segunda-feira, 8 de abril de 2013

Viver com o dinheiro da reforma

Ora pois é! Desde dia 21 de Dezembro de 2012 ando a viver com o dinheiro da reforma e a fazer trocas, claro!!! Passo a explicar!

O meu pai, há muito muito tempo, que me ia guardando uns trocos num banco, para um dia ter uma reforma. Já lhe disse que quando eu tiver a idade da reforma, vamos todos viver de trocas e partilhas, mas ele neste aspecto ainda não é muito belivador.

Acontece que como já não estou empregada num emprego dito "normal" e apesar de não me sentir desempregada, o que me sinto mesmo é reformada. Mas daquelas reformadas que fazem muitas coisas durante o dia e ainda têm tempo para beber um chá e comer uns scones com as amigas. (esta parte não tenho assim muito tempo, mas hei-de ter). 

Assim sendo, desde que acabou o projecto, que me sobrou a quantia de 142€ e como já os gastei, porque as trocas que fui fazendo não chegavam para as minhas necessidades, comecei a gastar do dinheiro da reforma. Acontece que esse dinheiro da reforma é mesmo pouquinho e por isso, qualquer dia está a zeros, já que é um valor muito inferior aos 1111€, com que comecei o projecto.

Vai daí, pus-me a pensar que tenho mesmo de me tornar sustentável nas seguintes áreas da minha vida:
. minha alimentação
. alimentação dos meus animais
. deslocações (transportes, mensalidade do meu carro, seguro do meu carro, gasóleo)
. produtos de higiene para mim e para a minha casa
. despesas mensais da casa
. mensalidade do meu carro

E pronto, já tenho aqui algumas estratégias, e é isso que, em breve vos vou contar, boa? :) Talvez tirem umas dicas para a vossa vida... e tornem-se mais belivadores trocadores! *




10 comentários:

  1. Olá Andresa

    Pois isso é verdade tens que te tornar mais sustentável e criar uma forma de ter rendimento, caso contrário estás sempre dependente dos outros. Hoje tu tens saúde e as coisas correm bem, mas quando assim não for fica muito complicado, e como é quando teres filhos!?

    Mas olha! como vai a horta? espero que isso vá bem.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu acredito é ser sustentável mas dependente dos outros, porque o humano é um ser social. Por agora tenho de me preocupar com o presente... o futuro logo se vê.. mas sim, tenho de criar raízes agora.
      A horta ainda não vai porque tem chovido muito e o terreno ainda não está próprio para cultivo, mas já faltou mais!!! :)
      Besitos *

      Eliminar
    2. Há pouco tempo foi para semear batatas.
      Olha partilho aqui um blog que achei mesmo hoje http://diariodahorta.blogs.sapo.pt/ tem muita coisa interessante.

      Eliminar
  2. Trocando o carro por uma bicicleta, resolviam-se vários problemas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... eu já tenho uma bicicleta... :) Mas preciso de outro transporte para fazer na linha de Sintra até Lisboa... :(

      Eliminar
  3. Antigamente as pessoas não tinham despesas de electricidade porque usavam candeeiros de petróleo e velas... ainda os há à venda, sabia? Se usar apenas os transportes públicos, uma bicicleta ou os próprios pés (e neste caso também emagrece)também poupa um dinheirão de gasóleo, mensalidade do carro e seguro.
    Ficam as dicas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e eu não sei?!!? Mas custaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... mais na carteia, claro! *

      Eliminar
  4. Encontrei hoje o teu blog e já li alguns posts. O conceito de vida com base em trocas é fascinante mas deixa-me algumas dúvidas e não me leves a mal por te perguntar isto:
    vives numa casa própria já paga?é que se sim, torna tudo um pouco "hipócrita",pois a grande maioria das pessoas não tem essa realidade...
    Um beijinho e continua feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... antes demais adorei o nome "amigos das onze horas" ou não tivesse o meu projecto sempre associado o número 11!
      E sim, vivo numa casa dos meus avós e não pago! Mas partilho casa, ou seja, uma pessoa vive no meu quarto e eu vivo na sala para poder conseguir sobreviver com as despesas mensais!
      Claro que o mais díficil é pagar a mensalidade da casa, mas as pessoas também podem partilhar casa e viver mais em comunidade, em vez de todas terem casa alugada individual ou comprar casas novas. Claro que para quem já se meteu em despesas com o banco é mais complicado...
      Bem... besito e até qualquer dia, às 11horas! ;)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.