quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Karma Diário

Ora bem... toda a gente já ouviu falar pelo menos uma vez na vida, no "Karma"! Geralmente, associamos o Karma a uma coisa má que fizemos no passado e por isso, estamos a "pagá-lo" no presente. Aqui, a primeira vez que ouvi falar do Karma, foi na expressão Karma-Yoga, que tem dois significados... uma técnica de Yoga e por outro lado, as nossas tarefas diárias como "yogui" (ou seja, o praticante de Yoga). 

E é disso que vou falar... sobre o meu Karma diário, ou seja, traduzido em miúdos "O meu dia-a-dia nesta comunidade". E é mais ou menos isto:

10h/10h30 - Acordar (aqui acordo um bocadinho tarde, mas já explico porquê)
11h - Tomar o pequeno-almoço: eu costumo comer umas torraditas com manteiga ou azeite e uma ervitas por cima, tipo manjericão ou "ervas de provence" e um copo de leite. A maior parte das pessoas que vive aqui é ovo-lacteo-vegetariano, mas há outras vegan também! Aqui optei por ser ovo-lacteo-vegetariana, ou seja, vegetariana, mas a comer ovos e produtos lácteos (leite, queijo...).
11h30 - 1 hora de meditação em silêncio. Bem, a bem dizer, se fosse para fazer as coisas certinho direitinho, a ideia era mesmo fazer 2 horas diárias de Ha-Tha Yoga, mas como eu sou uma leiga no Yoga e como não sei fazer exercícios sozinha, tento sempre que possível pelo menos estar 2 horas diárias em meditação do silêncio, como aprendi no Awakened Life Project. Assim, faço 1 hora de manhã e outra mais à tardinha.
12h30 - Algum tarefa que foi destinada a mim, geralmente na área das limpezas, uma vez, que como já vos disse a escola abriu um outro espaço neste prédio e é necessária alguma manutenção inicial
13h30 - Almoço
14h30 - Tarefa da tarde
15h - Meditação colectiva (apenas uma vez por dia)
18h30 - Mais 1 hora de meditação em silêncio
19h30 - Alguma aula que possa assistir do primeiro nível (Yoga ou Tantra)
21h30 - Jantar (Hoje foi maravilhoso: puré de batata, lentilhas e uma fantástica abóbora no wook com canela e pimenta........... ui...)
24h - Meditação colectiva (apenas uma vez por dia, ou às 15h ou às 24h)
01h - Escrever no meu blog, ver emails, etc etc...
02h/03h - Deitar

A vida aqui no Ashrum começa mais à tarde... bem, não é assim tão linear, mas como as aulas são da parte da tarde é natural que a dinâmica ocorra mais da parte da tarde, quando os alunos começam a chegar e quando as várias pessoas da comunidade chegam do trabalho... Assim, o deitar é sempre mais tarde, pelo que o acordar é também mais tarde. 

As minhas tarefas são sobretudo tarefas de limpeza, pois como vos disse há um novo espaço para cuidar e é isso que tenho feito: tarefas domésticas! Mas hoje aprendi uma coisa muito interessante na vida desta comunidade: todos têm tarefas definidas, o chamado Karma Yoga, que são distribuídas mensalmente, para que todos, Vira's ou Shakti's, desempenhem um papel e uma função, que contribua para a comunidade. Mas a ideia, não é contribuírem por si só, é muito mais que isso. Cada karma yoga é uma entrega ao divino do trabalho realizado, como se cada um de nós, fosse colocado dispor do Universo/Divino para que, canalizados, possamos realizar algo para o bem comum, do Universo. É diferente de um trabalho de voluntariado, em que estamos disponíveis x horas por dia, nas tarefas que nos agradam... Aqui não é isso! Karma Yoga é como uma missão, um estar sempre pronto às solicitações do Divino, sem hora marcada, sem escolha da nossa parte, apenas e só porque estamos a fazer em prole de um todo, que é o Universo, como pequenas partes que também nós somos, como pertença do Divino. 

Não sei se me fiz explicar muito bem... mas acho que percebi esta diferenciação. E às vezes, no meu projecto, sinto-me um bocado assim... Além de precisar de comer e dormir em algum sítio, dia-a-dia vou fazendo as tarefas (karma yoga's) que se vão apresentando à minha frente, sem escolha, sem diferenciação, da forma melhor que sei fazer, em prole de algo que não é para mim. Outro dia, estava a pensar, que se eu tivesse de ter um nome, dentro desta nomenclatura que é o meu trabalho, a palavra mais apropriada talvez fosse Missionária, agora acho que poderia ser Karma-Yoga, apesar dos meus conhecimentos de Yoga serem mesmo pouquinhos. Mas revi-me na explicação que um dos membros da comunidade, me deu face ao Karma Yoga! Gostei muito! Esta vontade de trabalhar sempre com um sorriso no rosto, sem saber o que se faz hoje, amanhã ou daqui a pouco, com a intenção de que o que fazemos é para um bem comum e que não é especificamente para mim ou para meu proveito, é uma sensação muito boa! Uma sensação que sem dúvida, está cada vez mais presente na minha vida... e com intenção de que seja uma constante! Só não sei ainda como... Mas a vontade e a predisposição começa a surgir dentro de mim e isso... isso, já é um começo! Ou será Karma?! :)

2 comentários:

  1. "Home Sweet Home" não é necessariamente uma casa, mas onde nos sentimos bem.
    No meu caso, sempre vivi em casas alugadas, hoje estou aqui, mas amanhã posso estar noutro lado. Por mais acolhedora que seja a casa, o meu "Home Sweet Home" é quando eu "desligo a ficha" e recolho-me no mais fundo que há em mim (como diz aquela canção da Mafalda Veiga). Nesse estado, o Mundo pode estar a desabar à minha volta, mas eu estou em Paz.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.