quarta-feira, 20 de junho de 2012

Já cheguei à Madeira!

É verdade e oficial: já cheguei à Madeira! O distrito de Portugal com 11 concelhos, mesmo mesmo belivador! :)

Sabem quando dizem que a Madeira é linda? Pois é... é mesmo linda... nunca imaginei que fosse tão linda... ainda não parei de abrir a boca desde que cá cheguei... São encostas e encostas de serra sem fim, com casinhas, bananeiras, vales, túneis, pontes... lindas de morrer! :) E flores... flores... flores... de todas as cores e feitios... E casas típicas, parecem coloniais... Às vezes tenho flashes e parece-me que estou em Cuba... até alguns carros são engraçados: os carochas, os 4L e os táxis bem amarelos, que por cá chamam de "Abelhinhas". Bem... mal pus um pézinho em terra, comecei logo a amar! :)

A minha vinda à Madeira, não foi bem uma troca, porque não foi solicitada por mim, mas sim, pelo grupo "Madeira em Transição" que queriam fazer uma feira de trocas por cá. Como conheciam o meu projecto, pensaram que se podia juntar as duas iniciativas e voilá, lembraram-se de me convidar para lançar a 1.ª Feira de Trocas do Believe in Madeira, que vai ser no próximo domingo, entre as 15h e as 19h no Mercado dos Lavradores, na Praça do Peixe, que a Câmara disponibilizou para o efeito. Sim, porque a Câmara do Funchal (ver mais em http://www1.cm-funchal.pt/) já beliva! :) 

Depois quanto às minhas dormidas, conseguiram um patrocínio da Pousada da Juventude Quinta da Ribeira (ver mais em http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/pt/PFunchal.htm), que é um casarão com traços antigos e lindaaaaaaaa... com um jardim fabuloso, que me faz lembrar mais uma vez, a minha estadia em Cuba! *

Nas refeições, contaram com o apoio, aos almoços, do restaurante/ervanária Terra Mãe (ver em https://www.facebook.com/pages/Ervan%C3%A1ria-Terra-M%C3%A3e/220914321270879que tem uma comidinha caseira e vegetariana de bradar aos céus. Hoje comi um prato regional típico adaptado, versão vegetariano, com batata doce, maçaroca de milho (há anos que não comia maçaroca de milho), brócolos, tofu, etc... e para sobremesa uma delícia de maçã fantástica. Em troca, vou ajudar no jardim da ervanária. Quanto aos jantares vai ser assim um bocado, "seja o que Deus quiser"... por isso, cada dia vou ver onde me podem fazer trocas. Hoje fui ajudar uma instituição que distribui comida aos sem abrigos aqui do Funchal, a C.A.S.A. (ver em http://casa-apoioaosemabrigo.org/), que faz o trabalho fantástico de recolher a comida que sobra de um dos hoteis aqui da Madeira e entregar aos sem abrigo ou famílias mais carenciadas. Como sobrou uma "covete" de lasanha, foi isso o meu jantar. Lembrei-me que talvez possa ajudar esta associação a angariar mais comida, junto de mais hoteis, com os meus contactos em hotelaria do meu antigo trabalho... a ver vamos!

Hoje o dia foi preenchido, a ver:
10h30 - Chegada à Madeira
15h - Entrevista na RDP Antena 1, no programa "Ao natural", com Teresa Mizon
19h - Palestra no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos (http://www.cm-camaradelobos.pt/Centro_C%C3%ADvico-1149.aspx), um local, onde já costumam fazer umas feiras de trocas, intituladas Trocastock! Adorei saber que já há sítios aqui na Madeira que tinham esta forma de fazer diferente... o trocar é que está a dar!
21h30 - Trabalho de voluntariado na C.A.S.A.

... Se alguém acha que vim cá de férias, para me banhar neste belo mar azul... está muito enganado... que também aqui, eu não páro! É sempre a andar, correr, voar e bailar! http://www.youtube.com/watch?v=H2qghj7itIk

6 comentários:

  1. Estás a começar bem, chamar Cuba à Madeira.
    Vamos esperar que o Alberto João e simpatizantes não leiam o teu post :-D
    Ganda pontaria, Andresa :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu começo sempre bem... e eu não "chamei" Cuba à Madeira... disse que me lembrava... e lembra-me coisas muito boas, porque para mim é um dos países mais interessantes para conhecer e viver: há lá de tudo, mas continua tudo genuíno, tudo muito mais humano e muito menos modernizado! Por isso adoro Cuba! E por isso, adoro a Madeira! Há algo da natureza da ilha, algo de mágico e pouco humanizado... e isso não é bom, é fabuloso!
      ... Aponto sempre bem... tenho muita sorte ao jogo! ;)

      Eliminar
  2. Força Andresa, excelênte exemplo.

    Beijinhos

    "Necessário confiar, para merecer confiança,
    dar, para receber,
    auxiliar, para ser auxiliado."

    Emmanuel

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Andresa!

    Estive no Centro Cívico do Estreito na sua palestra (fui eu que fiz o "smile" de plasticina!!). Prefiro antes dizer uma conversa, pois foi num tom muito informal, até familiar, que esteve a partilhar connosco esta sua fantástica experiência. Foi verdadeiramente inspirador! Acredite que estava sempre com vontade de dizer "Uau, espectáculo". E naquele momento pensei: "Há pessoas boas e nem sempre saem a perder!". Parabéns acima de tudo pela coragem. No final, quando me deu o abraço disse-me, mais ou menos por estas palavras "Vamos lá ajudar os outros". Bem, ainda não tenho nada parecido e grande (em todos os sentidos!) como o seu projecto, mas pelo menos já tento fazer algo com o meu blogue (montradedescontos.blogspot.pt) em que, em vez de guardar para mim certas informações, partilho com todos, para que possam poupar uns trocos nestes tempos difíceis. Sei que de momento não será frequentadora do espaço, pois consigo é mais trocas :), mas se alguma vez quiser uma pechincha, vá lá dar um olhinho. Força e que continue a ser feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata eu... boas trocas... ou boas vendas, enquanto o "dinheiro" for a moeda de troca! :)
      Boas partilhas... e seja feliz também... com muitos smiles! Temos todos de ajudar todos, para assim sermos "todos" felizes! *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.