sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Troquei um jantar de luxo por um de lixo!

Hoje tinha um jantar tradicional, no festejo de um aniversário, com tudo o que se tem direito: um belo jantar, salgadinhos, refrigerantes, bolo com chantily e demais iguarias fantásticas... contudo, como já me tinha comprometido com um outro jantar, decidi ir a este último, uma vez que não é uma coisa muito frequente de acontecer e sem dúvida é algo muito intrínseco ao meu projecto.
E que jantar foi este? Um jantar FREEGAN!
E o que é isto? "Freeganismo propõe reaproveitar alimentos e objetos descartados pela sociedade de consumo, reduzindo o desperdício gerado por ele.  Assim, os freegans buscam construir autonomia, vasculhando ao invés de comprar, fazendo voluntariado ao invés de trabalhar, fazendo ocupa ao invés de alugar, e coletando comida no lixo ao invés de adquiri-la."

Ora bem, então eu hoje fui jantar comida que o pessoal ontem foi respigar (vem da palavra: apanhar no campo as espigas que aí ficaram após a colheita) comida a lojas, mercados, supermercados e caixotes do lixo. Ou seja, comida que foi posta de lado por alguém que julgava que a mesma já não era útil, mas que é facilmente "reciclada" em comida viável de ser comida, uma vez, que a maioria das pessoas deita para o lixo quantidades enormes de comida, que está, boa! Quantas vezes não deitaram para o lixo um iogurte ou um pacote de leite que tinha data de validade a terminar nesse dia?... Sabiam que a data de validade inscrita nos pacotes não é a correcta? Há sempre tolerância de mais uns diazitos... e depois temos sempre a velha máxima de: "olhar, apalpar, ver e cheirar" e depois decidir.

Bem adiante, então eu hoje troquei um jantar onde a sobremesa era bolo de anos com chantily com pessoal que é como se fosse a minha família, por um jantar feito com restos de lixo com perfeitos desconhecidos! E como foi o balanço desta troca? Um must!... A ideia de estar a comer comida, que eventualmente seria estragada sem sentido e conhecer novas pessoas tudo de uma acentada só, foi divinal! No fim do jantar, ainda se falou um pouco sobre o Freeganismo e viu-se alguns vídeos sobre o tema. Contaram-se também algumas peripécias sobre a temática...

Seguem-se algumas: Um dos locais comerciais (cá em Lisboa) onde se costumam buscar/pedir os restos da comida, ao saber de tal intenção, rasgam com um x-ato os pacotes da comida e colocam lixívia para que ninguém possa reaproveitá-la. Nos E.U.A. há pessoas que põem um cadeado nos seus caixotes do lixo para que ninguém possa aproveitar essa comida. E há um site internacional, que mostra os horários em que a comida dos vários locais é colocada na rua e a que horas aparece a carrinha do lixo, como é o ambiente durante o respigar, etc...

Conseguem perceber, como há imensas coisas que nos passam ao lado? Conseguem perceber as vivências diferentes de cada pessoa e também a noção de "atrapalhar" a vida do outro, quando o outro não nos faz mossa!? Conseguem perceber o quanto mesquinha é a mente humana que se sente "dona" do seu próprio lixo e por isso usa cadeados para "boicotar" a ajuda possível ao outro? Conseguem perceber, como é maldosa a mente humana quando estraga comida propositadamente com lixívia para não haver a possibilidade de ajudar o outro?...

Bem... estas e outras questões poderíam ser colocadas a noite inteira no meu post de hoje... Realmente, cada dia sinto-me mais grata por ter tomado esta decisão do meu projecto e poder-me deparar com estas diferentes realidades, que podem não ser, a minha escolha de vida, mas pelo menos me fazem sair do quadrado e das festas de aniversário com bolos com chantily (por muito que me tivesse custado horrores não ter jantado o luxo em vez do lixo... e não foi por causa dos ingredientes, mas sim, pelos laços dos meus amigos-família).

Deixo-vos um clip que o grupo Freegan's do Porto fez, para mostrar um pouco tudo isto e muito mais que hoje vivenciei: http://vimeo.com/34201685

Já agora... pensem o que vão deitar fora... vejam se é realmente lixo ou luxo, porque "O lixo só é lixo, quando está no local errado".

P.S. No final do jantar, e como sobrou muito do respigado, ainda tivémos a possibilidade de trazer para casa o que sobrou... eu trouxe uma banana-pão e uma romã... que estavam novinhas em folha! :)

14 comentários:

  1. ola andresa eu infelzmente ja sabia essa da lixivia fiquei como tu indignada. Para que? se eu nao tenho tu tambem nao, é o proprio do individualismo para nao lhe chamar outra coisa. bom post gostei muito eu aproveito tambem muito dos que as pessoas deitam para o lixo! bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é a vida... uma vida mesmo "egóica"... felizmente há outros tipos de pessoas também neste mundo!
      Grata*

      Eliminar
  2. A cada história que colocas aqui, entendo e solidarizo com a tua causa. Por isso, parabéns pelo teu projecto de vida.
    Já conhecia esta realidade/necessidade de alguns e continuo a ficar sensibilizado.

    Continua no teu trabalho. Estás a descobrir mais do mundo que já está aí e é importante que o mostres a todos os outros. "Conhece todo o mundo sem o julgares e conhecerás a alegria de viver."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh José Martins, adorei essa sua frase... sim, vou tentar conhecer o mais possível todo o mundo... e estou sempre a aceitar sugestões, quero verdadeiramente ter alegria dentro de mim para viver e dar!
      Grata*

      Eliminar
  3. Ai ai tanto desperdicio que há!!!! Ainda ontem comi um iogurte de 19 de Janeiro e estou sã e salva!

    Sou engenheira do ambiente e "luto" constantemente com os meus amigos para que eles façam uma coisa tao simples como reciclar! Todos os dias vejo papeis no lixo normal em vez de estarem no balde azul da reciclagem. Embalagens a mesma coisa. Enfim, é uma luta que com persistencia venceremos!

    Boa continuação de projecto, é de louvar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... há muita falta de informação! Grata pelo seu contributo! :)

      Eliminar
    2. Vanessa,
      Gostava da tua ajuda. Na qualidade de Engª Ambiental, é legal o envio para aterro de quantidades enormes de plásticos, cartão e matéria orgânica como fazem essas cadeias de supermercados que não dão as sobras ? Temos de os levar a doar os restos, até porque eles são beneficiados pois passamos recibos passiveis de deduzir em sede de IRC.
      Sou voluntário numa entidade que recolhe e distribui essas sobras por famílias carenciadas e algumas cadeias de supermercados, dão ordens para inutilizarem os restos.
      Podes dar a tua opinião ? ferroni.cook@gmail.com

      Eliminar
  4. correndo o risco de ir um pouco a "contra-corrente", vou tentar explicar o motivo de estragar a comida qd é deitada fora: freeganismo é uma corrente nova e considerada "excêntrica", ainda que, em minha opinião, tenha motivos mais que válidos.
    no entanto, trabalho numa câmara, e o que posso assegurar que é bem mais comum é haver indigentes a vasculhar no lixo dos supermercados. Tb concordo que não deveriam estragar comida, mas o facto é que após a passagem das pessoas pelos contentores, a zona fica completamente suja, papéis por todo o lado, comida... e vá de atrair cães, conspurcando ainda mais o local.
    É apenas para acrescentar algo do "outro lado da questão", e talvez o porquê de inutilizar comida.

    Cumprimentos, também gostaria muito de ter estado nesse jantar mas é-me bastante longe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... há sempre dois lados da moeda... mas pronto! A vida é mesmo assim... pode ser que um dia ainda nos encontremos os dois num jantar freegan ou apenas nas trocas! :)

      Eliminar
    2. Para evitar esses ditos "incómodos" na instituição onde faço voluntariado, vamos a certos supermercados buscar esses alimentos e distribuímos a famílias que comprovadamente necessitam.
      Infelizmente, algumas marcas, não o fazem e deitam a tal lixivia nos alimentos que sobram.

      Nos dias que correm, é CRIME ! ! !

      Eliminar
    3. pois é... é muito mau mesmo!!!!
      vamos mudar a mentalidade?
      :)

      Eliminar
  5. Olá, e bom ano :) De facto, isso da lixívia e afins é chocante, pelos motivos que a Andresa tão bem já referiu pelo que escuso de repetir ... :/ *-) Aproveito assim a oportunidade para solicitar uma pequena ajuda: a Andresa fará por um acaso alguma ideia (ou conhecerá alguém que saiba e possa dizer) de por que caixotes ou zonas, junto portanto aos supermercados e afins, se possa encontrar os 'desperdícios' das tais comidas que acabam no lixo? É que eu tinha bastante interesse em começar a recolhê-la eu própria para mim, mas não sei bem por onde começar e tenho tido alguma dificuldade em encontrar essa informação (já há um bom tempo que compro a comida que é vendida a metade do valor inicial e normalmente, que está próxima de expirar a validade). Como a Andresa conviveu com pessoal Freegan pode ser que saiba. No caso habito na zona da margem sul do Tejo (Pragal...). À falta de 'esquema' e para começar se calhar vou mesmo começar a vasculhar lixo próximo dos ditos, à noite (nem é por vergonha, apenas por discrição). Grata e continuação de um ano feliz e óptimas trocas e poupanças no geral! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa!!!
      Pois que eu saiba não há essas informações... tente entrar em contacto com o RDA, que foi onde tive o jantar (http://rda69.wordpress.com/) ou então com o projecto 270 (https://www.facebook.com/pages/projecto270/33277867677?fref=ts)
      Divirta-se!!! :)

      Eliminar
  6. Criei este grupo sobre Freeganismo em Portugal. Contra o capitalismo! Para os interessados: https://www.facebook.com/groups/967815039971555/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.