quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mundos "inparte"

Se imaginam que os membros da comunidade onde eu estou, andam com uns panos à volta do corpo (peço desculpa mas não sei o nome técnico da vestimenta), são carecas, não comem, não riem, não brincam, não trabalham e só meditam o dia todo... estão muito enganados! Os yoguis aqui da Natha são pessoas "normais"... se é que hoje em dia alguém pode dizer que a "normalidade" existe. O que eu quero dizer é que há vida (também) fora do Ashram. Uns são engenheiros, outros actores, outros formadores, outros estudantes, outros designers... aqui a variedade é uma benção! Claro que também há pessoas que não "vivem" no mundo lá fora e que a sua vida é uma "doação" ao Ashram, mas a grande maioria, além de ser um yogui tântrico, também tem uma vida citadina! E isso é muito interessante! Interessante ver, como cada vez mais, pessoas diferentes, de estilos diferentes, idades diferentes e áreas diferentes se interessam cada vez mais pela espiritualidade e pela evolução da consciência humana!

Uma das coisas que verifiquei quando cheguei, é que sou das mais velhas a viver aqui... e isso, se por um lado foi uma novidade, foi também uma boa surpresa, porque faz-me pensar que o mundo está mesmo a mudar... que a consciência para a vida espiritual é cada vez mais um despertar em todas as pessoas de todas as idades e feitios... e isso é bom... muito bom!

Nunca fui muito "virada" para a espiritualidade, apesar de ter tido um percurso "espiritual" na minha vida (percurso católico, catequista durante 2 anos, "membra" de um grupo da igreja que fazia teatro e actividades para ajudar os pobres da região), o que é certo é que cada vez mais, percebo que não há uma religião certa... ou "a" religião... aliás, só o nome indica "Religião: religar..." e se quer dizer religar, quer dizer que estava desligado ou "desreligado"... né? Quantas mais comunidades tenho tido, mais percebo que andamos todos a caminhar para o mesmo... contudo, o nome que damos das coisas é diferente... chamem-lhe cultura, tradição ou ego... o que é certo é que todos andam à procura do mesmo... Ou como hoje ouvi os Vira's dizer "andamos à procura do segredo, que anda por aí, para nos ligarmos à ressonância". E é isso! Andamos todos à procura do segredo... mas qual segredo? Eu diria que é o segredo da magia, da felicidade, da imortalidade, da união, da paz, da perfeição, da sintonia, da sincronicidade, da tal ressonância, do divino, do uno, do amor!... Acredito também que cada um de nós tem um bocadinho desse segredo... acredito que cada um de nós pode através da "religação" se "religar" ao outro... ou ao divino... a Deus... ou a Shiva... o que quiserem chamar... E quando nos religarmos... mas nos religarmos na perfeição, no local perfeito, de forma perfeita, tudo será mágico!

Um dia assisti a um exercício de PNL (Programação Neuro-Linguística) e nunca mais me esqueci dele... acho que ainda não partilhei esta história no meu blog, por isso, cá vai!

Éramos mais de cem pessoas num espaço exterior enorme. O orientador pediu-nos que olhássemos à nossa volta e escolhêssemos 2 pessoas. Ao as escolhermos, teríamos de nos colocarmos numa posição em que nós e essas 2 pessoas formassem um triângulo equilátero. Mal ele disse isso, as cento e tal pessoas começaram a deslocar-se para ficarem alinhadas em triângulo equilátero com as suas duas pessoas escolhidas. Mas claro que, ao eu andar, os outros também andam e como ninguém sabia quem eram as pessoas escolhidas por cada um, estivemos a andar e a tentar o tal triângulo, mais de meia hora! Durante o processo, pensei: "Isto nunca vai acabar, nunca vamos conseguir ficar perfeitos na posição pretendida, porque cada mudança de posição mexe com as posições de todo o grupo." Passado mais de meia hora, certamente quase 1 hora, estávamos todos imóveis, porque todos tínhamos conseguido estar em posição de triângulo equilátero com as 2 pessoas escolhidas! Sorri... e fiquei com a lágrima no olho no final deste exercício. Foi um sentimento muito forte! E a partir daí, este exercício acompanha-me sempre... sempre que penso que o mundo não tem solução! Porque a verdade... é que o mundo, está a encontrar a solução... está a passar a zona do Triângulo das Bermudas para em breve ficar no Triângulo Equilátero e perfeito onde cada um de nós, estará na posição perfeita, em sintonia perfeita, na missão perfeita, para que o mundo fique imóvel (que poderá querer dizer sustentável) e com sucesso! Feliz! Talvez seja difícil... sim, é verdade! Não foi fácil mais de cem pessoas ficarem imóveis neste exercício... mas o facto, é que não foi impossível! Foi real... e o mundo também é real! E também é possível!

Esta comunidade, mostrou-me que um "pedaço de céu" (na Terra) é possível. Que é possível, termos uma vida (lá) fora e encontrarmos o nosso propósito interior, cá dentro, sem precisarmos de ter vestes apropriadas, cabelo rapado, meditações o dia todo, poucas brincadeiras, jejum... É possível, termos o melhor dos dois mundos, porque afinal, o nosso mundo é o melhor! E nós somos o melhor para o mundo... só temos de encontrar a nossa posição correcta... e já agora, os 2 compinchas (ou mais) do nosso triângulo equilátero.

Deixo-vos um link que me aconselharam aqui a ver... ainda não tive tempo, mas partilho já convosco... o nome é sugestivo e adequa-se ao post de hoje: Universos paralelos! http://www.youtube.com/watch?v=2PqEi4bFcmM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.