domingo, 16 de fevereiro de 2014

"Às vezes desistir, é andar para a frente"

A primeira vez que ouvi a frase, que está hoje no título do meu post, foi de um amigo, que na altura era meu colaborador num projecto social. Ele referiu esta frase, quando desistiu do emprego e quando isso fez, com que toda uma equipa tenha desistido de um projecto. Pura e simplesmente porque não dava para continuar mais em frente.
Sempre tive um "pouco a mania", que é possível remediar tudo e que nunca devemos desistir de nada, mesmo quando esse "nada" nos magoa ou nos humilha ou não é tal e qual como sonhávamos. Devemos seguir em frente, porque é sempre possível alterar tudo! Errado! Há alturas na vida... que é preciso parar!!! 
Talvez esta tenha sido a minha aprendizagem sobre "desistir" para ir em frente... mas para vos dizer a verdade, raramente tomo esta postura, mesmo que me sinta desconfortável numa situação. Penso sempre que, se me comprometi tenho de ir em frente e até ao fim, por mais que me doa. 
Se não tivesse sido por esta minha mania, acho que uma das coisas mais dolorosas da minha vida, não tinha acontecido, apenas e só, se eu não tivesse insistido em ir com a situação até ao fim... mas pronto, águas passadas!
Este ano, acho que aprendi mais ou melhor esta forma de agir e por isso, desisti de várias coisas... umas delas que nem sequer iniciei por não me querer comprometer e depois falhar. No meio de mil e uma coisas para fazer, decisões a tomar, decidi pôr fim a algumas coisas que, ou porque não tinham a ver comigo, ou porque ainda não é altura de as fazer, pûs simplesmente, em "stand by". Assim, este ano, vou ter apenas e só como meta: cuidar de mim e definir o que é o Believe e como posso com ele ajudar os outros. Claro que este "cuidar de mim" não é assim tão simples e fácil e rápido... tal como a definição do Believe não é propriamente pêra-doce, mas por isso, vamos por partes: cuidar de mim e reflectir sobre o Believe. Claro que as minhas trocas diárias continuarão, tal como a preocupação em vender o meu carro e editar o meu livro (mal consiga o papel à troca)... e obviamente continuar com a casa de trocas de Torres Vedras a andar para a frente (ver mais em https://www.facebook.com/CasaTrocasTorresVedras?fref=ts)! Mas pronto: a prioridade é mesmo priorizar-me a mim e reorganizar todas as minhas ideias e as minhas acções face ao Believe que foram de uma forma "monstruosa" indo cada vez mais e mais além...
Coisas que desisti ou pus simplesmente em "stand by":
. a horta - não tenho suficiente para cuidar dela semanalmente, por isso, os meus dois amigos ficaram à frente dela e quando eu posso dou por lá uma ajudinha
. uma feira de trocas no Norte - seria uma coisa mesmo muito grande e neste momento, não tenho forma de me deslocar para o Norte sempre que queira, por isso, fica em stand by...
. a peça de teatro "A Alma Portuguesa", quero fazer uma peça de teatro, que já tenho tudo pensado e definido, mas será uma coisa mesmo "à la grande e à lá francesa" (ou será portuguesa) e por isso, aguardo quando for a altura de a dinamizar
. um livro para crianças e um jogo para crianças e para empresas - é outro dos meus sonhos, mas será quando tiver mais tempo para me dedicar a isto
. uma casa de trocas na terra da minha avó - pois, agora tenho de priorizar na casa de trocas de Torres Vedras

Desisto... para andar em frente! Às tantas nem desisto! Apenas páro!

"Mesmo que a tua sorte
Seja a de um perdedor
Nunca deixes de saltar

Se saltares muito alto
Não tenhas medo de cair (baby)
De ficar infeliz
Feliz a cem por cento


Só mesmo um pateta feliz"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.