por mim.
    Mas sabes acho que isto tudo está num estado alarmante, porque mesmo que agora escrevem que tem um ingrediente, e depois é outro. E isto de usar tantos pesticidas, conservantes, aditivos, etc, etc, faz muito mal à saúde, e mesmo muito coisa que diz que é bio, afinal não o é. E depois coloca-se a questão, a quem confiar?
    Acho que hoje em dia é um problema em confiar nas pessoas, parece que são movidas por outros objectivos do que ser sincero ou honesto. Enfim...Contudo é óbvio que existe sempre esperança, né.
    Mas isso de morrer ou ter uma doença é algo que não sabemos, podemos até morrer de um acidente de carro por exemplo e estar super saudáveis, ou mesmo num acidente de bicicleta. (Por isso é muito importante usar o capacete). Acho que por vezes é preciso relaxar (que acho que tu sabes bem fazer) e viver a vida, aproveitar sem medo.
    Bem....
    Fica bem
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... mas viver a saber, é muito menos descansado, né?
      Bem... vivendo, sobrevivendo e sorrindo!
      Besito *

      Eliminar
  4. Eu às vezes também me sinto um bocado assoberbada com tanta informação, que ainda por cima, por vezes até é contraditória. Mas nessas alturas lembro-me que nascemos com uma capacidade muito importante, que é o chamado bom senso. E então procuro simplificar as coisas e pensar. Isto levou-me a concluir que se quero evitar doses massivas de agroquímicos tinha que a) fazer a minha própria horta ou b) comprar produtos biológicos. Como não tenho disponibilidade financeira para fazer exclusivamente a opção b), fiz a a) e complemento com a b) sempre que possível (porque não consigo produzir toda a variedade nem quantidade de produtos que consumo). O pão faço quase sempre em casa (numa máquina de pão), não só porque sei os ingredientes que lá ponho, mas também porque vivo a 6 km da padaria mais próxima e dá mais jeito assim. Mas também compro produtos no supermercado/mercearia, procurando escolher os produtos da época e da região, sempre que possível. Sei que pelo caminho vou sempre consumir algum quimicozito, mas não são doses maciças, e acredito na capacidade do meu corpo para lidar com isso. E o prazer de variar e comer um bijou ou um "pão da avó" de vez em quando também é imortante para o bem-estar geral!
    Outra coisa que faço é evitar extremos e excessos e procurar olhar um pouco para o nosso lado "animal" (defeito profissional, se calhar...): como mamíferos primatas e omnívoros, o que é que é normal comermos? Contaminações aparte, nenhum outro animal tem grandes problemas em decidir o que há-de comer, por isso não é natural que massacremos tanto a cabeça a decidir se havemos de ser omnívoros, crudívoros, vegetarianos, veganos, ovo-lacto... etc. etc. embora, por razões éticas possamos fazer determinadas escolhas. Eu pessoalmente, pesados todos os pontos, incluindo os éticos, optei pelo tradicional omnivorismo (sendo que escolho a origem e forma de maneio da carne que como e crio uma parte significativa dela porque vivo no campo e posso fazê-lo). E procuro evitar excessos: não comer demais, não abusar dos doces (esta é a parte mais difícil...), fazer exercício...
    Um livro que gostei muito e recomendo a toda a gente que se interessa por estes temas, porque fala precisamente deste excesso de informação e de como o bom senso pode ajudar é o "Em Defesa da Comida" do Michael Pllan: http://www.wook.pt/ficha/em-defesa-da-comida/a/id/5101448
    Ele faz uma distinção muito interessante entre "alimentos" e "produtos alimentares", porque na verdade, se estivermos com atenção no supermercado, a maioria daquilo que lá está à venda não são alimentos no verdadeiro sentido da palavra (maçãs, alfaces, bifes, etc.) mas antes produtos transformados que contém uma parte de alimentos (frequentemente processados por meios nada naturais) e uma parte de coisas que não são alimentos (compostos químicos de síntese, ou não, que servem para modificar e tornar mais apelativos os produtos alimentares: corantes, conservantes, espessantes, gelificantes, etc. etc.). Então, se optarmos por comer mais alimentos e menos produtos alimentares, estaremos no bom caminho... Massacrar a cabeça a contar calorias e fazer listas de nutrientes também acaba por ser contraproducente, até porque se estão sempre a descobrir coisas novas. Decompor um alimento nos seus constituintes acaba por ser uma tarefa inglória, primeiro porque não sabemos ainda (se calhar não vamos saber nunca) tudo sobre isso e depois porque as interacções entre os diferentes alimentos quando consumidos em conjunto é tão complexa que torna tudo ainda mais difícil de entender. E aqui entra novamente o bom senso: como é que faziam os nossos bisavós, que não sabiam nada de nutrição? A verdade é que maioria deles viveu mais tempo e com menos doenças relacionadas com má alimentação (exceptuano a subnutrição) do que nós temos agora, o que dá que pensar.
    Bom, com este enorme comentário, espero não ter contribuído ainda mais para a confusão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um comentário enorme, mas muito importante...!!! :) Como diria um amigo meu, o seu estilo de alimentação é o flexitarianismo... que sem dúvida é o mais equilibrado!
      Besito e vamos continuar a caminhar nesta longa caminhada, que é a vida! <3

      Eliminar
  5. Só uma correcçãozinha, que tem a ver com a minha profissão. A pasta de dentes com flúor não faz mal nenhum aos dentes. Muito pelo contrário. O Flúor em si pode ser tóxico, mas só se ingerido e em quantidades grandes (por isso existem pastas para crianças com menos fluor). Como não comemos pasta de dentes, não há problema. Aos dentes é muito benéfico porque contraria a desmineralização que ocorre devido ao metabolismo dos hidratos de carbono que a placa bacteriana faz e que é o que causa as cáries.

    Menos uma coias com que te preocupares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahhhhhhhhh a sério... !?!?!? Toda a gente me conta essa história... raios... eu não digo que é muita informação!? :P

      Eliminar
    2. Talvez aos dentes não faça mas e ao resto do organismo? É que vendo bem, alguns comprimidos são colocados na língua (debaixo)e são assim absorvidos e rapidamente chegam ao seu destino...ora pela lógica se estás a colocar um tóxico na boca mesmo não ingerindo vai haver absorção de alguma parte, de certeza...a mesma coisa para a pele que não é estanque e que absorve o que se coloca em cima... :) e muito mais haveria a dizer mas não vamos complicar.

      Eliminar
  6. já ouviste falar no copo menstrual? veja aqui https://www.facebook.com/media/set/?set=a.291421750985005.67683.151349751658873&type=3 qualquer duvida pode mandar mensagem privada pelo facebook ou email para comprasnanetines@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço sim... é fantástico!!! Já fiz uma troca para o ter!!! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.