sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia-a-dia com luar


A rotina aqui na Ilha Paraíso é mais ou menos isto que abaixo descrevo:

7h30 – Acordar, com o sol ou com os cócórócócós dos imensos galos que por aqui vivem
8h – Apanhar comida para a vaca e para a mula: geralmente são ervas daninhas, cactos secos ou ramos de árvores muito altas.
9h – Pequeno-almoço: Geralmente como uma fruta ou um sumo de frutas variadas (como por ex. maçãs, pêras, uvas e figos da Índia) que dá energia para a manhã toda. Se tiver fome é só apanhar alguma fruta da que está espalhada pela quinta, tal como, figos, pêras, maçãs, etc.
9h30 – Trabalho da manhã. Eu geralmente ajudo nalguma tarefa, contudo os elementos da família distribuem-se por: fazer o queijo, ordenhar a vaca, ordenhar as cabras, passear as cabras, fazer alimentos fermentados ou secos ao sol, cuidar da horta ou fazer alguma manutenção da quinta.
12h – Preparação do almoço, geralmente feita pelos dois filhos mais velhos
13h – Almoço crudívoro. O almoço tem 3 rituais muito interessantes: primeiro o patriarca chama o pessoal dando uns batuques nuns tambores que estão no palco (sim, há um palco com muitos instrumentos, atrás da mesa principal das refeições, onde geralmente se fazem os concertos e as discotecas de sábado). Em segundo lugar, depois de todos estarem sentados, o patriarca escolhe uma música do livro de cânticos da Igreja Católica e toca a melodia na sua viola, sendo acompanhada pela voz de todos (excepto a minha, que não consigo ler nada bem o alemão). Em terceiro lugar, todos damos as mãos e damos graças pela comida que temos, numa frase de Graças a Deus, em Alemão, que ainda não decorei, mas sei que tem a palavra “Danke”, que quer dizer “obrigado/grato”. Geralmente a comida, sendo toda crua é constituída por: salada ralada de batata e queijo fresco, pepinos às rodelas com queijo fresco, couve picada com tomate e manjericão, salada de tomate com especiarias, cacto cortado às fatias, queijo ralado, queijo curado, cenoura e maçã raladas, amoras moídas e sopa fria à base de tomate. Quem quiser pode acompanhar com uma gema crua, pão feito de cereais seco ao sol ou legumes fermentados, que podem ser malaguetas, cogumelos ou azeitonas.
14h – Descanso. Aproveito também para editar o meu blog e responder aos meus emails, utilizando a internet da quinta.
16h/16h30 – Trabalho da tarde.
19h30 – Jantar crudívoro. Geralmente ao jantar, come-se o que sobrou do almoço ou então, tal como eu, come-se apenas fruta. Costumo comer figos da Índia, melão e melância. Pois, com este calor é o que sabe bem e assim aproveito para emagrecer os ditos kilitos que preciso.
20h30 – Descanso. Eu aproveito para escrever o meu blog, sem acesso à net, mas com o uso da bateria do meu computador, no sossego do meu carro, com a luz da lua! E depois durmo a minha soneca de beleza.

E são assim os dias da Ilha Paraíso... Todos os dias são iguais, excepto o sábado, em que fazem uma discoteca ao ar livre, com música dos anos 70/80 e a 6ª feira de manhã em que se vai ao mercado vender. Esta família apesar de ser quase sustentável e auto-suficiente, (uma vez, que não usa gás, a electricidade é feita através de painéis solares e a água é captada através de um poço, sendo a água potável trazida de uma nascente aqui perto, onde se vai buscar 10 litros de água diariamente de bicicleta) precisa de algum rendimento para pequenas coisas que sejam precisas comprar, tais como: alguns cereais para as cabras e galinhas ou o cardo para fazer os queijos. Assim sendo, a forma de sustento desta família é através da venda de alguns legumes, frutas, alimentos fermentados, galos ou galinhas, cabras ou queijo, no mercado semanal, aqui da zona. Além desta forma de rendimento, um dos filhos, também arranja todo o tipo de maquinaria, incluindo carros! É assim a vida... simples... e natural! Dia-a-dia...

Hoje as minhas tarefas foram acabar o documento traduzido para português, intitulado: “Comer e viver naturalmente: As setes regras para viver na natureza e outras regras para (sobre)viver!” Neste documento aprendi sobre como se podia re-naturalizar Portugal, a importância do casamento e da família, como se pode fazer um governo natural na Idade do Ouro, as receitas crudívoras que tenho comido, receitas caseiras para lavar o corpo e os cabelos, ou a forma de fazer a higiene em casa sem detergentes, ou até mesmo, dicas para que as nossas cidades fiquem mais equilibradas com a natureza. Se quiserem saber mais é só enviarem-me um email a pedir o dito documento ou então lerem o blog do Reinhold, o patriarca desta família, que tem estes pensamentos.

Por hoje é tudo, estou no sossego do meu carro, com a minha cadela, a esperar que a Lua Azul, prevista para hoje esteja no alto do céu e enviar para ela os meus desejos e sonhos... Bem, nem sei se peço desejos... porque tem de se ter muito cuidado com o que se sonha, não vá realizar-se e não ser bem isso que se precisa! Pensando melhor, é melhor que fique nas mãos do destino, os meus sonhos... assim, sempre sou supreendida (pela positiva, claro)! Bons sonhos............. Boa lua... azul... Believe! J

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.