terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sou a portuguesa!

O teatro é uma daquelas coisas que faz mesmo parte do meu ser. Se eu tivesse de perguntar quem sou eu, não sei muito bem se a resposta seria: "Sou uma mulher. Sou uma psicopedagoga. Sou uma actriz. Sou um ser humano." Bem... geralmente a minha resposta é "Sou uma cidadã do mundo."

Pois é... esta coisa de perguntarmos a nós próprios quem nós somos, tem que se lhe diga. Eu sei que sou a Andresa e tal... mas quem sou eu na realidade, acho que ainda não sei. Sei que o teatro, me ajuda a descobrir uma data de "luas" na minha vida, dentro das personagens que já fui fazendo... e é engraçado verificar que as personagens de teatro que fui fazendo de algum modo vão reflectindo o meu interior. Ora vejamos as personagens que já fiz:
- café concerto com textos do Fernando Pessoa
- a primeira flor da Primavera
- a vendedora de manjericos
- a Branca de Neve
- a couve da ceia de Natal
- a acompanhante do fado
- a senhora de limpeza que limpava os mortos da batalha de Alcácer Quibir
- a mulher do Tótó-revista, que é como quem diz do Euromilhões
- a diva que cantava ópera em playback
- a telefonista do Oktelecavaleiro, que escolhia os cavaleiros para salvarem a Revista à portuguesa que é como quem diz, Portugal
- a Joana D'arc
- e actualmente um membro do teatro comunitário (ver mais em https://www.facebook.com/TeatroImediato?fref=ts)

Pois, se virmos que nada na vida é pura coincidência, podemos achar piada ao facto de algumas das personagens serem mesmo escolhidas a dedo, como se de pistas nos dessem na nossa vida. 

E por falar em pistas, acabei de ser convidada pela companhia Eclipse Arte (ver mais em https://www.facebook.com/eclipse.arte.7?fref=ts) para fazer parte de uma peça intitulada "A portuguesa", sendo uma peça que diz, nada mais nada menos do que: "Nos confins de uma vida comum do povo coração, uma mulher levanta-se de vez para mudar Portugal Europeu no Portugal Universal de Pessoa e Agostinho mas agora surpreendentemente e de novo feminino- emanação da mãe terra lusa. A Portuguesa fala desta mulher, fala de todas as mulheres que são deusas nas sociedades contemporâneas e que conjuntamente com os homens co-criam o ... paraíso, nas cidades e nas naturezas profundas desta terra de luz." (ver mais em http://eclipse-arte.blogspot.pt/2012/11/agenda-2013-transmutacao.html)

E pronto é assim a vida... em breve vou começar a escrever os textos para esta peça e também a ensaiar, para que dia 27 de Fevereiro possa estar em cena esta minha nova personagem, da mulher que vai mudar Portugal. Grande risco, hém!? Se não for mesmo real, pelo menos que seja no teatro... porque o teatro também é vida.... é uma outra forma de estarmos vivos e de acreditarmos que tudo poderá ser assim, da forma que sonhamos. 

Não percam!!! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.