sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Chegou o último dia do projecto!

Não posso dizer que o último dia do meu projecto, tenha sido apenas e só 1 dia, porque a bem dizer, foram 3 dias divididos em pequenas porções. Este último dia, começou ontem, dia 20 e "acabou" amanhã dia 22! 

Mas eu explico, tudo tudinho! Ao acabar o projecto, muitas pessoas me disseram que eu devia fazer uma festa ou pelo menos uma palestra onde falasse sobre o ponto de situação sobre os critérios avaliativos, para comemorar a "coisa". Mas tenho a dizer-vos que a coisa que queria menos do mundo, era ter de preparar o que quer que fosse, depois de um ano tão preenchido de eventos, palestras, entrevistas... Por isso, só me via sossegadita à espera que chegasse o momento esperado: 22h01m, data de término do meu 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto.

Então mas porque é que o meu último dia foram 3 dias? Ora, porque o que se passou é que pedi uma troca de duas noites no fantástico Almáa Sintra Hostel (ver mais em http://www.almaasintrahostel.com/ ou https://www.facebook.com/almaasintrahostel?fref=ts). Tinham-me falado deste hostel como um dos hostéis de renome ao nível da ecologia e da sustentabilidade em Portugal e eu pensei, que era mesmo aqui que gostaria de passar o meu último momento! E vai daí mandei para lá o meu pedido, propondo uma troca, que em princípio vai ser trabalhar na recepção durante uns dias! Este hostel tem umas características super interessantes e que estão sem dúvida muito ligadas a tudo o que o Believe acredita, tal como sustentabilidade, poupança, ecologia, saúde, humanismo e por isso, felicidade. Por exemplo, a decoração dos espaços é feita com muitas coisas recuperadas. Por exemplo, o lava-loiças da cozinha é uma banheira, há um candeeiro que era um aspirador e uma ardósia que agora é uma mesa. A decoração das paredes da sala, por exemplo, são feitas com restos encontrados no lixo de uma praia e as camas são feitas de paletes compradas ao Banco Alimentar e que por sua vez, foram feitas pela instituição "O companheiro". Por isso, tenho a dizer-vos: ADOREI este hostel... e recomendo a todos!!!! Além de ser super aconchegante e tem uma lareira fabulosa na sala e um espaço com uma mata em redor e estar a meia dúzia de passos da Quinta da Regaleira, o que mais me interessou foi toda esta articulação com a sociedade, tendo por isso, um papel cívico bastante forte! Olhem, soube-me que nem gingas! E foi aí que passei a noite de 20 para 21 e de 21 para 22.

E que fiz eu nos outros dias!?!? Dia 20 fui com uns amigos à Ericeira ver o mar!!! Que bem que soube! A nublina que se fazia era linda e ver o mar é sempre fantástico! Depois fomos visitar uns amigos meus na Casa Shanti (ver mais em https://www.facebook.com/casashanti?fref=ts e http://casa-shanti.com/pt/) onde espero um dia destes voltar para fazer umas trocas! Lá aprende-se imenso!

O dia 21 foi longoooo... Depois de um belo descanso nos colchões fantásticos e nos maravilhosos lençóis naturais do Almáa, com direito a uma vista para a natureza e com um cheiro "a ar de verdade", o pequeno-almoço foi muito aconchegante para o que se seguia! Iniciei o meu dia no Pavilhão de São Sebastião, também em Sintra (ver mais em https://www.facebook.com/pavilhao.saosebastiao) com um ritual na mandala da Flor da Vida, com taças de cristal de um amigo (https://www.facebook.com/blogjosemartins?group_id=0) e com músicas do mundo de outro (https://www.facebook.com/kula.ritmundo.5), seguido de um almoço partilhado verdadeiramente fantástico nos jardins da quinta, com a visita de uma garça real bem perto de nós!

Ao passear em Sintra à tarde, encontrei um forjador/poeta numa porta número 11, que faz esculturas em ferro com poesia e onde vi esta escultura que adorei. Ela simboliza uma mãe, que ao mesmo tempo é uma santa, que está grávida e que tem na sua barriga uma pedra/diamante em bruto, envolvido no materialismo e no consumismo da sociedade. E que diz: "Quando perderes o medo de falar, sentires que podes voar, levar a inteligência a pedir a penitência e a vergonha a um sem-vergonha... Ai sim, acredito em ti!" Vejam lá se não é mesmo a propósito do belivanço!? (ver o blog deste poeta em: http://oforjador.blogs.sapo.pt/)

O resto da tarde foi passada a dormir uma soneca... que é coisa que é muito rara de ser feita pela minha pessoa, mas que desta vez foi do melhor que pôde acontecer!!! E na paz de Sintra foi mesmo relaxante!

À noite, depois de ter dado a minha última entrevista à TSF (ver em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2961258&fb_action_ids=425331267535953&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582) fiz a minha última refeição com alimentos totalmente à troca (esparguete com legumes) e depois como sobremesa e já depois das 22h01 degustei um crepe com gelado de baunilha e topping de chocolate, que foi a minha primeira compra, depois de tudo isto! :)

No dia 22... toca a acordar cedo para ir dar a minha primeira palestra, depois do desafio dos 1111€! Nada mais nada menos do que no encontro "Convergir" (ver mais em http://www.convergir.net/)!

É engraçado como esta coisa dos desejos se vai mudando ao longo do tempo. :) Se me tivessem perguntado no início (a 11.12.11) onde queria estar hoje às 22h01, o meu desejo tinha sido totalmente diferente.   O meu desejo na altura era estar no Pavilhão Atlântico, rodeada de pessoas e dar um abraço (o tal que chamo "o abraço da paz") à pessoa que mais me inspirou a mudar de vida... Hoje já não desejo isso! Hoje tudo mudou!  E cada vez mais, começo a pensar que as nossas expectativas não deviam existir... que devíamos ser tão fluídos como o ar e a água e deixar-mo-nos ir para onde o destino nos levasse, pois só assim nos surpreendemos e só assim, fazemos o nosso caminho interior!

Pois é... quanto mais tempo tem passado durante este ano, mais tenho percebido que não vale muito a pena focar-mo-nos e sermos rígidos a tentar que a vida seja certinha e direitinha como queremos planear ou controlar! Não... não faz sentido! E além de não fazer sentido, querermos condicionar totalmente a vida (como eu sempre tentei fazer) não traz benefícios nenhuns. O que é facto é que tenho aprendido em deixar-me ir e isso faz com que seja agradavelmente surpreendida pelo destino, pelo Universo, pela vida (chamem-lhe o que quiserem)! O que é certo é que andei o projecto todo a sonhar com um determinado fim e quando me deixei ir ao sabor do vento, minimizando este "controlo" por aquilo que eu achava que era o melhor para mim, fui "abençoada" com um final muito melhor do que algum dia podia ter sonhado... e finalmente: acompanhada! :)

Este projecto começou com um grande amor... por alguém que muito amei! Continuou sempre com um grande amor, por uma missão, por um amor à camisola, até um amor por Portugal, mas aos poucos foi-se tornando por um amor, cada vez maior, por mim... e por fim, começa a transformar-se num outro amor, um amor que poderá ser aquilo que ambos quiserem! Afinal, belivar vale a pena, hém?! ;)

"Mas é preciso morrer e nascer de novo, semear no pó e voltar a colher, há que ser trigo, depois ser restolho, há que penar para aprender a viver" http://www.youtube.com/watch?v=y6raRduUhaw

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.