terça-feira, 31 de julho de 2012

Grata*

Muita gente me pergunta qual a minha troca mais cómica, mais emocionante ou mais caricata... e nas palestras que dou, tenho sempre as minhas três favoritas: 21 kilos de batatas por um abraço, uma boleia por um telemóvel e umas botas por uma sessão fotográfica aos pés. Todas estas, já aqui vos contei. Depois há uma outra, aquela que considero até hoje a que mais me tocou: um livro por troca de tirar uma pessoa de uma depressão. 

São histórias e mais histórias que gosto sempre de contar... Contudo, cada vez faço menos trocas,  primeiro porque me tornei cada vez mais simples e com menos necessidades, por outro lado, ando preocupada com as palestras que dou, as comunidades que vou, os projectos de futuro, o seminário à troca, as viagens de avião para Moçambique, o gasóleo no meu carro... e neste momento, a minha vida tornou-se um pouco daquilo que antigamente era: burocracia! Tenho pensado muito no futuro... no futuro próximo do dia 21.12.2012 e penso que não quero voltar ao que era (trabalhar para ganhar um ordenado e pagar contas), mas também não quero ser "escrava" de burocracias num projecto, que por muito que pareça simples, fluído e leve, vai dando o seu trabalho... 

Muitas ideias me vêm à cabeça... muitas mesmo... mil coisas poderia fazer para continuar a ter a vida "trocatintas" que tenho... mas neste momento, as minhas perguntas são apenas estas: Será que é burocrático? Dependo dos outros? Preciso de papelada? Posso viver de forma fluída o dia-a-dia ou tenho de planear o futuro? O que eu desejo é aquilo que também é importante para os outros, ou é só para mim?... E pronto... fico "p´ráqui" encrencada a pensar na vidinha... 

O meu projecto que começou por ser a coisa mais simples do mundo: VIVER COM 1111€ DURANTE 1 ANO, 11 DIAS, 11 HORAS E 1 MINUTO COM TROCAS... tornou-se num projecto social de 11 feiras anuais, 1 grupo de trocas para dinamizar, 11 distritos envolvidos, 1 seminário de partilha e 1 país a belivar! Bem... não é pêra fácil! Contudo, posso dizer-vos que a parte pessoal de viver à troca, visitar 11 comunidades, perder 11 kilos e ir 1 mês ao estrangeiro vai-se fazendo... (bem, excepto os kilos... mas pronto), o que neste momento não se vai fazendo, melhor eu não vou fazendo, é a parte social. Como o nome indica parte social é feito pela sociedade e por isso, a componente social do projecto só poderia ser feita e ter o dinamismo que tem tido com as centenas de pessoas que têm ajudado. Acho que nunca tinha dito isto aqui... mas acho que toda a gente sabe que já não sou eu que organizo as feiras ou medeio o grupo das trocas ou assim... Os belivadores tratam do assunto! Fico muito grata... e acho que nem sempre demonstro isso... ou divulgo pouco, pelo menos aqui no blog, deveria partilhar mais e agradecer  a todas as pessoas que têm acreditado no projecto e que colaboram com ele, como se o projecto fosse também a sua alma (e é). E por isso, hoje deu-me para isto e tenho mesmo de agradecer... 

Antes do projecto iniciar tive montes de amigos a ajudarem, no design, no marketing, na consultoria do projecto, na criatividade, nos eventos, na animação, na música, nos vídeos, na informática, na comunicação, etc etc... tanta coisa que nem me lembro mais... 

Durante o projecto, de amigos, passaram a desconhecidos, que ao se começarem a identificar com o projecto, foram cada vez mais ajudando e belivando... Assim, o número aumentou... uns continuaram, outros não... uns ajudaram imenso cada minuto da sua vida durante semanas e meses, uns mantém-se até à exaustão, (como o caso da nossa designer que mensalmente "inventa" um cartaz mais lindo do que o outro...) outros vão estando lá quando é preciso. A vida é assim... as pessoas vão e vêm, estão e ficam, têm as suas vidas, as suas coisas... e por isso, o tempo em que estão é o melhor tempo que têm para dar! 

Depois, de forma mágica, começaram a aparecer equipas distritais, que de forma completamente autónoma, começaram a desenvolver as feiras de trocas, dentro dos princípios das feiras Believe, em muitos distritos... Há distritos que durante todas as feiras tiveram a mesma equipa, algumas equipas só com 1 ou 2 pessoas, outras com mais pessoas, outras com equipas rotativas... enfim... da forma como cada um podia melhor.

Na parte do grupo Troco 1 hora, grupo que eu achava que se mantinha por ele só, também houve o trabalho de uma data de administradores(as) que foram estando vigilantes diariamente, já para não dizer minuto a minuto!

Estou grata... só tenho de estar grata! Sei que sem ajuda de todos, a componente social não teria sentido... Sei que se estivesse sozinha a fazer esta componente, não conseguiria fazer nem 1/10 do que foi feito... Sei que sempre trabalharam de coração, por acreditarem num mundo azul... num mundo em que as voltas têm de ser trocadas, para todos sermos mais felizes! E por isso... estou grata, por mim e pelo mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.