sábado, 20 de outubro de 2012

Costura permaculógica

Hoje dei a segunda parte da palestra, que fui dar no sábado passado... e este parágrafo é mesmo só para vos dizer, que em vez de ser tentada a comer novamente McDonalds, decidi por um almocito delicioso da Go Natural! Lá comi a minha sobremesa preferida de Mascarpone... maravilhosa!... E no fim, fiquei muito mais bem dispostinha, porque não fiquei enjoada como da outra vez! Contudo, não me livrei de todo ao Sr. McDonalds, porque um dos ouvintes comprou 2 tartes de maçã, pelo preço de 1 e quis-me dar 1 à troca de um abraço. Irrecusável, né? :)

...

Não sei se já ouviram falar no termo de "costura permaculógica"... e é óbvio que não, porque foi hoje inventado por mim e pela minha mestra de "costura permaculógica". Pois bem... a troca de hoje, foi um serviço/aula de costura por um serviço de coaching belivador. Ou seja, usufrui um dia de "costura permaculógica" por ensinar a viver de trocas, porque é o sonho da minha mestra! "E o que é costura permaculógica?" - perguntam vocês. "E perguntam muito bem" - diria eu!

Pois bem, a costura permaculógica tem 4 príncipios: reutilizar, reciclar, restaurar, reduzir (ver mais em hhttps://www.facebook.com/groups/421928531190531/?fref=ts) E foi isso que hoje fiz. Peguei em 2 saias que não usava e 1 camisola que não me se servia e fiz uma belicíssima túnica, que é mesmo a minha cara! Apesar de ser vermelha (não tinha roupa azul para reutilizar, né?) Bem, a dizer a verdade eu só descozi, alinhavei e decorei... porque a minha mestra fez todo o outro trabalho!

Durante a aula de costuma permaculógica, ainda tive um tempinho para aprender a costurar numa mini-máquina de costura que a minha mãe me tinha dado há uns tempos e é mesmo a minha cara!!! Quando eu era pequena podia ter aprendido costura e tal, mas não tinha "jeiteira" nenhuma e a verdade é que as vezes que tentei, parti montes de agulhas! Mas hoje,  enchi-me de coragem e como não tive medo da mini-máquina e da mini-agulha lá fui eu!

Em troca desta nova/velha túnica, a minha mestra pediu-me que eu a ensinasse a viver de trocas, pois é o sonho dela! E a bem dizer, como isto é a minha vida, é uma troca que tenho todo o prazer em fazer, né???

A minha mestra também me contou que aprendeu a costura, quase em jeito de troca, pois teve aulas através de um grupo de mulheres, que a nível informal, pediram um espaço à Junta de Freguesia de S. José em troca de darem cursos aos habitantes da freguesia e fazerem pequenos trabalhos de forma gratuita ou mais económica. E isto foi há 3 anos... estão a ver como elas eram umas visionárias!?!!? :)

Por outro lado, ainda jantei na casa dela, umas pataniscas de bacalhau, que não comia há séculos e à troca lavei a loiça... Também recebi sorrisos... e muita conversa, muitos sonhos belivadores e muitas gargalhadas... A maioria do tempo estivémos as duas a pensar como seria fantástico viver de trocas e a sonhar com esses tempos que temos tanta urgência de viver!!!

E pronto... o meu dia foi assim! :) Duas belivadoras sonhadoras... já com asas, prontas a saltar no seu belivanço!!! * http://www.youtube.com/watch?v=2Z4W_hUWgOc


2 comentários:

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.