sexta-feira, 14 de setembro de 2012

É simples ser simples?

Estive a pensar (que é o que mais faço nestes últimos dias) que resumindo e baralhando, os meus desejos de ser mais ecológica, sustentável, poupada, saudável, humana e feliz, mais não é do que ser SIMPLES! E o que é ser simples?

Outro dia estava a falar com uma pessoa sobre a simplicidade, ao que ela me disse que para ela, ela gostava de ter uma casa mais pequena, porque mais pequena era sinónimo de ser mais simples. E eu fiquei a pensar naquilo! Não sei se mais pequena é ser mais simples! Pois se for um T0 num local em que o metro quadrado é caríssimo vai dar ao mesmo do que um T5 num local nos arredores ou numa zona "má". E depois depende se vamos decorar esse T0 de forma mais simples do que se decoraríamos o T5... Bem, muitas variáveis!

Tudo é muito relativo... e eu pus-me a pensar como eu me tornei simples... Contudo, eu podia ainda ser mais simples, não era? Já deixei de me maquilhar, de usar roupas novas, acessórios, de viajar para o estrangeiro, de ter hobbies caríssimos, coisas de marcas, tranquitana espalhada pela casa que não serve para nada, almoçar e jantar em restaurantes, em breve vou deixar de ter carro, etc etc... mas sinto-me pouco simples, ainda!

É certo que me tornei mais poupada... e muito mais ecológica! Isso é certo! Contudo, a sustentabilidade só será assegurada quando tiver o meu pedaço de terreno... e também só aí serei saudável!...

Depois preciso de ser mais humana... e mais feliz!... E aqui é que é o buzilis da questão, porque para sermos mais humanos, temos de ser mais simples por dentro, né? E eu... lamentavelmente ainda não sou... já sou mais do que era, é verdade! Mas ainda me falta muitoooooooooo... A simplicidade não existe só por fora, por vezes, até pode ser uma fachada, só para nos mostrarmos pessoas humildes e tal... mas por dentro, quando nos olhamos por dentro e vemos que não somos nada, não sabemos nada e realmente somos pequeninos na imensidão do Cosmos, pensamos que somos muito mais complexos, do que deveríamos ser...

E para ser mais simples, eu só preciso neste momento para viver: comida para mim, comida para os meus animais, sabão azul e branco (para tomar banho, lavar a roupa, lavar a loiça), pasta dos dentes, água, luz, gás, casa, internet, forma de me transportar e julgo que pouco mais! Estou a ser complicada, né? Podia prescindir da casa e viver ao ar livre, prescindir do gás e tomar banho de água fria e tornar-me crudívora. Prescindir do sabão azul e branco e não lavar roupa ou tomar banho, metia-me directamente numa ribeira e ficava o assunto resolvido... Podia prescindir de lavar os dentes... Pode prescindir de ter animais... Prescindir de comer e alimentar-me do sol... Onde acaba a meta da simplicidade ou da complicação?

Uauuuuuuuuuu... será que seria mais simples!?!? Ou será que tudo isto é tornar-me complicada?! Acho que o meio termo é tudo... mas será que é fácil de o encontrarmos?!?!... e será que esse meio termo nos "descompilica" a vida?! Tenho um desejo interno de ser simples............ mesmo... de andar ao relento... de viver da natureza... de ir para aqui e para ali... de ser livre... ainda mais livre do que sou... mas ainda não sou assim tão simples, pelo facto que não me apetece fazer isso... sozinha!

Complicada, a minha pessoa, hém? :)

http://www.youtube.com/watch?v=j94_UwmG7_w

4 comentários:

  1. Complicada? Não, humana. Segue o teu coração, mas com os pés na terra, esse "material" que nos equilibra e lá estou eu, "A vida é um percurso rumo ao melhor de nós mesmos".

    E a simplicidade é relativa.
    Eu própria penso que o ser simples e ecológico seria voltar a ser "selvagem". Seria feliz?
    Agora, não me parece, mas passo e passo, vai-se fazendo opções. O futuro? logo se verá.

    Um GRANDE beijinho

    ResponderEliminar
  2. De facto, o conceito de simplicidade é relativo. Conheço 2 pessoas ricas e no entanto, são as mais simples que conheço. Veja o Tio Patinhas, é o pato mais rico do Mundo e não há ninguém mais simples:)
    Bem... o Rei da simplicidade era Jesus Cristo.
    Opá! Isto está a ficar uma salada russa:) Com tanta simplicidade, já estou a complicar!
    Penso que o essencial, é sermos nós próprios e sentirmos bem, isso é que importa.
    Fique bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheeh... pois... o essencial é nos sentirmos... e quando nos sentirmos, somos mesmo simples, né?
      Complicada esta coisa da simplicidade! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.