terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dia picante

Depois da minha primeira noite ao relento, que é como quem diz, num quarto que está espalhado pela quinta, mas que tem cobertores e um colchão para uma noite confortável, acordei com energia para trabalhar. Ou então foi das frutas dos cactos que comi, os ditos figos da Índia. O que vale é que o dia foi bastante variado, mas também bastante fluído, ou seja, as coisas foram-se fazendo.

De manhã fui apanhar ervas para dar de comer à vaca, chamada Selenata (acho que é assim que se chama... sei apenas que o nome quer dizer a “nata” do leite em Alemão) e da mula, que não tem nome. Depois de apanharmos ervas suficientes para lhes dar de comer, foi vê-las muito satisfeitas a comer cheiinhas de vontade a comidinha que lhes tínhamos preparado. Segundo me explicaram, elas comem duas vezes ao dia e no caso da vaca, ela também é ordenhada 2 vezes ao dia, sendo que no total dá 10 litros de leite. Eu achei que era mesmo imenso, mas quando o patriarca da família me disse que as vacas leiteiras do leite que bebemos empacotado, dão 50 litros de leite, pensei que alguma coisa não estava a bater bem. “50 LITROSSSSSSSSSSSSSSSSS...?!?!?! Mas isso é imenso!”, exclamei eu. E ele explicou-me que o normal seriam os 10 litros por dia, mais do que isso, só dão esse leite as vacas cheias de hormonas para que possam dar mais e mais leite... Bem, fiquei preocupada!

Depois desta tarefa, foi altura de ir pintar com as crianças da quinta. Pelo que me disseram, elas pediram ao pai se eu podia ir pintar e desenhar com elas. Como elas não falam português e eu não falo alemão, a nossa brincadeira foi a modos que muda, mas que funcionou, funcionou muito bem! Elas abriram um livro de animais, escolhiam o animal, eu copiava o animal para uma folha de papel a lápis e elas coloriam com lápis de cor ou com aguarelas. As crianças que brincaram comigo tinham entre 7 a 12 anos e eu pensei que tinha de fazer uns desenhos fáceis, mas quando vi as pinturas delas, fiquei de boquiaberta, porque pintam verdadeiras obras de arte. E pelo que me mostraram, também pintam a óleo e tudo... e digo-vos são cheias de arte! J Durante a brincadeira fiz o desenho de algumas delas e depois pedi para elas fazerem também a minha cara. A menina de 7 anos fez o meu desenho a lápis de cor azul (achei piada à cor) e a mais velha de 15 anos fez o desenho que está aqui no post. E digam lá que não está lindo?!

Da parte da tarde, depois do almoço e depois da sesta, fomos apanhar malaguetas... digo, imensas malaguetas... que depois de cortadas aos bocadinhos, à mão e à máquina à manivela, se colocou muito sal e se fechou em frascos para conservar. Segundo me foi explicado, depois de uns tempos podemos escorrer o líquido das malaguetas e juntando vinagre dá o tão desejado por alguns, Tabasco.

Depois desta tarefa, e depois de lavar milhentas mil vezes as mãos com água e sabão azul e branco, tenho-vos a dizer que toda eu estava picante... ora se passava as mãos pela cara, ficava a arder, as próprias mãos estavam a arder e como ainda por cima fiz uma ferida num dedo, com as malaguetas, acho que foi remédio santo: desinfecção perfeita! É assim a vida...

A vida aqui corre devagar... digo, anda devagar... mas de qualquer das formas, o dia pareceu que decorreu muito rápido... por outro lado, também se foi passando como se estivesse tudo perfeitamente coordenado e planificado.

E pronto, há ilhas e ilhas... http://www.youtube.com/watch?v=oQjX19ZPbDY

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.