sábado, 23 de agosto de 2014

O dinheiro e as férias

Desde que comecei o projecto nunca mais tive férias, na verdadeira acepção da palavra. Bem, a bem dizer estou diariamente de férias, mas como sempre tenho de fazer algo à troca, a terminologia “férias” não está bem empregue... sendo que a palavra “trabalho” também não é o que deve definir o meu tipo de vida diário. Que tenho algum trabalho e muitos trabalhos tenho, mas nenhum emprego! Contudo, trabalhar é coisa que ainda não parei desde que comecei a viver de trocas. Mas sentimento de estar “um pouco aprisionada”, que o trabalho nos dá, esse sem dúvida é algo que não sinto muito... sinto mais algo que se pode chamar de “comprometimento” e “responsabilidade” de ter de fazer as trocas, para “pagar” os bens ou serviços que preciso.

O bom do dinheiro (e o dinheiro tem muitas coisas boas) sem dúvida é a liberdade que nos dá (mas também nos dá muita prisão) de sermos autónomos para pagarmos por “aquilo que nos dá na tola”, sem pedir autorização a ninguém. Já as trocas... essas são diferentes, temos sempre de conseguir negociar o que nos convém, de preferência em situações que ambos os lados fiquem a ganhar.

É essa sensação de “liberdade e autonomia” que o dinheiro dá e que sinto mais saudade. Realmente eu nunca vivi sem dinheiro... estou farta de dizer isto... mas quando se fala da minha experiência quase todas as pessoas dizem: “A Andresa, a menina das trocas, que vive sem dinheiro”... Mas tal não é verdade!... Como sabem, no meu 1 ano e 11 dias vivi com 1111€, logo: com dinheiro. É verdade que cada vez vivo com menos... e sei que conseguiria viver sem dinheiro nenhum pelo menos por uns tempos ou na maior parte das coisas, tendo de me adaptar noutras, cedendo noutras e escolhendo outras.... mas como já tive oportunidade de escrever aqui no meu blog, ainda não é minha intenção viver totalmente sem dinheiro. O dinheiro, ou pelo menos, algum dinheiro, dá-me uma certa liberdade! E sou muito mais feliz com os 50€ que gasto num mês, do que a viver inteiramente de trocas, mesmo que vivesse de uma forma milionária (mas sem dinheiro)! J

Nestes três anos que vivo sobretudo de trocas, comecei ultimamente a sentir-me muito cansada... não do esforço que faço dos diversos trabalhos onde troco, mas mais de estar constantemente em contacto com pessoas, nas palestras, na comunicação social, nas redes sociais... focada nos meus 1111 projectos (casas, feiras, lojas de trocas, livro, site, entre outros) e nas minhas trocas diárias. Viver de trocas é um “non stop” que se torna um ciclo vicioso: tudo é possível trocar, mas quanto mais se quer, mais se troca!

Cheguei a uma situação de emergência: precisava de férias! Mesmo: FÉRIAS! Não é bem, ir uns tempos para comunidades ou quintas com wooffing ou trabalhar num hostel à troca... Não, o que eu precisava era de FÉRIAS mesmo!

E claro... como não podia deixar de ser: Férias à troca!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.