sábado, 22 de dezembro de 2012

E agora, depois disto tudo?

... agora... agora, vou fazer uma pausa kit kat! Este ano foi preenchido e atribulado como tudo! Tenho de descansar uns dias, antes de iniciar os 1112 projectos que se seguem. Eu que não queria agenda marcada, acho que já tenho calendário preenchido até pelo menos Março! :)

... é isso! Agora vou descansar! Gozar a época natalícia, actualizar os pendentes, arrumar a casa, tratar de mim e organizar este próximo ano que promete ser ainda melhor que este!

Há uma frase que eu tenho a mania de responder sempre que me perguntam se eu estou feliz! Costumo dizer o seguinte: "Estou mais feliz que ontem e sei que amanhã estarei mais feliz que hoje!". E é verdade! Tenho um feeling que este meu próximo ano ainda vai ser melhor do que este, ou melhor, que vai ser uma continuação deste.

Sinto que este ano foi um ano embrionário, como se estivesse dentro de um útero materno, apenas a angariar conhecimentos e sabedoria, para agora que nasci, as pôr em prática. Apesar de ainda não ser tão ecológica, sustentável, saudável e económica como sei que posso ser... sei também que aprendi imensa coisa que devo e sinto que é altura de pôr em prática, com a maior brevidade possível.

Hoje quando fui dar a palestra fazendo o ponto de situação dos critérios avaliativos conseguidos ao longo deste tempo, tomei noção que só não consegui realizar totalmente 2 coisas: os 11 distritos (consegui 8) e os 11 kilos (consegui 3). Contudo, ao ir falando do que tinha feito e das mudanças que fui "sofrendo" ao longo deste ano, por vezes, já não me reconheço na mulher que existia dentro de mim no passado! Houve coisas em mim, que esqueci, outras que não me fazem mais sentido e outras que sei que tenho de voltar a "incluir" na minha vida! 

Ao dar esta palestra, também me dei conta, que ao longo deste ano limpei a casa de muita gente, tratei da maquilhagem e da roupa de outra gente e o que é facto é que a minha casa e as minhas coisas e até eu própria, foram ficando para trás. Com isto me vou perguntando, como posso ajudar os outros, se em primeiro lugar não estou a ajudar-me a mim ou a cuidar de mim!? E julgo que é isso que me faltou este tempo todo e que rapidamente tenho de focar mais uma vez. Preciso de me cuidar, de me alimentar realmente melhor, de me arranjar, de meditar, de fazer exercício físico, de me embelezar, de organizar e limpar a minha casa, de cuidar da minha roupa, de ter mais tempo para os meus animais! Só assim poderei cuidar dos outros, das casas dos outros e das vidas dos outros!

Há uma coisa que ouvi uma vez e nunca mais me esqueci. Não sei se já contei aqui no blog, mas cá vai de novo. Nas explicações do que fazer caso haja um acidente de avião, as hospedeiras dizem sempre que antes de ajudarmos uma criança a colocar a máscara, temos de colocar a nossa máscara primeiro. E julgo que com isto está tudo dito! Não há forma de darmos oxigénio ao outro, se nos falha o oxigénio! Sei que melhorei imenso ao longo deste tempo, mas acho que ainda não tenho oxigénio suficiente para mim! Preciso de aprender isto rapidinho! Preciso de aprender a pôr a máscara em primeiro lugar em mim e de respirar esse oxigénio, dando graças por o ter e só depois ajudar todos os que precisarem dele. Pode parecer um acto de egoísmo, mas o que começo a pensar é que não é mais do que um acto de amor próprio e depois deste ano, preciso mesmo de "me repousar".

Agora que o meu projecto, enquanto desafio pessoal findou, não findando a minha vida de trocas... continuarei a escrever no blog, mas só quando me sentir realmente inspirada ou tiver algo de muito útil a dizer-vos. Ao longo deste tempo, nem sempre foi natural e intrínseco escrever dia-a-dia no meu blog... mas agora, agora estou finalmente livre dos timmings, dos euros, dos critérios avaliativos, das metas... que me auto-impus! Agora vou viver de trocas (porque é a minha escolha) mas ao meu ritmo, sem pressas, sem pressão e sem limites! Vivendo a vida, desacelerando, fazendo escolhas conscientes... no caminho da liberdade e da felicidade a 112%!

2 comentários:

  1. "Hoje quando fui dar a palestra fazendo o ponto de situação dos critérios avaliativos conseguidos ao longo deste tempo, tomei noção que só não consegui realizar totalmente 2 coisas: os 11 distritos (consegui 8) e os 11 kilos (consegui 3)." - faz as contas, não conseguiste os 11 em cada um mas os 8 distritos mais os 3 kilos dão o número "mágico" ;) Por vezes a resposta não vem como esperamos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... por acaso já tinha pensado nisso!!! Eheheheheh.. fantásticooo!!! *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.