sábado, 18 de janeiro de 2014

Sou apresentadora de TV à troca!

Com o início do ano de 2014, veio um novo desafio: um programa de televisão, da minha "direcção": "Trocar as voltas à crise"! 
Ao longo destes quase 2 anos a viver de trocas, deparei-me com um número muito elevado de pessoas com vidas, projectos e empresas interessantes e por isso, tinha como desejo ter um programa de televisão, com apenas convidados belivadores (saudáveis, ecológicos, económicos, sustentáveis, humanos e felizes).
A Televisão de Lisboa (ver mais www.tvl.pt), abraçou assim este projecto e aprovou o programa “Trocar as voltas à crise”. Este programa vai ser um talk show semanal de 30 minutos, todas as 6as feiras. 
O foco são entrevistas a convidados, que são exemplos de boas práticas ambientais, de saúde, de comércio justo, de educação, que de alguma forma ajudam a ultrapassar a crise económica e de valores, que vivemos nos dias de hoje. Haverá ainda rubricas com dicas ‘belivadoras’, boas notícias em Portugal e reportagens semanais.
Apesar de ser eu a dar a cara e de todos os meus convidados serem meus amigos/conhecidos, esta coisa da televisão não seria possível se não tivesse tido a ajuda de imensas pessoas/empresas que facultaram o que podiam para contribuir para este programa. É para eles o meu post!
Nuno Gervásio: que me ajudou a fazer a proposta da ideia do programa e por isso, é o mentor deste programa! Desde sempre lhe chamo de El padrinho! Com os seus mil projectos, está lá sempre quando é preciso e acredita tanto em mim que até diz: "E se depender de mim, só descanso enquanto ela se tornar a “Oprah portuguesa.” Ou melhor, quando chamarem à Oprah, a Andresa americana!" :)
Ricardo Dionísio: que seria de mim sem ele! Todo ele representa a produção! Faz os alinhamentos, os pontos, os guiões, os conteúdos, trabalha as reportagens, dá orientações de como apresentar o programa... eu sei lá! É o meu braço direito!!! E neste momento é a pessoa com quem mais falo ao telefone todos os dias! É mesmo um grande apoio, para não dizer "O" apoio e como tem muita experiência em televisão, considero-o o meu mestre! 
Dora Martinez: como ela diz, é a "FT" - Faz tudo! Dá dicas de como ler os textos, acalma-me, tira fotos, pendura os cenários, dá motivação, faz trabalho de coaching, eu sei lá! É o meu braço esquerdo, entenda-se, o do coração!
Rita: desde logo ofereceu-se para ajudar na decoração do estúdio! É dela que surgiram os belos bancos do estúdio, feitos de grades de vinho e restos de tecido. Uma coisa finíssima e irreconhecível! É com ela que ao longo de umas belas tardes, demos grandes gargalhadas a fazer o cenário e a achar que não havia solução possível para as nossas ideias! Com uns scones à mistura, feitos por ela, a coisa compôs-se! Representa a sua loja de decoração, de onde nos trouxe o magnífico tapete que não se vê no estúdio, mas que é confortante para os convidados. (ver mais em https://www.facebook.com/CantosDaCasaInteriores?fref=ts)
Teresa: conheci-a nestas coisas das trocas, numa conversa no facebook e quando soube que tinha uma fábrica fechada com imenso material lá metido fiquei com os olhos a brilhar! Ajudou-me, ao disponibilizar o manequim, os cartões dos cenários e os tecidos! Contudo, a maior parte deste material estava inutilizado. Representa a loja Materna. (ver mais em https://www.facebook.com/maternapt)
Salomé: de todas estas pessoas, é quem conheço há mais tempo! É a minha artista favorita e se pudesse fazia trocas eternas com ela, para que me decorasse tudo na minha vida, desde a casa, o carro, eu sei lá! Pedi-lhe ajuda no cenário, que depois de cola por cima de cola dos jornais, pintou, repintou e iluminou os cenários que se vêem nos vídeos! Adoro o trabalho dela! (ver mais em http://www.salomenascimento.com/indexhibit/)
Nuno: nos cenários vêem-se umas letras feitas em vynil... por vezes vêem-se os cartões que tenho na mão e que foram feitos tão gentilmente pelo Nuno, que apesar de não me conhecer de lado nenhum gostou do projecto e como sendo amigo da Rita se disponibilizou para ajudar. Tem imensos projectos interessantes na área do vynil como por exemplo, forrar carros inteirinhos, com o dito vynil! Eu fiquei espantada! (ver mais em http://www.secondskindesign.pt/)
Tatiana Bonança: a maquilhadora de serviço. Maquilha de forma rápida e eficaz a minha pessoa e os convidados e tem sempre um sorriso na cara e uma piada a dizer. 
(ver mais https://www.facebook.com/Tatibmakeup)
Carmo: como os produtos que eu e a Tatiana não chegavam, pedimos uma pequena ajudinha à Carmo, que trabalha com a Oriflame, uma vez que os produtos não são testados em animais, por isso, belivadores! No meio da vida que nem sempre nos sorri como desejamos, a Carmo foi incansável e muito prestável!
(ver mais em https://www.facebook.com/pages/Orikarmos-Produtos-Oriflame-on-line-Portugal/106411042768757)
Érica e Joana: estas meninas são um mimo e têm uma paciência de Jó! São as responsáveis pela minha imagem. Esta coisa "dos programas de televisão" estavam a dar-me a volta à cabeça!!! O que vestir, o que pentear, como ir, etc etc... Correram lojas e lojas comigo e não descansaram até eu levar roupa confortável e dentro da "minha linha". No futuro vão tentar fazer tudo com a "prata da casa": roupa, acessórios e sapatos emprestados! Contudo este programa tivemos a ajuda da loja Etnikspring, que tem uma roupa giríssima e dentro dos princípios do comércio justo. (ver mais em https://www.facebook.com/EtnikSpring?fref=ts) Elas não descansam para me verem bonita e a ser eu mesma!!! Estou-lhes muito grata, porque não é nada fácil me satisfazerem nestas lides da moda! (ver mais do trabalho delas em: https://www.facebook.com/pages/%C3%89rica-Ferreira-Consultora-de-imagem/524117574282695 e https://www.facebook.com/pages/MStyLe/564070510294153)
Glória: foi ela a responsável pelo meu penteado nesta semana, tem um salão de cabelereiros perto da minha casa com uma técnica super interessante de magnoterapia, para cuidados corporais... fiquei super curiosa!
Diogo: uma parte fundamentalíssima do programa de tv, são as redes sociais e por isso, o Diogo disponibilizou-se desde logo a apoiar-me nesta aventura e a gerir a página do facebook do programa: https://www.facebook.com/trocarasvoltasacrise Que seria de mim sem ele e a Pubsocial! (ver mais em https://www.facebook.com/publicidadesocial)
Hugo: conheci o Hugo numa entrevista que ele me fez para o seu trabalho da Eco123 e a partir daí, disponibilizou-se para me ajudar nos conteúdos semanais do programa, com crónicas acerca dos convidados! Vão ver como ele escreve maravilhosamente bem! (ver mais em http://ofimdanoite.wordpress.com/)
Mafalda: é ela a responsável pelas "Boas Notícias da Geração Alerta" que divulgo no meu programa. Conheci-a através do meu projecto e logo que tive a oportunidade de ter este programa, pensei que seria interessante fazer esta parceria com a rádio dela, que só divulga boas notícias portuguesas! (ver mais em https://soundcloud.com/boasnoticiasaudio)
Catarina, Rogério e Sónia: imprescindíveis na construção do site que vou lançar em breve sobre a minha vida de trocas, onde constará o programa de tv. A Catarina mais focada para o design, o Rogério para a programação e a Sónia para os conteúdos... provam que apenas e só com amigos disponíveis consegue-se quase tudo! E o trabalhão que os sites dão a fazer, hém?
Miguel: também foi um querido e disponibilizou as sementes para as ofertas à troca dos convidados! Impecável este rapaz!!! (ver mais em http://www.growgreen.pt/)
Nas dicas ecológicas sustentáveis e afins, a lista é interminável, pois foram muitas pessoas que ajudaram. Aqui vão os seus nomes: Cátia Coias, Dora Gonçalves, Fernando Mendes, Hugo Ferro Branco, Inês Morales, Isabel Salgueiro, Marco de Abreu, Paula Barbosa e Tiago Andrade. Tenho de dar destaque à Paula Barbosa que foi ela que me apresentou à TVL! Ela acredita em mim e depois é assim!!!! :) Bem haja jeitosa!!!
António, Paiva e Alexandre: os senhores da TVL tenho mesmo de agradecer pela paciência, o trabalho técnico e as instalações! Sem eles não havia mesmo programa!!!
Como vêem, não é sozinho que se fazem as coisas... não é mesmo! Muito menos programas de televisão! Aquilo é um "mundo de coisas"! E mesmo em companhia sabedora, nem sempre é fácil! Esta foi uma nova experiência! Experiência esta que não tinha experiência e que por isso, preciso de começar a ter! Quem diz que é fácil ser apresentador, não sabe o que diz... "aquilo" é ponto, alinhamento, câmaras, orientações, leituras, forma de olhar, forma de falar, acolher os convidados, maquilhagem, roupa, postura, etc etc... e para mim, que estou habituada a ser uma "speedada" e a falar muito alto, tenho mesmo de me adaptar à nova forma de comunicar: em televisão! Muito muito trabalhinho pela frente... mas a vida é assim! E sei, que ao longo dos programas, o gozo vai aumentar de semana para semana e falar com os meus convidados/amigos vai ser mesmo muito saboroso! Pronto, mas isso só depois dos "nervos" me passarem e de saborear toda esta novidade! :)
Espero que "sobrevivam" à minha primeira experiência e ao desenrolar desta minha nova aventura... 

Desfrutem do meu genérico, que está mesmo "supimpa"! https://www.facebook.com/photo.php?v=1385392835052794&set=vb.1377531465838931&type=2&theater

2 comentários:

  1. Muitos parabéns! Quando começam as emissões? Será possível ver através do site da TVL? É que eu vivo fora de Lisboa e não tenho TV-cabo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Sim, ontem já passou o 1.º programa! :) Ainda não sei se dá para ver depois em online... mas depois aviso! Besito ***

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.