quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ponto situação Believe in Portugal

Bem, como todos sabem, apesar deste meu projecto, ser um projecto com grande vontade pessoal e de mudança interior o que eu posso chamar de projecto pessoal Believe, todo ele deu origem a um outro projecto, denominado de Believe Social que é a componente social, da coisa.

E como devem saber, e para quem não sabe, passa agora a saber, este projecto no início teve mesmo origem a um projecto com objectivos, metodologias, cronograma e critérios de avaliação que já foram todos focado nos primeiros posts do meu blog!

Como hoje estamos mesmo nas últimas... digo, no penúltimo dia oficial do meu projecto, venho assim dar-vos conta dos números que foram alcançados ao longo deste 1 ano e 10 dias, ou seja, à data de hoje. 

Ora vamos a contas. Começando pelos meus objectivos pessoais:
. Tempo: até à data, não desisti do projecto por isso, como só falta 1 dia, posso dizer que consegui concretizar a minha vivência de viver à troca, durante 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto! :)
. Dinheiro: até hoje e segundo o meu post de ontem gastei nada mais nada menos do que 969,29€, logo menos do que os 1111€ estipulados
. Kilos perdidos: a minha ideia era perder 11 kilos sem dieta, apenas e só por ser feliz. O máximo que consegui perder foram 5 kilos em Maio de 2012, mas depois voltei a engordá-los. Vou deixar este critério para falar amanhã, porque pode ser que até lá ainda perca umas gramitas. :)
. Comunidades visitadas: das 11 que tinha decidido, visitei essas mesmo 11, durante 1 semana em cada uma delas e para mim, este foi o ponto alto do projecto e aquele que tenho muitas saudades! Tenho de repetir!
. Mês no estrangeiro à troca: a minha ideia era ter ido para Inharrime trabalhar num projecto de sustentabilidade, mas como só consegui a viagem à troca à pouco tempo, a viagem ainda não foi realizada. Mas está já confirmadissima com a TAP e por isso, em 2013 lá vou eu!!! :)

Nada mau, hém? Quase todos conseguidos!!!

Quanto aos objectivos sociais:
. Grupo de trocas: haver 1 grupo de trocas para efectuar trocas no facebook em todo o Portugal! Consegui além de manter o meu grupo de trocas, haver inspiração neste grupo e ser feito outro em Espanha, em Inglaterra e na Polónia, logo no total 4 grupos de trocas no facebook!
. Membros do grupo de trocas: baseando-me na crença de que basta 1% de uma população para uma população mudar, decidi que seria muito interessante se o grupo das trocas tivesse 11111 membros a trocar efectivamente. Neste momento vão em 13500! Não posso dizer que todos troquem, contudo, acho que com o mediatismo que o projecto alcançou, acho que já há 11111 pessoas a fazer trocas, não de uma forma total nas suas vidas, mas pelo menos a utilizar de vez enquando a possibilidade de trocar! E isso é bom! Estou desejosa de ver todo o Portugal a trocar! :)
. Feiras de trocas: no total tinha pensado em 11 feiras de trocas, ou seja, 1 por mês e aqui em Lisboa foi isso que aconteceu. Contudo, se pensarmos que estas feiras chegaram a outras partes do país, no total foram feitas 42 feiras.
. Distritos com feiras de trocas: a minha ideia inicial é que houvessem 11 distritos a realizar feiras de trocas. Até ao final do projecto consegui 8 distritos, que pelo menos 1 vez fizeram uma feira de trocas Believe, a saber: Lisboa, Porto, Santarém, Madeira, Coimbra, Faro, Leiria e Setúbal. Apesar de não ter conseguido o objectivo, foi interessante ver que cada vez mais, estão a aparecer feiras de trocas por todo o Portugal e que quer tenham sido ou não inspiradas pelo Believe, o que é certo é que as pessoas cada vez mais querem trocar! 
. Países abrangidos com o projecto: a minha meta era apenas de 1, mas neste momento, temos Portugal e Polónia!
. Seminário de Partilha de Saberes: tinha como meta 1, e foi 1 que se conseguiu através do Believe Oásis.
. Loja de trocas: a meta era 1 loja de trocas, que foi conseguida, ainda que com cariz temporário de apenas 11 dias na Lxfactory.
. Site: ter um site Believe in Portugal é um sonho. Apesar de já ter o domínio e o alojamento, a parte de construção ainda não está totalizada, apesar de já ter bastantes técnicos a oferecerem-se para me ajudar!!! Fica para o ano!

E por falar em números... assim, mais ou menos por alto, aqui ficam outros números interessantes:
. palestras e eventos que fui convidada: 30
. artigos onde saí na comunicação social: 90
. artigos na comunicação social do estrangeiro: 5
. artigos de capa na comunicação social: 2
. vídeos no youtube sobre o projecto: 11
. amigos que aumentei no meu facebook: 1500

Vale a pena continuar a "belivar"? http://www.youtube.com/watch?v=pp4dGXnOhKw

10 comentários:

  1. FANTÁSTICO! Como avaliar o que não tem avaliação? daqui a muitos anos ainda estaremos a ver o teu trabalho destes 1 ano e 11 meses! OBRIGADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      1 ano e 11 dias!!! :) Mas a partir de agora acho que ainda vou dar mais que falar... eheheh...
      besito *

      Eliminar
  2. Apesar de ja ter ouvido falar do blog, não o costumo acompanhar mas hoje decidi dar uma "espreitadela" e achei curioso saber que vai a Inharrime, Moçambique. Aproveite, é um povo bom e simples, também temos muito a aprender com eles. Antes de chegar a Inharrime aproveite a vista das lagoas de Quissico (aquela que foi a minha casa durante o meu projecto de voluntariado). Lindas =).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh boa!!! :) Não sei se conseguirei ir... mas se for, tomarei nota!
      Besito para si *

      Eliminar
  3. Cheguei e adorei Andresa !Vou partilhar a sua página ! obrigado pela dedicação, coragem e alegria, é disso que Portugal e o mundo precisam !

    Maria José

    ResponderEliminar
  4. Andresa Salguerio,
    Parabéns! É fantástico, enquanto alguns gastam mais de 1000 euros por mês, outros fazem-no num ano! Adoro a ideia do projecto ser baseado em trocas, o que só prova que com pouco dinheiro podemos ser felizes, saudáveis e viver bem! Gostava muito que houvesse mais pessoas a aderirem a este tipo de mentalidade! :')

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... grata pela sua opinião!
      E sabe, todos podemos aderir à ideia... basta começar a fazer com amigos, conhecidos... e qualquer dia está o mundo todo a trocar! :)

      Eliminar
  5. Olá, boa noite!

    Tive conhecimento do seu projeto há relativamente pouco tempo, sendo que desejaria felicitá-la pelo mesmo!
    Tem alguma página de trocas no facebook? Em caso afirmativo, qual é o endereço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tania!
      Sim... há! É o Troco 1 hora https://www.facebook.com/groups/troco1hora/?fref=ts
      Contudo, como o grupo está muito grande, começa a tornar-se pouco organizado e por isso, nem sempre se conseguem fazer trocas... ou há pessoas que tentam vender...
      Mas olhe, vá tentando! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.