domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ando em transição!

Foto by Paulo Pereira
Desde que o meu projecto iniciou muitas são as pessoas que me convidam para eventos, me falam de projectos, de ideias, de sonhos e até de pedidos de ajuda! Eu sei e sinto, que não tenho a solução dentro de mim para todos os males do mundo, mas também o sei, que todos nós temos dentro de nós, a solução para os nossos próprios males e as respostas correctas (mesmo que às vezes não pareça) para tudo o que se coloca à nossa frente!

Ora bem, desta vez, o convite foi para estar presente no Encontro de Movimentos de Transição de todo o Portugal. E que é isto da transição? É caminhar de um paradigma mundial actualmente existente para um outro, que mal sabemos o que vai ser, mas que desejamos e sonhamos, como sendo um mundo novo, igualitário, justo, comunitário, divertido. É isso que todos andamos a tentar fazer, certo? Até eu, acho que através do projecto pessoal de viver quase sem dinheiro, da forma mais saudável, ecológica e sustentável tenho essas permissas... É muito interessante verificar que actualmente as hortas comunitárias abundam nas cidades acinzentadas cheias de betão, bem como a vivência comunitária de dar ou trocar excedentes entre vizinhos, ou cuidar dos filhos e fazer workshops de partilhas de saberes... para mim, este é o FUTURO!

Então, posso dizer-vos que hoje tive durante um dia, no futuro. Um futuro divertido, com boa comida, com alegria à volta da mesa (e do vinho), com partilha de saberes, com muitas risadas. Num ambiente onde as crianças são incluídas nas actividades da comunidade e não deixadas em casa dos avós a entupirem-se em televisão. Num ambiente onde há cadeiras para todos, sendo estas feitas de paletes de madeira. Num ambiente onde se aprende através de dinâmicas de grupo baseadas no "Party and Companhy". Num ambiente onde ao final da noite há sopa quentinha para todos e uma fogueira para aquecer os corpos gelados mas munidos de corações quentes!

Senti ainda mais o futuro, quando vi um casal novo, dos seus 30 a 35 anos de idade com um bebé de menos de 1 ano, que no meio da palestra troca a fralda de pano ao seu filho, dá-lhe de comer, ajuda-o a caminhar no meio da plateia, dá-lhe mimos e carinhos mas mesmo assim, está presente no movimento de transição e a ouvir atentamente a "palestra"... Serão as crianças impeditivos do nosso crescimento e da nossa estadia na comunidade? Uma comunidade baseada na terra e na partilha com os vizinhos e amigos? Onde na pausa do almoço, crianças e adultos saltam à corda, jogam à malha e à macaca? É este um mundo novo e desejável?... creio que sim... creio que é o caminho...
Eu gostei... e contínuo nas minhas ânsias de transitar para este caminho comunitário e partilhado... por isso, acho que devemos começacar a pensar seriamente em unir formas e fazer do Movimento em Transição mais uma "ferramenta" do Believe in Portugal.... mas isto sou eu a dizer, claro! :)


4 comentários:

  1. Vivo fora de Portugal, neste momento no Brasil no futuro ainda nao sei... mas tenho observado de longe tudo isso a acontecer, todos estes movimentos positivos e emergir da fraquesa portuguesa que tantos nos caracteriza, que fico emocionada e orgulhosa se ser mais uma Lusa que por aqui anda.
    So quero dar-lhe os parabens, e eu sei que estou muito longe mas se achar que tenho alguma coisa de util para acrescentar ao seu projecto é so dizer, deste lado do mundo estamos às ordens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Que bom que tem gostado... acho que todos podemos ajudar... Aí no Brasil também pode começar a dinamizar feira de trocas, quem sabe?
      Um beso transatlântico*

      Eliminar
  2. Andressa,
    Para me apresentar, primeiramente, quero dizer-te que sou Gaúcha, pois, nasci e vivo no Rio Grande do Sul (Brasil) e depois, sou, Brasileira.
    Adorei a proposta do seu Projecto e lhe desejo o maior sucesso do mundo, assim, como desejo que ele sirva de inspiração não só para os portugueses, como para muitas outras nações, onde, incluo o meu Brasil!!!
    Viver melhor com menos, com mais qualidade e menos quantidade, com mais liberações e menos imobilizações, viver de forma sustentável ... e assim, contribuir para que o futuro do planeta nos agradeça por essa pequena GRANDE ação.
    Parabéns pela sua iniciativa!!!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata Tânia!
      E eu espero sempre por mensagens destas para que me ocntinuem a inspirar na minha caminhada!
      Boas inspirações e boas mudanças também no seu país! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.