segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um escudo

Hoje foi dia de arrumações. Decidi que nesta minha interrupção entre comunidades, tinha de arrumar a minha casa, sobretudo "despachar-me" da quantidade de tralha que ainda por cá habita.

Fiz este feito há coisa de um ano e no final de tudo, tinha nada mais nada menos, do que 10 sacos daqueles azuis com riscas (que costumo dizer que são os sacos dos ciganos) e uns 5 ou 6 caixotes. Conclusão, como viver de trocas ainda não habitava na minha cabeça, dei tudo a uma IPSS que aceitou de muito bom grado a quantidade de coisas que tinha. Desde, loiça, palitos, champôos, roupa, bonecos, revistas, etc, etc... ficou tudo despachadinho num instantinho! Que leveza!

É sempre um sentimento de leveza que se instala em mim, quando arrumo as tralhas e começo a colocar em caixas e caixotes as mil coisas para dar... Bem... neste momento vai ser para trocar. Hoje foi dia de arrumar a casa-de-banho e a despensa... e bem... nem vos digo nem vos conto, arrumar a casa-de-banho a esta fase do campeonato fez-me perceber qual é a divisão da minha casa onde eu gastava mais dinheiro. Entre cremes para tudo e mais um par de botas, perfumes, medicamentos, gel de banho, shampôos, sabonetes, vernizes, maquilhagem, detergentes para isto e para aquilo, toalhitas para tudo e mais uma coisa... enfim, decididamente a minha casa-de-banho vale milhares! Bem... valia, porque a maior parte das coisas eu vou dar, porque já não uso. Neste momento, contento-me bem com meia dúzia de coisas essenciais, tais como: sabão azul e branco (para lavar roupa ou outras lavagens), um shampôo, um sabonete natural que me foi oferecido, escova e pasta de dentes, desodorizante e pomada chinesa para eventuais dores. Realmente fiquei mesmo parva de todo, quando comecei a ver a quantidade de coisas para isto e para aquilo que tinha: pomada para picadas, pomada para queimaduras, pomada para peles sensíveis, pomada para insolação, creme para corpo, creme para a celulite, creme para o peito, creme para pés, creme para mãos, creme para cara, creme para unhas... patáti patatá! E ao olhar para 3 cremes que encontrei até me "benzi", porque foram os cremes mais caros da minha vida e não cheguei a usá-los até ao fim. A módica quantia de 100€, cada um, os belos dos cremes para a celulite e afins! Enfim... É interessante como as prioridades podem mudar tão drasticamente na vida de uma pessoa! :)

No meio de tanta limpeza, encontrei 1 escudo! Já nem consigo fazer contas, traduzindo quantos cêntimos são 1 escudo, mas fiquei com uma certa nostalgia a olhar para ele, uma vez que quando eu era miúda conseguia comprar uma pastilha Gorila por 1 escudo. Lembram-se? Super doces e enormes que mal cabiam na boca dos mais pequenos?

E hoje foi o dia das nostalgias... porque encontrei também um poema, no meio das minhas tralhas, escrito em papel reciclado, com uns pauzinhos chineses e uma guita, parecendo-se com um pequeno papiro que dizia: 

"Destinação:
Águia de asa encarpada, ruma firme rumo ao Norte. Sê companheira de estrada, fá-la um pouco mais sorte. Desvia a rota da morte, esconde de mim a malvada até essa encruzilhada em que nada lh'é mais forte. Ajuda-me com o teu forte, qu'a luta final é danada, por muito que se transporte seremos só poeirada. Na memória moram muitos mais de mim." (Jerónimo Nogueira)

2 comentários:

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.