terça-feira, 8 de maio de 2012

Permacultices AMORosas

Pois, é a minha estadia aqui na Aldeia das AMOReiras tem os dias contados, amanhã já estou de regresso a Lisboa, porque muito trabalhinho me espera!

E por hoje, decidi contar-vos as "permacultices" que por aqui fui vendo e utilizando. 

1. Tal como em Tamera, a casa onde estou também tem uma casa-de-banho seca. É muito engraçado porque temos a sanita "normal" com água e depois uma outra sanita que é um cubo onde se deita serradura e que de forma simples e rápida se pode despejar para um sítio apropriado.

2. A loiça, tal como em Tamera é lavada em 3 bacias: 1.ª para tirar a gordura, 2.ª para lavar com detergente, 3.ª para passar por água. Sendo que as águas são utilizadas para a horta. Contudo, aqui há um pormenor, a 1.ª bacia não é com água e sim com serradura, onde de forma muito simples se esfrega com uma "vassorinha" a gordura da loiça, utilizando a serradura.

3. O que vos mostro na primeira imagem é um sistema de aquecimento de água ao sol. Ou seja, a água é fica naquela mangueira preta e estando ao sol aquece a água que lá está, dando para, automaticamente descarregar numa mangueira para o lava-loiças sem precisarmos de aquecer água de outra forma. Imaginam a temperatura da água em pleno Verão aqui no Alentejo!?!?!? Ui... 

4. A imagem de baixo é um forno solar, ou seja, se verificarem está todo forrado de papel de alumínio, que ao reflectir o sol, coze o comer que dentro lá estiver, o pão, o bolo, etc etc... E como é grande, dá para cozer muita coisa ao mesmo tempo.

Sei que também há aqui um duche que aquece a água de forma muito engraçada, mas ainda não conheci o Senhor Duche pessoalmente, contudo, vou ver se amanhã ainda lhe dou um "alô" para vos contar acerca dele, ok?

E por hoje é tudo... amanhã Lisboa espera-me e muito trabalho também, porque a próxima feira de Lisboa, dia 20 de Maio, vai ser de arromba. Vai ser filmada para um canal de TV internacional, chegando a toda a Europa e à América Latina!!! Uauuuuuuuuuu!

Besooooo a todos!*

E hoje só me apetece ouvir esta música e pularrrrrrrrrrrr... http://www.youtube.com/watch?v=Qg44qKSbsdQ

6 comentários:

  1. Muito bem!
    Mas...2 dúvidas:
    a) a serradura vem de?
    b) papel de alumínio???? implicações???

    sorry, mas são mesmo dúvidas :-S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pois eu não sou lá muito entendida nestas coisas. Apenas vejo e conto!!! Eeheheh... mas vou tentar perguntar! Contudo acho que:
      a) Aqui há muita cortiça, que vem de árvores que estão mortas e que os agricultores têm de limpar as florestas por causa dos fogos, por isso, a cortiça deve vir daí. Digo eu!
      b) Bem, não faço a mínima ideia... mas a ver se pergunto!
      Grata*

      Eliminar
    2. Obrigada, vou ficar a aguardar :)

      Eliminar
    3. Olá!
      Quanto à serradura, há um carpinteiro na aldeia que a disponibiliza.
      Quanto ao alumínio, realmente perguntei na aldeia, só que a pessoa que o construiu não se encontra na aldeia e não tive como saber mais. Se o vir de uma próxima vez, pergunto-lhe e depois digo-lhe, sim?
      Grata

      Eliminar
    4. Obrigada pela sua atenção.
      Boas Vidas por aí ;)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.