sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A TAP também aderiu às minhas trocas

Enquanto não conseguia voar ou pelo menos tele-transportar-me, nem que mais não seja pelo pensamento e viajar com a mente, começava a pensar que um dos únicos objectivos da minha aventura de viver de trocas, não estava a ser conseguido. E era ele, nada mais nada menos do que viver durante 1 mês, à troca num projecto de sustentabilidade em Moçambique, mais propriamente em Inharrime, no projecto do Centro Laura Vicuña. (ver mais http://amigosinharrime.blogspot.pt/)

Este centro tem uma escola oficial com mais de 1200 alunos e um orfanato com cerca de 60 raparigas, geridas apenas por cinco Irmãs, que tentam a todo o custo, tornar este projecto livre de financiamentos ou donativos, apenas e só, articulando com a população local, desenvolvendo diversas áreas de sustentabilidade, tais como: venda de artesanato, venda de artigos de padaria, horta sustentável para alimentar as crianças, entre outros. Conheci no início deste meu projecto, umas pessoas que já lá estiveram a trabalhar e elas disseram-me que não há nada como estar lá, ver o trabalho no terreno, a felicidade das crianças e o que se faz com tão poucos recursos, como se de magia se tratasse. Assim sendo, quando decidi fazer o meu projecto, achei que era bem giro, se eu vivesse à troca num país estrangeiro, para que em troca do meu trabalho pudesse comer e dormir, como aconteceu com as outras comunidades portuguesas onde estive este ano. Contudo, o que seria mais difícil  não seria fazer com que me aceitassem nestas condições de troca, porque a maior parte das vezes, este tipo de trabalho é feito nestes moldes, contudo, o mais difícil mesmo seria a viagem à troca para Moçambique.

Andei quase 1 ano, durante este meu tempo de projecto a tentar chegar à TAP e a outras companhias áreas para que pudesse fazer a dita troca e apesar de ter sido durante muito tempo, esta minha tentativa, parece que, quase no final do projecto tudo se desenrolou facilmente e consegui, no âmbito do Ciclo de Conferências RH, gerido pela Gestão de Talento | Recursos Humanos do Grupo TAP fazer uma troca maravilhosa: uma viagem a Moçambique à troca de formação comportamental, que é a minha área profissional.

Tenho-vos a dizer que foi sem dúvida das melhores coisinhas que me aconteceu durante este ano... Pois esta era a tal troca, que já começava a "desabelivar" aos pouquitos e devagarinho... Mas quando apresentei o meu projecto de troca e verifiquei que havia possibilidade e abertura por parte da TAP, foi sem dúvida maravilhoso pensar, que afinal as trocas, são mesmo possíveis em tudo, bastando belivadores nos sítios certos, boa vontade e pessoas cada vez mais a acreditar no tal mundo azul. "És responsável por tudo o que cativas." já dizia o Principezinho.

Este ano, já não consigo ir a Moçambique, nem consigo dar a formação, porque tudo tem o seu tempo, mas para o próximo ano, a minha parceria com a TAP já está confirmada e lá vou eu para Moçambique, satisfazendo mais um sonho da minha vida, que é ir em missão!

Tudo é possível... e um dia, depois das trocas com a TAP começo a sonhar com asas próprias! Literalmente!

4 comentários:

  1. Olá olá,..
    A menina está a ver ?! o sonho está cada vez mais perto, da realidade de viver apenas a belivar, julgo..!

    muitos parabens !!

    já estou a imaginar a foto de hospedeira da Tap, eheheheh ...


    (* anónimo passível de um destes dias ser belivador, quem sabe ?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... eheheh.. isso era de valor... uma foto do projecto nos livrinhos que se distribuem no avião... até vestia um fatinho de hospedeira de bordo, mesmo que não fosse azul!
      :)

      Eliminar
  2. Tantas vezes que nem nos mexemos por que achamos os nossos sonhos impossíveis de concretizar, realmente basta "believar" e arregaçar as mangas.

    Não me importava nada de ir neste próximo ano para Moçambique com propósitos semelhantes.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... quem sabe se não faço uma troca de um avião inteiro à troca? :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.