quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fazer as pazes com a minhoca!

A coisa mais fantástica que este meu amigo aqui tem em casa e que ele próprio fez, tem o nome nada mais nada menos do que: Fogão Foguete!  (ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=rtM2NYfTEJI) Não, não é um fogão espacial, mas é um fogão especial que realmente não precisa de gás, nem electricidade, apenas e só de uma simples pinha e 3 pauzinhos de madeira, que às vezes até dão para duas vezes!

Este fogão foguete faz tudo o que vocês possam imaginar, desde grelhados, crepes, café da avó feito na cafeteira metálica, cozidos, etc, etc... Mas o mais fantástico de tudo é que este meu amigo, construiu o seu fogão foguete e neste momento até já vende ao público (se quiserem contactar com ele, segue a página dele, mais uma vez:  https://www.facebook.com/PermaBio). E é tão sustentável que basta ir aqui a uma mata perto de casa para apanhar uns pauzinhos que estão no chão e algumas pinhas para atear o fogo. E foi isso que hoje eu fiz: fomos à lenha, acendi o fogão foguete e ajudei na elaboração da refeição, sobretudo vegetariana, com produtos biológicos, entregues directamente do produtor e em casa, já que na varanda ainda não cabem todos os vasos para uma horta sustentável no dia-a-dia. :)

Começo a pensar que realmente não precisamos de muita coisa complicada e sobretudo cara, para viver... por exemplo, damos um dinheirão por placas de cerâmica (agora até há umas que aquecem através de indução, com panelas especiais de corrida e tudo) e exaustores caríssimos e modernissímos (ver estes por exemplo: http://www.decoralis.com.pt/star-de-elica-exaustor-de-cozinha-de-design-00470/). Mas o que precisamos apenas e só, para cozinhar, comer e viver é de um espaço ao ar livre e uma simples lata de tinta, que reciclada se transforma num fogão foguete. Bem... para sermos ainda mais simples, podemos sempre ser totalmente crudívoros, né?

Outra experiência que tive hoje... foi a ligação mais directa da minha vida, que se tornou em fazer as pazes, literalmente, com as minhas queridas minhocas da compostagem. Pois bem, não sei se lembram, num post anterior, sobre  a minha "aversão" a ter na minha cozinha mínima, um compostor com... MINHOCAS! Isto na era do meu segundo ex-marido, claro! Pois bem, aqui na casa deste meu amigo, como não podia deixar de ser, ele tem um compostor muito chique (ver mais em http://www.ecominhocas.pt/). Este compostor tem 3 níveis onde as minhocas vivem consumindo os restos de comida, excepto citrinos e alimentos com gordura! (Bem... deve ser por causa desta especificidade que na altura em que tive compostor, as minhocas morreram todas!!! :) Acho que na altura colocávamos tudo e mais um par de botas no compostor, excepto carne e peixe, claro está!) Além dos três níveis, o compostor tem também uma torneirinha onde se extrai o chá de composto, que é nada mais nada menos do que o líquido proveniente da trabalheira que as minhocas vão fazendo ao longo dos dias e que é óptimo para usar na rega das plantas, dando um poderosíssimo efeito de "power"! 

Mas a sério... é mesmo fantástico ver os restos da nossa comida ser colocada no compostor e após vários dias, vê-la com o aspecto de terra, sem odores e sem restos da comida! Não acham que as belas das minhocas fazem um trabalho mesmo fantástico?!?! Eu acho!!! Essas é que vivem mesmo à troca. Dão-nos fertilidade à troca de comida, já viram que vidinha santa? Pronto, está decidido na minha próxima reencarnação quero ser minhoca! LoooooL... Bom... por enquanto, acho que me fico nesta vida, e começo, em breve, por ter um compostor, na minha mínima cozinha com as ditas minhocas! :) Assim sendo, aproveito a comida, dou de comida a seres vivos e adubo com estrume as plantas da minha praceta! Assim, volta tudo ao ciclo da vida!!!! Começa num ponto e termina no mesmo ponto... sai da terra e vai para a terra! Como tudo o que devia ser na vida!

...

Hoje à noite... andei 6,5 kms! Epah! Estava de rastos... aliás, ainda estou! Pois é, acho que o meu maior handicap, nesta coisa da vida saudável é mesmo tudo o que dependa do meu corpo, ao nível do esforço físico. Chamem-me de preguiçosa ou gordinha ou sei lá, mas o que é facto é que andar, correr, fazer ginástica ou outra coisa que tal, excepto estar com o rabiosque à frente do computador, me parece sempre muito esforço! Bem... dizer isto aqui, parece mesmo mal... eu que quero ser uma pessoa saudável, ecológica e poupada, não me parece muito bem, dizer a viva voz que NÃO GOSTO DE MEXER UM PÉ! Pior ainda, se forem os dois e a uma velocidade mais que 500 metros à hora! :)

Pois é... é aqui que está o meu calcanhar de Aquiles e é aqui que vou ter de insistir, sabe-se lá como! A verdade, verdadinha é que eu julgava que não conseguia, de todo, andar nem que fosse um kilómetro e a verdade, verdadinha é que por exemplo hoje, no total, andei 8 kms. Para mim é uma grande meta! 

Bem, uma grande meta e umas grandes dores nos pés, nas virilhas, nos gémeos, nas canas das pernas e tudo o mais que se situe da cintura para baixo! LoooooL... Contudo, também percebi que o meu ex-marido é que tinha toda a razão do mundo: "Andresa, uns bons sapatos valem uma vida!" E assim foi, foi com ele que comprei as botas de andar/montanha mais caras da minha vida, (que valiam uma colecção inteirinha de Primavera/Verão de sandálias fashions do chinês) e que até hoje, são as botas com maior durabilidade da minha vida! Conclusão: comprar caro, nem sempre é consumismo! Comprar caro pode e deve ser, pensar em grande, pensar no futuro... e já agora, pensar nos pés! 

Pois bem, eu não pensei nos pés quando fiz a mala para vir para aqui e por isso, logo no primeiro dia fiquei com uma borrega (eu traduzo, borrega em Castelo Branco é sinónimo de bolha) num pé! O raio da "bicha" (borrega) está a melhorar a seu tempo, com o bálsamo de Calêndula que o meu amigo me facultou e que também é da sua autoria! Miraculoso! :)

Enfim... é a vida... e na vida o que precisamos mesmo de fazer é começarmo-nos a mexer... quer seja fisicamente, quer seja mudar de mentalidade, quer seja a mudar de vida, quer seja a mudar de hábitos, quer seja a mudar a sociedade ou algo que para nós não faça mais sentido... O que interessa, pessoal é: "Start to move" : http://www.youtube.com/watch?v=LknjfLqsyd8&fb_source=message


4 comentários:

  1. Tudo é mesmo uma questão de pratica, e sabes Andrezusca,que quando damos um passo num sentido, ele fica guardado na nossa caixa de memorias e da próxima será melhor ainda! Caminhar para mim chega a ser mais importante que comida! preciso mesmo muito de caminhar, é a forma que depende de mim de me acalmar e de sentir a vida. Vale a pena insistir! estamos juntas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois!!!... é um hábito e uma forma de olhar para as coisas de forma diferente... é mudar de lentes... só isso! :)
      Um dia, vou-me habituar... eu sei! *
      Beso

      Eliminar
  2. andreza podes me dar o contacto dele?obrigada do senhor ke vende fogoes foguete...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.